domingo, 4 de agosto de 2019

Dez princípios básicos do BOM vendedor.

#Vendas

De acordo com especialistas em seus livros e artigos, a conquista de resultados positivos em VENDAS tem base no RELACIONAMENTO interpessoal, este texto começa relatando sobre princípios pessoais básicos para profissão de VENDEDOR. Você pretende MELHORAR seu desempenho como VENDEDOR? Então, este texto pode ser muito útil aos interessados sobre o assunto.
          HABILIDADE - COMPETÊNCIA – SORTE – OBJETIVOS – METAS – CONTROLE - DESENVOLTURA – PREÇO – GATILHO - DECISÃO
Para vender é preciso habilidade, competência e sorte.
As três condições citadas aqui é de grande importância para quem exerce função de vendedor de alguma coisa, HABILIDADE, por exemplo, um vendedor que não possui habilidade para lidar com pessoas, que não tem boa fluência verbal, que não tem habilidade para analisar, criticar e tomar decisões visando seguir o caminho mais CURTO para gerar solução de um possível problema, que não tenha uma boa condição de contra argumentar quando necessário, enfim, são inúmeras as habilidades que um vendedor precisa DESENVOLVER para desempenhar a sua função. O objetivo desses comentários é levar você que trabalha com VENDAS a refletir sobre o assunto e, caso você chegue a conclusão que precisa melhorar em algum ponto, é só se dedicar para melhorar.
O desenvolvimento de habilidades é criação de COMPETÊNCIA. Sorte só chega pra quem arrisca, portanto, divulgue e ofereça o seu produto ou serviço, corra risco, trabalhe MAIS, tem um ditado popular que diz, o sucesso é dez por cento inspiração e noventa por cento transpiração.
          Para vender é preciso ter objetivos e controlar as metas.
Para vender precisamos criar objetivos, criar metas, os especialistas afirmam que para atingir seus OBJETIVOS você precisa investir em adequar coisas, isso fatalmente levará você a AGIR e fazer coisas de forma diferente sempre com seu FOCO no resultado pretendido, essas COISAS diferentes pode ser adquirir conhecimento através de outras pessoas, leituras diversas, inclusive de livros de GESTÃO e outros, enfim, o vendedor precisa estar SEMPRE em movimento na direção dos seus OBJETIVOS, os especialistas afirmam que muitos NEGÓCIOS andam de forma morna e às vezes deixam de existir porque alguns vendedores se acomodam, Eles afirmam que para ser VENDEDOR a palavra acomodação precisa ser INSTINTA do dicionário.
De acordo com JIM HOHN (1930 – 2009), o sucesso na conquista de metas começa pela definição por escrito do plano de METAS. A construção do plano precisa ter base nas seguintes perguntas: De onde venho? Onde estou? E, onde quero chegar? O autor garante que as METAS bem definidas funcionam como imãs e, quanto melhor você conseguir definir suas metas, mais fácil será descrevê-las no plano, após a criação do plano escrito, ele sugere que se faça uma revisão minuciosa nas anotações para verificar criteriosamente o tempo ideal para realização de cada etapa para efetuar as correções que conduza ao sucesso do plano. O autor sugere que façamos uma lista com 05 conquistas que temos orgulho em nossas vidas e que, aconteceram sem que tivéssemos feito um plano por escrito, nossas conquistas na educação, a compra de um bem, casamento, viagem acontecida em nossa vida, um sucesso comercial, enfim, diversas conquistas já realizadas e que, nós fizemos e muitas das vezes passam despercebidas. De acordo com o autor a formalização de um bom plano de metas acompanhado de trabalho com dedicação, habilidades e competências possibilitará a eficácia do seu plano de metas.
          Vendedor precisa de desenvoltura, mas não falar muito.
Os estudiosos afirmam que pontos positivos precisam ser utilizados para desenvolvimento de vendas, Eles apontam como pontos positivos profundo conhecimento do produto, conhecimento do mercado consumidor, do comportamento de compra do consumidor do seu produto, enfim, os pontos básicos na função de vendas, de posse desses pontos positivos, o vendedor tem que IR a campo para realizar seus negócios, procurar a forma ideal de fazer abordagens, o que isso quer dizer? Usar seus conhecimentos de psicologia para ser firme, mas não SER invasivo, fazer a explanação necessária para OFERECER seu produto, mas não se mostrar uma pessoa chata e, a partir do momento que perceber que FECHOU o negócio, diminuir ao máximo a fala, o discurso e partir com agilidade para o processo de confecção da documentação para a lacração da venda, evitando ASSIM que o cliente venha a desistir. Outro ponto muito importante é controlar, acompanhar a logística visando cumprimento de todos os pontos acertados com o cliente, pontos como prazo de entrega, condições de cobrança, garantias e outros que estão ligados diretamente ao processo de vendas de produtos, serviços e idéias.
          Na venda o preço e o desconto são importantes, mas não é tudo.
Preço de venda é um assunto complexo que merece atenção especial dos gestores da organização, ele depende de fatores externos sobre os quais a organização não tem domínio, depende de mercado, demanda e oferta, sazonalidade, condições ambientais, e outros. Portanto para os especialistas é um fator de máxima importância dentro do negócio. A margem de lucro é a condição necessária para manutenção do item produto na linha de comercialização da organização.

O cliente tem tendência de achar que o preço é caro, a menos que Ele perceba o VALOR do produto ou serviço que receberá, é fácil entender sobre esse assunto, o cliente que tem potencial financeiro para comprar um carro BMW ou um carro MERCEDES dificilmente ele acha o produto CARO, o motivo é porque Ele tem certeza que está adquirindo um automóvel de valor GARANTIDO.

Todo cliente solicita um desconto sobre o produto que está comprando, produto com valor agregado significativo, os produtos de valores mais baixos e normalmente tabelados e com preços fixos de prateleira não estão incluídos nesse tipo de negociação, mas preço e descontos são fatores importantes nas vendas, mas não é a única determinante para fechamento de negócios, o marketing relaciona 4 condições, o objeto em SI do negócio, preço, os diversos tipos de promoção e disponibilidade, além dessas condições, aqui acima no primeiro parágrafo desse texto para vendedores tem mais informações que podem ajudar.
         O cliente precisa ser envolvido por gatilhos para tomar decisão.
Os gatilhos são as armas de PERSUASÃO usadas pelos profissionais de marketing para influenciar e levar os consumidores a tomar decisão de compra dos produtos e serviços, ações como POUCAS PEÇAS, ÚLTIMO DIA, QUEIMA DE ESTOUQUE, FULANO INDICA, ESTÁ TERMINANDO O PRAZO, enfim, frases que procuram influenciar a decisão do consumidor para realização do negócio.

          Termino esta apresentação com pensamentos para reflexão.
VENDER: Todos somos VENDEDORES, começamos a vender antes mesmo do nosso nascimento, antes mesmo que nosso corpo físico seja visualizado, caso você tenha dúvida do que acabo de dizer, então darei a você agora uma prova de que a minha informação procede. Ao sermos concebidos pelos nossos pais e, no momento que a nossa mãe oferece a notícia a nosso pai, nesse momento acabamos de ofertar nosso primeiro PRODUTO, a felicidade. PRODUTO que, 100% da população mundial gostariam de possuir.

O mercado contemporâneo exige qualificação e consumo obsessivo de informações com intenção de aproveitar oportunidades, muitas pessoas nesse momento dirá que você tem sorte. Não dê ouvidos a conversas alheia, enfim, todos ou a grande maioria está sempre esperando seu momento de crescer. Mantenha-se sempre ANIMADO essa DICA é legal para te impulsionar pra frente. 
REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.


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