#03MissõesDoMarketing
O profissional de MARKETING que
aprende a codificar, a programar ganha mais FLEXIBILIDADE aumenta sua
mobilidade na criação de projetos, consegue agir de forma mais ágil e,
VELOCIDADE sempre ajuda na caminhada para conquista de resultados dos projetos
em negócios, para se chegar aos objetivos traçados precisamos de inteligência e
muito trabalho. Saber sempre facilita caminhada para chagada ao ponto desejado.
Qual é o principal objetivo do
profissional de marketing? E, o quê ele precisa satisfazer para ser considerado
competente?
“A
chave para atingir os objetivos da organização consiste em determinar as
necessidades e desejos do seu mercado alvo satisfazendo-o com maior eficiência
e eficácia do que seus concorrentes”.
(Philip Kotler, 1998: 27)
“O marketing é básico e não pode ser
considerado como uma função isolada. É o negócio como um todo visto do ponto de
vista do resultado final, isto é,
do cliente”.
(Peter Drucker, 1909-2005)
Partindo dessas premissas
especialistas em marketing trabalham para desenvolver o ciclo AIDA que são as
iniciais de atenção, interesse, desejo e ação com a intenção de atrair,
conquistar e fidelizar o cliente. Sempre ouvimos dizer que o cliente é a alma
do negócio, a organização que consegue entender esse dito popular consegue chegar
sempre aos resultados planejados.
O método AIDA tem uma grande importância no marketing, porque o marketing
tem como função básica conquistar clientes levando esses clientes a consumir os
produtos, serviços e idéias comercializado pela organização, então tudo que se
pretende do consumidor é que ele preste ATENÇÃO ao que a organização está
ofertando, que desperte INTERESSE pela oferta, que venha a sentir DESEJO para
consumir o que está sendo ofertado e, para fechar com chave-de-ouro que venha a
imprimir AÇÃO de compra do produto, serviço ou idéia.
Outro ponto importante para conquista de
objetivos é a definição do PÚBLICO ALVO,
o público que você deseja que venha consumir o que você está ofertando, são
as pessoas, os consumidores que se identificam e necessitam ou desejam consumir
o que você produz e oferece. O público alvo é um estudo importante que
precisamos fazer quando estamos segmentando o mercado de consumo para nossa
oferta, ao identificar o público alvo fica mais fácil verificar o que fazer
para ampliar as possibilidades para realização dos objetivos de realização de
negócios, ou seja, a venda do que você produz, aumentam suas chances de
apresentar propostas para coincidir com os desejos e necessidades dos clientes,
aumentam suas chances de melhorar designs, qualidades e características daquilo
que você está oferecendo.
Na linguagem comercial cotidiana quando dizemos
precisamos fazer prospecção, nós estamos querendo dizer procurar e definir TIPOS DE PROSPECTOS são os clientes que podem vir a consumir ou não nossas
ofertas, relacionados ao que ofertamos, os nossos prospectos ou possíveis
clientes podem ser pessoas que estão prontas para tomar ação, são considerados
prontos para consumir a sua oferta, existem também aqueles que desejam, mas que
ainda não decidiram agir, esses exige um pouco mais de atenção e trabalho para
ser convencidos a consumir nossa oferta, existem os interessados, mas que só
virão a consumir mais a frente e, tem aqueles que percebemos claramente que não
tem interesse em consumir nossas ofertas, mas que podem mudar de idéia e por
fim os que não consumiriam nossas ofertas nem que entregássemos de graça a
eles.
O marketing tem uma abrangência muito
grande dentro dos negócios, tem as pesquisas que são fundamentais para auxiliar
na tomada de decisões dos gestores de marketing, tem a criação e
desenvolvimento dos produtos, serviços e idéias, enfim, é uma infinidade de
assuntos que só cabe em livros e não nosso caso aqui, mas aqui nesse artigo
estão pontos importantes do marketing que bem trabalhado pode contribuir muito
para resultados positivos dos negócios.
Para Peter Drucker nós não podemos
PREVER o futuro, mas nós podemos CRIAR o futuro e, seus objetivos de aumentar
sua participação na solução de problemas econômicos, políticos e sociais dentro
dos negócios podem ser atingidos através do marketing com leitura, escrita,
ouvir e ensinar marketing.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30
anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional
e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e
Vendas.
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