terça-feira, 10 de setembro de 2019

Palestras e Produtividade, qual a ligação entre Elas?

#Palestras

          Sem aprofundamento no tema, a primeira vista parece ser intangível o resultado, mas com um pouco mais de atenção sobre o assunto é possível descobrir grandes ganhos com ESSA relação. Temos nosso ex-presidente Lula que conseguiu ganhar valores milionários, agora nesse momento 27-08-2019 as polêmicas envolvendo a Presidência da República, o SENAC do Rio de Janeiro e os jornalistas da Televisão Globo, enfim, esse tema tem bastante ingrediente para análise, crítica e tiradas de conclusões.

          Meu objetivo aqui não é criticar, não é quantificar, não é oferecer nenhum dado estatístico, é apenas tratar do assunto de forma genérica para despertar nas pessoas interessadas curiosidade que as leve a envolver-se mais para tirar conclusões em relação à polêmica que envolve o assunto.

          Os estudiosos definem como objetivo principal de uma palestra sobre um determinado tema, intenção de persuadir, comover, contagiar e motivar a plateia a interagir através da força dos argumentos do palestrante, Ele, o palestrante trabalha com intenção de conectar a plateia com suas emoções de forma positiva para gerar o resultado desejado pela organização do evento.

          As palestras são montadas para propor novas ações estimulando desenvolvimento de idéias, construção de metas, levando as pessoas a se motivarem para encontrar caminhos que as leve em direção de conquistas de objetivos pessoais e profissionais, as palestras tem cunho motivacional e buscam levar pessoas a ampliar sua visão do futuro.

          Conforme já mencionado acima esse texto não apontará valores, mas sim tratar da polêmica envolvendo os altos valores recebidos por nosso ex-presidente Lula e alguns jornalistas que vem sendo acusado por uma parte da imprensa devido ao recebimento de valores altos para ministrar palestras que são pagas com dinheiro público.

          Uma questão que me chama atenção é o fato de nosso ex-presidente ter recebido valores tão generosos sem pelo menos chegar a nosso conhecimento sobre que temas ele palestrava, acredito que suas palestras na grande maioria os temas eram políticos, a pergunta que me ocorre é quem assistia a essas palestras e, outro ponto que me deixa curioso é a audiência Dele consegue produzir o que com ensinamentos e informações recebidos através das palestras?

          O custo benefício das palestras justificam os altos valores? Os ensinamentos e as informações recebidas através das palestras geram PRODUTIVIDADE capaz de cobrir custos e gerar lucro pra alguém a não ser para o palestrante? Enfim, são essas as dúvidas que ficam no ar.

          As palestras dos jornalistas pagas com dinheiro público tem realmente o valor cobrado e recebido pelos palestrantes, quem é a audiência e qual benefício é gerado para os donos do dinheiro, as pessoas que recebem os ensinamentos e informações passam a PRODUZIR mais de forma a gerar retorno para os donos do dinheiro que foram gastos com os palestrantes? Jornalista é uma classe formadora de opinião que precisa ter consciência apurada sobre suas ações e, nesse caso me parece que estamos praticando do conhecimento popular a máxima: Farinha pouca meu pirão primeiro.         

          Para participar de um seminário de Philip Kotler (1931) professor nos EUA, considerado o papa do marketing na atualidade, o interessado precisa desembolsar entre R$1.000,00 e R$1.500,00 (mil e mil e quinhentos reais), esses valores são pagos por empresas privadas ou pessoas físicas interessadas em adquirir conhecimento sobre marketing para alavancar negócios no caso das empresas e no caso das pessoas físicas ampliação de conhecimentos que venha a enriquecer seus currículos para gerar oportunidades de crescimento profissional, portanto me parece uma relação contratual justa para ambos os envolvidos, mesmo porque existe uma relação de compra e venda formal, o Kotler vende e as empresas ou pessoas físicas compram.
          Os gestores públicos precisam começar a criar consciência crítica no zelo do dinheiro público, não dá mais para ver os gestores públicos se beneficiando da ignorância do povo e se beneficiando e beneficiando seus apadrinhados com dinheiro público. Quando fazemos um investimento é porque esperamos retorno, aumento de PRODUTIVIDADE, onde está o aumento de produtividade gerado pelas palestras do nosso ex-presidente e também dos nossos valorosos jornalistas?
          REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

          AP – Palestras:  http://apanweb.wordpress.com/ap-palestras
          contato.apanweb@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário