@RotinaDiária
Pesquisadores americanos e europeus provaram que
trabalhar demais aumenta o risco de AVC, mas quando trabalhamos de forma
descontrolada a mais, é indicação de que ALGO está errado. Pode ser problema de
gestão, nossa própria ou de nossos superiores.
Você sabe como fazer gestão do seu
horário de trabalho de forma adequada?
Seu gestor é do tipo que vai
empurrando a rotina de trabalho e, quando vai chegando o final do expediente
Ele vai percebendo a necessidade do cumprimento de processos que não pode ficar
para o dia seguinte fazendo com que o horário de trabalho seja estendido para
cumprimento de tarefas que não podem ser adiadas?
Estudiosos afirmam que boa parte das
pessoas não sabe organizar de forma adequada sua rotina de trabalho, com isso
aumentam o estresse e a possibilidade de contrair doenças.
Sempre fiquei furioso com aquele tipo
de chefe que não tem vontade voltar pra casa ou não tem nenhuma outra atividade
na vida que seja o ambiente de trabalho e, por causa disso passa o expediente
inteiro enrolando com conversas e atividades paralelas ao invés de
concentrar-se nas atividades do processo de trabalho para cumprir o mais rápido
possível tarefas ligadas a conclusão de sua rotina e, quando vai se aproximando
o horário de encerramento do expediente eles começam a valorizar reclamando que
tem muito trabalho e que não estão dando conta, PURA embromação, quando
deveriam se concentrar em suas tarefas de trabalho.
Estudiosos afirmam que a forma ideal
para diminuir o estresse é a concentração relacionada à rotina de trabalho,
cumprindo a rotina de trabalho o tempo restante, aí SIM se usa o tempo livre
para relaxar e fazer coisas paralelas que pode ser inclusive, usar criatividade
para descobrir formas mais simples e produtivas de lidar com suas tarefas e
rotina diárias, pode ser pesquisando, fazendo reuniões utilizando BRAINSTORMING
(contribuição espontânea de ideias dos participantes para gerar solução de
problemas ou criação de novidades).
Para isso os estudiosos de gestão
apontam pontos que os chefes podem observar para resolver a questão do mau uso
do tempo que gera estresse na equipe e pode inclusive gerar doenças conforme
pesquisa apontada no início do texto.
Os estudiosos indicam que para melhorar essa
condição os chefes e gestores dos negócios ligados diretamente às equipes
precisam criar PLANOS de rotinas diárias para combater a situação, como: mantendo
bem ORGANIZADAS as ações e processos administrativos da rotina diária para
evitar DESCONTROLE e, conseguir resolver todas as questões dentro do horário de
trabalho normal.
Para que isso aconteça todos precisam
se concentrar em seus afazeres, procurando cumprir seus horários de ingresso,
de refeições e evitando atitudes e processos paralelos que não faça parte da
rotina de trabalho.
Para Peter Drucker nós não podemos
PREVER o futuro, portanto não podemos prever o que acontecerá no final do
expediente, mas nós podemos CRIAR o futuro e, com base nessa premissa nós
podemos planejar a rotina diária de forma a cumpri-la dentro do expediente
normal, mas não podemos esquecer que dentro dos negócios acontecem
contingências e os objetivos sempre precisam ser alcançados, nesse caso todos
precisamos entender e procurar colaborar, mas as contingências não podem virar
rotina. Peter Drucker diz que tudo pode melhorar com leitura, escrita, ouvir e
ensinar.
REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores
consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Jens
Olesen, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos
diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30
anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional
e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e
Vendas.
Publicação
Original
Nenhum comentário:
Postar um comentário