segunda-feira, 26 de agosto de 2019

WhatsApp pode mudar o resultado?

#MarketingDigital

          Os especialistas afirmam que aproveitar velocidade oferecida pelo WhatsApp somado com uma pitada de OUSADIA, leva à CRIATIVIDADE para gerar temperos contemporâneos para INCREMENTAR negócios.
           “Hellman’s - A marca alimentícia teve uma ótima sacada para uma campanha de relacionamento com os clientes! Eles criaram o WhatsCook, um serviço de consultoria de receita ao vivo!”

          “Funcionava assim: os consumidores tiravam fotos das suas geladeiras e recebiam receitas através de mensagens de texto, fotos ou vídeos para que eles pudessem aproveitar os alimentos que tinham.”

          “Booking.com empresa de hospedagem usa ferramenta para se comunicar com seus clientes – confirmações de reservas – dicas de roteiros turísticos nas proximidades do hotel – Alyne Mundt Bill – Feito chocolate.”

          Os especialistas afirmam que o uso inteligente das redes sociais contribui de forma significativa para o aumento de resultado dos negócios, mas para isso acontecer é preciso muito trabalho e o uso de criatividade com determinação, insistência e persistência, não basta fazer a oferta via ferramenta e achar que a coisa por si só acontecerá, inclusive a falta de sucesso muitas vezes é gerada devido à falta de mais trabalho, mais suor...

         O WhatsApp é uma ferramenta um CANAL de comunicação que tem se mostrado eficiente para captação de informações que facilita em seguida exposição da Promoção da PUBLICIDADE, PROPAGANDA, EXIBIÇÃO de conteúdos de marketing personalizado, isso de acordo com especialistas facilita o trabalho dos gestores na realização de resultados eficazes em suas campanhas.

          As mídias sociais de acordo com estudiosos vivem um momento importante de transformação dentro do mercado de mídias, tem mostrado evolução e diminuído o CORONELISMO dentro desse mercado que sempre foi dominado por poderosos capitalistas.

         O Profissional de MARKETING digital tem no WhatsApp uma poderosa ferramenta para atrair atenção do Consumidor, NESSE canal de custo baixo e grande poder de penetração facilita muito o processo de comunicação da promoção, publicidade e propaganda dos produtos, serviços e idéias que precisam chegar ao conhecimento do consumidor para atender suas necessidades e desejos.

          O objetivo principal objetivo deste artigo é despertar nos profissionais ligados a marketing digital o crescimento do WhatsApp e suas possibilidades relacionado a divulgação barato e eficiente para fazer chegar ao consumidor suas ofertas e, mostrar que as mídias tradicionais além de ter custo alto e ter passado a dividir o mercado com as mídias sociais, inclusive em algum momento começando a PERDER, prova disso foi a eleição do presidente da república do Brasil que foi eleito se utilizando praticamente das mídias sociais.

          PARA ATRAIR ATENÇÃO – Os profissionais do marketing a partir dos anos 90, para os estudiosos passaram a contar com um poderoso canal para a divulgação de suas ORGANIZAÇÕES, MARCAS, PROUTOS e SERVIÇOS, a internet, segundo os estudiosos até esse momento da história moderna apenas os grandes capitais possuíam condições de investimentos para divulgação de seus negócios visando evolução e crescimento, ainda hoje quem detém poder do capital tem a vantagem sobre os demais, mas existe hoje uma luz no final do túnel para os menos capitalizados.

          Para ilustrar o assunto, a grande imprensa tem publicado e veiculado o grande escândalo político que está acontecendo no Brasil devido à corrupção com acúmulo de dinheiro conseguido de forma DESONESTA, os marqueteiros da campanha política presidencial até 2014 João Santana e Mônica Moura que estão presos comentam sobre o caminhão de dinheiro que GASTARAM comprando MÍDIA e distribuindo propinas, tudo bancado com DINHEIRO PÚBLICO. Os marqueteiros conseguiram atrair ATENÇÃO dos eleitores, pena que foi de forma desonesta e com venda de serviços políticos com baixa qualidade, o produto recebido pela população não foi o prometido pelos marqueteiros.

          Os estudiosos afirmam que para atrair ATENÇÃO dos consumidores, a internet é um canal democrático e com uma penetração grande, mas segundo esses estudiosos tem uma confiabilidade duvidosa nas informações, as FAKES. Assim como erramos ao eleger nossa presidente em 2010 e 2014 que sofreu o impedimento nos causando grandes dificuldades e problemas, sendo as dificuldades econômicas e o desemprego os mais visíveis, nós precisamos ficar mais ATENTOS ao que compramos principalmente vindo através da grande MÍDIA.

          REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.

          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

          AP – Palestras:  http://apanweb.wordpress.com/ap-palestras
          contato.apanweb@gmail.com



segunda-feira, 19 de agosto de 2019

FAÇA... Acredite você também pode.

#CriatividadeEInovação

          Caio Serrate escreveu no Linkedin sobre a política do erro ZERO. Contou a história sobre uma REUNIÃO de meia hora que até hoje ele não sabe o motivo de tamanha BRONCA.
          Atitudes que desestimulam a OUSADIA, os estudiosos afirmam que gestores e chefias precisam PENSAR bem antes de ficar dando broncas, fazendo cara feia, demitir antes de verificar com profundidade os acontecimentos, porque tentativa e erro faz parte da postura das pessoas empreendedoras, esses estudiosos afirmam que é a OUSADIA que leva a CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO e RENOVAÇÃO são temperos contemporâneos para INCREMENTAR negócios.
          Os estudiosos trabalham para alertar gestores em relação de como se dirigir a seus comandados, porque as pessoas ficam abatidas e desestimuladas quando estão se esforçando para conseguir realizar alguma coisa e, seus gestores ao INVÉS de procurar saber sobre os projetos e procurar contribuir, em alguns momentos em razão da pressão do dia a dia dentro das organizações, esses gestores não conseguem absorver bem as pressões VINDAS das escalas superiores e, transferem para equipe através de broncas os acontecimentos negativos ESSAS pressões, os estudiosos afirmam que nesse momento acontece um entrave, um estrangulamento da criatividade que gera desestimulo e, como consequência aversão ao risco para evitar erros, portanto coisas que poderiam ser criadas, melhoradas, desenvolvidas deixarão de acontecer.
           Estudiosos afirmam que só você é responsável por abaixar a cabeça e dizer “NÃO dá pra mim, é melhor parar”, SÓ você pode interromper tua caminhada em relação ao que DEPENDE de você.
          Mas, quando você faz parte de uma equipe e, seu superior além de fazer pouco para ajudar a produzir resultados positivos e além disso quando recebe pressão das escalas superiores não suporta e transfere aos membros da equipe, ESSE negócio que é feito através de seres humanos tende a condição mediana, as ações são apenas a da cartilha, as pessoas fugirão do RISCO, da tentativa e erro, condição básica para GERAR resultados extraordinários, que são importantes para sobrevivência e crescimento dos negócios.
          Para ser criativo você pode e deve se inspirar nas outras pessoas, quer ter certeza do que estou dizendo? Qual seria motivo da publicação de uma determinada obra de um determinado autor se não fosso para inspirar outras pessoas? Partindo da idéia de outra pessoa você pode criar coisas maravilhosas para inspirar e atender necessidades de muitas pessoas.
           Thomaz Edson o fundador da GE afirmava que precisamos pegar o que já foi inventado e, tomarmos como INSPIRAÇÃO para criarmos novos produtos.
          Comece a FAZER alguma coisa, com a expansão da internet, nasceu uma possibilidade democrática para todos nós, agora temos como divulgar nossas idéias de forma mais simples e barata, deixamos de ser reféns das grandes empresas de mídia. Todos nós temos algo que sabemos fazer bem e que pode ser útil pra muitas pessoas, portanto crie um blog gratuito na internet e comece a fazer alguma coisa que você acredita que faz bem, faça com constância, quando você menos esperar estará envolvido e desenvolvendo cada vez MAIS a sua idéia.
         O mundo ficou pequeno depois da internet, forças ocultas que atuavam sobre nós PERDERAM força, PENSE nisso que vou comentar aqui para encerrar esse texto, comigo sempre aconteceu uma coisa que pode também ter acontecido com você, durante toda a minha vida tenho convivido com um número bem maior de pessoas tentando me diminuir, são poucas as pessoas que me dizem vai em frente, você é capaz, você pode, portanto, eu digo a você agora, vai em frente, você é capaz, você pode. O padre José Sometti diz que você é aquilo que pensa, ENTÃO, pense positivo, não tenha medo de errar, FAÇA.
          REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

          AP – Palestras:  http://apanweb.wordpress.com/ap-palestras
          contato.apanweb@gmail.com

domingo, 11 de agosto de 2019

MAIS sinergia e MENOS disputa de poder MELHORES resultados

#Sinergia

           Sinergia é quando todos os esforços são feitos na mesma direção, não PRECISAMOS concordar em tudo, mas que as discordâncias SEJAM aplicadas para ENRIQUECER planos.
          Estudiosos afirmam que os gestores das organizações precisam descobrir formas de CONVENCER as diversas equipes do negócio a agir com SINERGIA, onde todos trabalham dedicando suas forças na direção dos OBJETIVOS da organização, compartilhando idéias, criando estratégias, contribuindo com críticas construtivas, enfim, jogando a favor para tornar as coisas mais fáceis no todo, com ISSO conseguir mais vendas, mais lucro, melhoria de qualidade, atendimento a mais clientes, LEVANDO a organização a se perpetuar no tempo.

          Melhore a PRODUTIVIDADE convencendo os colaboradores dentro do negócio a agir de forma sinérgica.
          Para os estudiosos nos dias atuais com o aumento indiscriminado da concorrência, inclusive com o aumento de oferta de mão-de-obra e, outros tantos fatores existentes dentro dos ambientes organizacionais, torna-se necessário criação de PLANOS eficientes para gerar maior PRODUTIVIDADE dentro das empresas. Para os especialistas a criação desses planos passam pela análise PFOA (Potencialidades, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças); pela criação de ESTRATÉGIAS eficientes; pelo uso de FERRAMENTAS adequadas para acompanhamento e controle de resultados; a montagem de uma equipe eficiente com capacidade de ação e boa vontade para gerar os resultados traçados, sempre visando o aumento de PRODUTIVIDADE; a equipe deve receber TREINAMENTO constante e também a equipe precisa ser bem remunerada para manter-se motivada em busca de resultados melhores a cada dia; o conhecimento do mercado segundo os especialistas é um dos fatores mais relevantes na busca de resultados traçados nos planos estratégicos das empresas.
          VEJA O QUE Jim Rohn fala sobre criação de metas
          De acordo com JIM HOHN (1930 – 2009), o sucesso na conquista de metas começa pela definição por escrito do plano de METAS. A construção do plano precisa ter base nas seguintes perguntas: De onde venho? Onde estou? E, onde quero chegar? O autor garante que as METAS bem definidas funcionam como imãs e, quanto melhor você conseguir definir suas metas, mais fácil será descrevê-las no plano, após a criação do plano escrito, ele sugere que se faça uma revisão minuciosa nas anotações para verificar criteriosamente o tempo ideal para realização de cada etapa para efetuar as correções que conduza ao sucesso do plano.

          Levar todos os envolvidos no negócio a se conscientizar sobre a importância do cumprimento de metas é conquistar capacidade para aumentar a sinergia necessária para alavancar os negócios.

          Melhore a QUALIDADE convencendo os colaboradores dentro do negócio a agir de forma sinérgica.

           a melhoria continua da QUALIDADE depende do comprometimento de todos os níveis hierárquicos da organização.

          A partir do término da segunda guerra mundial em 1950, William Edwards Deming (1900 – 1993), estatístico e professor universitário, nascido nos Estados Unidos e Joseph Moses Juran (1904 – 2008), Engenheiro Eletricista nascido na Romênia e que passou a morar nos Estados Unidos a partir de 1912 começaram a revolução em prol da mudança de consciência do empresariado mundial e, foi o Japão o país que mais sofreu com a guerra que acatou e implementou a teoria da QUALIDADE total.

          A preocupação dos estudiosos da administração com a qualidade para gerar aumento de produtividade vem de longa data, mas intensificou-se com Frederick W. Taylor (1856 – 1915) através da Administração Científica, onde a principal contribuição para a administração foi o estudo dos tempos e movimentos nos processos produtivos.

          Outra contribuição importante veio de Henri Fayol (1841 – 1925) com a Teoria Clássica da Administração que pregava a busca máxima da eficiência organizacional caracterizada pelo olhar analítico e crítico sobre a organização como um todo, com atenção máxima dispensada aos níveis estratégico, tático e operacional.

          Após a segunda guerra mundial, com o aumento da globalização, a competição entre as empresas aumentou muito, isso levou os empresários do mundo todo a se preocupar com a melhoria na QUALIDADE dos seus produtos e serviços para se manter competitivas e, para conquistar a cada dia mais mercados.

          Deming (1900 – 1993) e Juran, estudiosos da QUALIDADE, souberam aproveitar a oportunidade de transformação que ocorria no mundo naquele momento para empregar a teoria dos seus estudos sobre QUALIDADE para atender a necessidade e oportunidade que os empresários japoneses ofereceram a eles, mas o sucesso teve ajuda importante da SINERGIA conseguida de todos os envolvidos.

          Melhore a VENDA convencendo os colaboradores dentro do negócio a agir de forma sinérgica.
          Segundo McCORMACK (1985: 75) as pessoas nascem vendedoras, na escola vende aceitação aos colegas, aos professores a disposição para lhe fornecer boas notas. Inconscientemente já nascem empregando atitudes de VENDAS, com poder de persuasão e arte de negociação.

          VENDER produtos e serviços, as pessoas envolvidas nas operações de vendas têm por hábito discriminar a venda dizendo, produtos são vendidos dessa forma, serviços devemos vender de forma diferente, todos estão certos, as abordagens podem ter princípios diferentes, mas o que não muda é: A empresa tem que se fazer presente e colocar-se sempre a disposição do consumidor, de preferência com boa visibilidade e estar sempre preparada para atender o consumidor prontamente, no momento que ele precisar, porque caso contrário o concorrente atenderá.

          Os especialistas apontam que para obter sucesso em vendas é preciso que se tenha um produto ou um serviço de qualidades, definir qual será o seu mercado, estudar esse mercado definindo suas oportunidades e suas ameaças e, trabalhar muito, ser determinado, insistente e persistente sempre com atenção ao comportamento das equipes.

         Melhore a LOGÍSTICA convencendo os colaboradores dentro do negócio a agir de forma sinérgica.
          A logística sempre foi um ponto importante para o sucesso dos negócios, mas no mundo atual se tornou muito mais, o motivo de acordo com os estudiosos está ligado ao avanço tecnológico, a globalização aumentou de forma muito grande a concorrência levando o consumidor a se sentir mais a vontade para exigir mais excelência do seu fornecedor, do seu vendedor.

          Logística, arte e ciência ligada à gestão de negócios, de acordo com os estudiosos da matéria, a logística está ligada diretamente a MOVIMENTAÇÃO, GUARDA e INTELIGÊNCIA, portanto depende diretamente de equipamentos de qualidade, recursos humanos comprometidos e dispostos a inovar diuturnamente, compreendem-se como equipamentos, prédios para guarda de todo tipo de material, meios de transportes, não só veículos, mas também equipamentos para movimentação interna de materiais etc.

          Em relação a negócios a logística de acordo com estudiosos é uma especialidade da administração que anda em paralelo com todas as atividades organizacional oferecendo suporte para desenvolvimento do negócio com a provisão de recursos e informações necessárias ao melhor atendimento possível de todo tipo de demanda, seja para o atendimento aos clientes externos que são a razão de existência de todo e qualquer negócio ou clientes internos, sócios, funcionários e outros.

          Para os estudiosos, os gestores de logística nas organizações devem manter-se atentos para agir de forma inteligente, rápida e segura em suas TOMADAS de DECISÕES, na construção de PLANOS eficientes, na ORGANIZAÇÃO de processos e tarefas logísticas operacionais, e no CONTROLE de tudo a sua volta. 

          REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

          AP – Palestras:  http://apanweb.wordpress.com/ap-palestras
          contato.apanweb@gmail.com

domingo, 4 de agosto de 2019

Dez princípios básicos do BOM vendedor.

#Vendas

De acordo com especialistas em seus livros e artigos, a conquista de resultados positivos em VENDAS tem base no RELACIONAMENTO interpessoal, este texto começa relatando sobre princípios pessoais básicos para profissão de VENDEDOR. Você pretende MELHORAR seu desempenho como VENDEDOR? Então, este texto pode ser muito útil aos interessados sobre o assunto.
          HABILIDADE - COMPETÊNCIA – SORTE – OBJETIVOS – METAS – CONTROLE - DESENVOLTURA – PREÇO – GATILHO - DECISÃO
Para vender é preciso habilidade, competência e sorte.
As três condições citadas aqui é de grande importância para quem exerce função de vendedor de alguma coisa, HABILIDADE, por exemplo, um vendedor que não possui habilidade para lidar com pessoas, que não tem boa fluência verbal, que não tem habilidade para analisar, criticar e tomar decisões visando seguir o caminho mais CURTO para gerar solução de um possível problema, que não tenha uma boa condição de contra argumentar quando necessário, enfim, são inúmeras as habilidades que um vendedor precisa DESENVOLVER para desempenhar a sua função. O objetivo desses comentários é levar você que trabalha com VENDAS a refletir sobre o assunto e, caso você chegue a conclusão que precisa melhorar em algum ponto, é só se dedicar para melhorar.
O desenvolvimento de habilidades é criação de COMPETÊNCIA. Sorte só chega pra quem arrisca, portanto, divulgue e ofereça o seu produto ou serviço, corra risco, trabalhe MAIS, tem um ditado popular que diz, o sucesso é dez por cento inspiração e noventa por cento transpiração.
          Para vender é preciso ter objetivos e controlar as metas.
Para vender precisamos criar objetivos, criar metas, os especialistas afirmam que para atingir seus OBJETIVOS você precisa investir em adequar coisas, isso fatalmente levará você a AGIR e fazer coisas de forma diferente sempre com seu FOCO no resultado pretendido, essas COISAS diferentes pode ser adquirir conhecimento através de outras pessoas, leituras diversas, inclusive de livros de GESTÃO e outros, enfim, o vendedor precisa estar SEMPRE em movimento na direção dos seus OBJETIVOS, os especialistas afirmam que muitos NEGÓCIOS andam de forma morna e às vezes deixam de existir porque alguns vendedores se acomodam, Eles afirmam que para ser VENDEDOR a palavra acomodação precisa ser INSTINTA do dicionário.
De acordo com JIM HOHN (1930 – 2009), o sucesso na conquista de metas começa pela definição por escrito do plano de METAS. A construção do plano precisa ter base nas seguintes perguntas: De onde venho? Onde estou? E, onde quero chegar? O autor garante que as METAS bem definidas funcionam como imãs e, quanto melhor você conseguir definir suas metas, mais fácil será descrevê-las no plano, após a criação do plano escrito, ele sugere que se faça uma revisão minuciosa nas anotações para verificar criteriosamente o tempo ideal para realização de cada etapa para efetuar as correções que conduza ao sucesso do plano. O autor sugere que façamos uma lista com 05 conquistas que temos orgulho em nossas vidas e que, aconteceram sem que tivéssemos feito um plano por escrito, nossas conquistas na educação, a compra de um bem, casamento, viagem acontecida em nossa vida, um sucesso comercial, enfim, diversas conquistas já realizadas e que, nós fizemos e muitas das vezes passam despercebidas. De acordo com o autor a formalização de um bom plano de metas acompanhado de trabalho com dedicação, habilidades e competências possibilitará a eficácia do seu plano de metas.
          Vendedor precisa de desenvoltura, mas não falar muito.
Os estudiosos afirmam que pontos positivos precisam ser utilizados para desenvolvimento de vendas, Eles apontam como pontos positivos profundo conhecimento do produto, conhecimento do mercado consumidor, do comportamento de compra do consumidor do seu produto, enfim, os pontos básicos na função de vendas, de posse desses pontos positivos, o vendedor tem que IR a campo para realizar seus negócios, procurar a forma ideal de fazer abordagens, o que isso quer dizer? Usar seus conhecimentos de psicologia para ser firme, mas não SER invasivo, fazer a explanação necessária para OFERECER seu produto, mas não se mostrar uma pessoa chata e, a partir do momento que perceber que FECHOU o negócio, diminuir ao máximo a fala, o discurso e partir com agilidade para o processo de confecção da documentação para a lacração da venda, evitando ASSIM que o cliente venha a desistir. Outro ponto muito importante é controlar, acompanhar a logística visando cumprimento de todos os pontos acertados com o cliente, pontos como prazo de entrega, condições de cobrança, garantias e outros que estão ligados diretamente ao processo de vendas de produtos, serviços e idéias.
          Na venda o preço e o desconto são importantes, mas não é tudo.
Preço de venda é um assunto complexo que merece atenção especial dos gestores da organização, ele depende de fatores externos sobre os quais a organização não tem domínio, depende de mercado, demanda e oferta, sazonalidade, condições ambientais, e outros. Portanto para os especialistas é um fator de máxima importância dentro do negócio. A margem de lucro é a condição necessária para manutenção do item produto na linha de comercialização da organização.

O cliente tem tendência de achar que o preço é caro, a menos que Ele perceba o VALOR do produto ou serviço que receberá, é fácil entender sobre esse assunto, o cliente que tem potencial financeiro para comprar um carro BMW ou um carro MERCEDES dificilmente ele acha o produto CARO, o motivo é porque Ele tem certeza que está adquirindo um automóvel de valor GARANTIDO.

Todo cliente solicita um desconto sobre o produto que está comprando, produto com valor agregado significativo, os produtos de valores mais baixos e normalmente tabelados e com preços fixos de prateleira não estão incluídos nesse tipo de negociação, mas preço e descontos são fatores importantes nas vendas, mas não é a única determinante para fechamento de negócios, o marketing relaciona 4 condições, o objeto em SI do negócio, preço, os diversos tipos de promoção e disponibilidade, além dessas condições, aqui acima no primeiro parágrafo desse texto para vendedores tem mais informações que podem ajudar.
         O cliente precisa ser envolvido por gatilhos para tomar decisão.
Os gatilhos são as armas de PERSUASÃO usadas pelos profissionais de marketing para influenciar e levar os consumidores a tomar decisão de compra dos produtos e serviços, ações como POUCAS PEÇAS, ÚLTIMO DIA, QUEIMA DE ESTOUQUE, FULANO INDICA, ESTÁ TERMINANDO O PRAZO, enfim, frases que procuram influenciar a decisão do consumidor para realização do negócio.

          Termino esta apresentação com pensamentos para reflexão.
VENDER: Todos somos VENDEDORES, começamos a vender antes mesmo do nosso nascimento, antes mesmo que nosso corpo físico seja visualizado, caso você tenha dúvida do que acabo de dizer, então darei a você agora uma prova de que a minha informação procede. Ao sermos concebidos pelos nossos pais e, no momento que a nossa mãe oferece a notícia a nosso pai, nesse momento acabamos de ofertar nosso primeiro PRODUTO, a felicidade. PRODUTO que, 100% da população mundial gostariam de possuir.

O mercado contemporâneo exige qualificação e consumo obsessivo de informações com intenção de aproveitar oportunidades, muitas pessoas nesse momento dirá que você tem sorte. Não dê ouvidos a conversas alheia, enfim, todos ou a grande maioria está sempre esperando seu momento de crescer. Mantenha-se sempre ANIMADO essa DICA é legal para te impulsionar pra frente. 
REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.


          Contato.apanweb@gmail.com
         
http://facebook.com/altairpereira1957
        
http://lattes.cnpq.br/6686653610938155