#CriatividadeEInovação
Caio Serrate
escreveu no Linkedin sobre a política do erro ZERO. Contou a história sobre uma
REUNIÃO de meia hora que até hoje ele não sabe o motivo de tamanha BRONCA.
Atitudes que desestimulam a OUSADIA, os
estudiosos afirmam que gestores e chefias precisam PENSAR bem antes de ficar
dando broncas, fazendo cara feia, demitir antes de verificar com profundidade
os acontecimentos, porque tentativa e erro faz parte da postura das pessoas
empreendedoras, esses estudiosos afirmam que é a OUSADIA que leva a
CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO e RENOVAÇÃO são temperos contemporâneos para INCREMENTAR
negócios.
Os estudiosos trabalham para alertar gestores em relação de como
se dirigir a seus comandados, porque as pessoas ficam abatidas e desestimuladas
quando estão se esforçando para conseguir realizar alguma coisa e, seus
gestores ao INVÉS de procurar saber sobre os projetos e procurar contribuir, em
alguns momentos em razão da pressão do dia a dia dentro das organizações, esses
gestores não conseguem absorver bem as pressões VINDAS das escalas superiores e,
transferem para equipe através de broncas os acontecimentos negativos ESSAS
pressões, os estudiosos afirmam que nesse momento acontece um entrave, um
estrangulamento da criatividade que gera desestimulo e, como consequência
aversão ao risco para evitar erros, portanto coisas que poderiam ser criadas,
melhoradas, desenvolvidas deixarão de acontecer.
Estudiosos afirmam que só você é
responsável por abaixar a cabeça e dizer “NÃO dá pra mim, é melhor parar”, SÓ
você pode interromper tua caminhada em relação ao que DEPENDE de você.
Mas, quando você
faz parte de uma equipe e, seu superior além de fazer pouco para ajudar a
produzir resultados positivos e além disso quando recebe pressão das escalas
superiores não suporta e transfere aos membros da equipe, ESSE negócio que é feito
através de seres humanos tende a condição mediana, as ações são apenas a da
cartilha, as pessoas fugirão do RISCO, da tentativa e erro, condição básica
para GERAR resultados extraordinários, que são importantes para sobrevivência e
crescimento dos negócios.
Para ser
criativo você pode e deve se inspirar nas outras pessoas, quer ter certeza do
que estou dizendo? Qual seria motivo da publicação de uma determinada obra de
um determinado autor se não fosso para inspirar outras pessoas? Partindo da
idéia de outra pessoa você pode criar coisas maravilhosas para inspirar e
atender necessidades de muitas pessoas.
Thomaz Edson o fundador da GE afirmava que precisamos pegar o que já foi
inventado e, tomarmos como INSPIRAÇÃO para criarmos novos produtos.
Comece a FAZER alguma coisa, com a
expansão da internet, nasceu uma possibilidade democrática para todos nós,
agora temos como divulgar nossas idéias de forma mais simples e barata,
deixamos de ser reféns das grandes empresas de mídia. Todos nós temos algo que
sabemos fazer bem e que pode ser útil pra muitas pessoas, portanto crie um blog
gratuito na internet e comece a fazer alguma coisa que você acredita que faz
bem, faça com constância, quando você menos esperar estará envolvido e
desenvolvendo cada vez MAIS a sua idéia.
O mundo ficou pequeno depois da
internet, forças ocultas que atuavam sobre nós PERDERAM força, PENSE nisso que
vou comentar aqui para encerrar esse texto, comigo sempre aconteceu uma coisa
que pode também ter acontecido com você, durante toda a minha vida tenho
convivido com um número bem maior de pessoas tentando me diminuir, são poucas
as pessoas que me dizem vai em frente, você é capaz, você pode, portanto, eu
digo a você agora, vai em frente, você é capaz, você pode. O padre José Sometti
diz que você é aquilo que pensa, ENTÃO, pense positivo, não tenha medo de
errar, FAÇA.
REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de
autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker,
Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30
anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional
e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e
Vendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário