segunda-feira, 1 de abril de 2019

Quando aprenderemos que nossas CONQUISTAS são frutos de nosso esforço pessoal

Decisão, plano, organização e controle

Vejo um grande número de cidadãos dedicando suas CONQUISTAS a partidos políticos e outras entidades, no meu ponto de vista nossas CONQUISTAS acontecem a partir de nossas tomadas de decisão, da forma como construímos nossos planos, como organizamos nossa caminhada e controlamos as etapas dos nossos planos, as entidades a que somos ligados podem até facilitar algumas etapas, mas para que nossos objetivos sejam atingidos, nosso esforço pessoal é determinante.

Tudo começa através de uma tomada de decisão, por exemplo, eu preciso mudar minha vida, se apenas pensarmos dessa forma e nada fizermos a esse respeito, nada acontecerá, portanto precisamos DECIDIR o que fazer para mudar, o que queremos? Melhorar nossa condição social através de mais conhecimento, melhor condição financeira, enfim, condições básicas para melhoria de condição social, nós temos que tomar DECISÕES, estudar mais, procurar melhores condições de aumentar nossa renda, buscando promoções em nosso emprego, mudando de trabalho, ingressando no mundo do empreendedorismo, enfim, as possibilidades são diversas. Nenhum partido político, nenhuma entidade, nem mesmo outra pessoa que não seja nós mesmos pode tomar essa DECISÃO em nosso lugar.

Após tomarmos nossa decisão chega a hora de criarmos o PLANO para trilhar o caminho em busca de nossos objetivos, precisamos definir o que queremos para saber o que faremos, de preferência registrando as etapas por escrito para conseguirmos acompanhar a evolução do processo.

O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. Ser promovido no emprego atual, trocar de emprego, abrir um negócio próprio, enfim, agir para mudar o contexto atual.

COMO FAZER? A estratégia, os caminhos a serem seguidos para se atingir os objetivos traçados. Para sermos promovidos precisamos de COMPETÊNCIA e HABILIDADE para o desempenho de novas funções, tais condições se adquire através de experiências educacional teórica ou na prática através de observações, para trocar de emprego a nossa rede de relacionamento, network, pode ajudar, mas nossas características de COMPETÊNCIA e HABILIDADE nesse caso se mantêm na mesma condição anterior, para abrir um negócio entrar no mundo do empreendedorismo, saiba que precisamos de todas as características já citadas e, ainda nos prepararmos principalmente no início para dobrar nossa carga horária de trabalho e nos prepararmos para uma grande quantidade de ADVERSIDADES que não encaramos como empregado, como exemplo, o empreendedor tem suas obrigações com o Estado, com colaboradores e outros.

QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela realização das ações. Como empreendedor precisamos pensar na EQUIPE, em quem será encarregado e quem operacionalizará os processos operacionais das tarefas do novo negócio.

QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. É preciso pensar, analisar com calma o tempo que será necessário para que os objetivos comecem a aparecer para sustentar a nova situação, condição assumida.

E, todo plano tem um CUSTO, portanto, para fechar o plano é necessária à definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano. Dinheiro necessário para bancar os processos até que o novo empreendimento comece a gerar resultados positivos.

ORGANIZAÇÃO das coisas, dos processos, aqui está sendo tratado de organização como processo de gestão do que se pretende implementar dentro de uma caminhada de mudança. Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos que venham a gerar condições e estabelecer as relações que garanta a conquista do que desejamos. Segundo o autor, sendo a organização a segunda função do processo de gestão, então, ela depende do plano, de como conduzimos os processos e do controle para garantir que os objetivos aconteçam.

CONTROLE de todos os processos, os estudiosos afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. O controle orienta correções necessárias dentro dos planos em caso de desvios.

REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.


          Contato.apanweb@gmail.com
         
http://facebook.com/altairpereira1957
        
http://lattes.cnpq.br/6686653610938155

Nenhum comentário:

Postar um comentário