sábado, 28 de setembro de 2019

Aprenda CRIAR e DIRIGIR seu Próprio Negócio...

#AbrirNegócios

“Você é aquilo que PENSA”
Pe. José Sometti.

          “Se você pensa que pode, se você pensa que não pode, VOCÊ está CERTO” Henry Ford.

          Deixe brotar uma boa IDÉIA - Reconheça uma OPORTUNIDADE - Aceite um CONSELHO. Os estudiosos afirmam que os novos negócios SURGEM a partir desses PONTOS. Partindo de um desses pontos, você precisa começar tomar DECISÕES para fazer o que se propõe, tem que criar PLANOS, precisa ORGANIZAR ações e processos e, demonstrar que é capaz CONTROLAR as etapas do PROJETO.

Deixe brotar uma boa IDEIA         
          No mundo do empreendedorismo tudo nasce de um pensamento, a ideia brota no pensamento da mesma forma que brota uma planta. As árvores nasceram, brotaram através de uma semente lançada pelas fezes de um pequeno pássaro diretamente da natureza para a natureza ou, plantada através de uma muda pelo homem.

          Um empreendimento também tem o mesmo princípio, uma ideia pode surgir a partir de um estímulo que alguém lançou no seu pensamento, uma ideia que pode ter nascido do seu próprio pensamento ou, através de uma oportunidade, um conselho, uma orientação, uma leitura e outras tantas. A partir daí é planejar, organizar, dirigir e controlar para conseguir colheitas extraordinárias.

Reconheça uma OPORTUNIDADE
          O reconhecimento de uma oportunidade pode ser feito de acordo com estudiosos através de observação do ambiente ao seu redor, no seu bairro, no seu município, no seu estado, no seu país, no mundo, para os especialistas os momentos de crises são momentos onde surgem muitas oportunidades, com a economia globalizada as oportunidades apresentam-se por todas as partes no mundo, a evolução da tecnologia, o avanço nas comunicações com o aparecimento da internet favoreceu muito, facilitando o contato rápido com muitas oportunidades.

Aceite um CONSELHO
          O conselho é toda orientação que recebemos de terceiros, pode vir através de familiares, de amigos, de professores, voltando a falar na internet nos dias atuais com a evolução do marketing digital aconteceu um crescimento de cursos online uma fonte rica de orientações, enfim, após o surgimento da ideia nós precisamos ANALISAR, CRITICAR e DETERMINARMOS o que fazer para EMPREENDER com sucesso.

          Só você pode ENXERGAR o caminho a seguir para CRIAR seu próprio negócio, mesmo que seu futuro negócio tenha ORIGEM através de um conselho, só você pode acreditar e dar o pontapé INICIAL para fazer o negócio ACONTECER.

          Seguindo após esse PONTO chega a hora de começar a AMADURECER o PROJETO, chega o momento de começar a tomar DECISÕES para fazer o que se propõe, tem que criar PLANOS, precisa ORGANIZAR ações e processos e, demonstrar que é capaz CONTROLAR as etapas do PROJETO.

DECISÃO:
          Considerando que tomar decisão é uma prática de grande importância na Gestão das Empresas, não só na gestão das empresas, mas também em nossa vida no dia a dia, a decisão é um dos principais componentes responsável pelo sucesso do negócio, é através da decisão que os objetivos traçados no planejamento são atingidos com eficácia. Quando as coisas começam a não sair conforme plano inicial e se tem que fazer uma correção de rumo, é através de decisão rápida que se monta uma nova estratégia para corrigir o curso do plano inicial.
         “A decisão é um elemento fundamental para obtenção dos fins desejados pelas organizações”
HERBERT SIMON, (1916 – 2001)
         “o executivo eficaz deve tomar um número reduzido de decisões. Deve decidir somente o mais importante para a organização. Deve pensar bem sobre o que é estratégico e genérico em vez de ‘resolver problemas’. Deve manipular um grande número de variáveis como um sintoma de raciocínio desordenado. Deve estar atento ao que precisam satisfazer”.                                                                                                                                                                 
            PETER DRUCKER, (1909 – 2005)

PLANO:
          O plano PRECISA responder as seguintes perguntas:
          O QUE FAZER? O objetivo, o que você deseja fazer, onde você quer chegar.
         COMO FAZER? A estratégia, o caminho que você precisa seguir para  atingir os objetivos traçados.
          QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações, enfim, quem fará o quê.
          QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário a definir o ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO:
           Para os estudiosos a organização pode significar mais de uma coisa, pode significar uma entidade social, as empresas são um tipo de organização social, pode ser um empreendimento moldado para atingir um determinado objetivo. Existe a organização formal, aquela que está definida no organograma e comunicada através de manuais. Existe também a organização informal, aquela que nasce naturalmente entre as pessoas que fazem parte da organização formal, essas organizações não aparece nos organogramas, nem em qualquer documento formal. Aqui vamos tratar de organização como processo administrativo.

CONTROLE:
          Os estudiosos afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados.

          O CURSO Aprenda CRIAR e DIRIGIR Seu PRÓPRIO Negócio tem base nesses princípios citados acima, o curso trata sobre GESTÃO, MARKETING, QUALIDADE e VENDAS, o alinhamento dos temas serão sempre tratados de acordo com os princípios relacionados até AQUI.

          REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.

          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.


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