quinta-feira, 2 de abril de 2020

Estratégia para desenvolvimento de negócios partindo de 03 premissas do marketing raiz.

#MudarPraAvançar

          Sou formado em Administração de Empresas e pós-graduado em administração de marketing e docência universitária, tenho mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

          Estou preparado para ajudar você a entender como criar estratégia para desenvolver seu negócio PARTINDO das premissas de COPIAR ou ADAPTAR, cuidando para INOVAR e GERAR resultados positivos.

          Passo 01 para criação de uma estratégia EFICIENTE é identificar o mercado de atuação do seu negócio.

          Passo 02 é segmentar, ESCOLHER com calma onde você vai atacar, verificando necessidades e desejos de consumidores, fraquezas da concorrência e outros tantos.

          Passo 03 é estudar bem o procedimento de compra do consumidor.

          Tem muito MAIS a ser estudado, mas esse texto é um artigo e não um livro didático.

          COPIAR ou ADAPTAR, essa é uma questão crucial que exige uma tomada de decisão precisa que pode ser mudada evidentemente, mas que pode gerar prejuízo, portanto o ideal é que se pesquise muito e pense BEM antes de decidir.

          EXEMPLOS: Bares, todos comercializam produtos semelhantes, bebidas, lanches, enfim, produtos diversos, mas cada um tem seu próprio segredo para atrair mais clientes e gerar mais resultado.

          Restaurantes: Assim como os bares tem sua lista de produtos a ser comercializado, inclusive muitos acabam se confundindo e se tornando muito semelhantes com bares comercializando produtos de restaurantes e vice versa.

          Mercados, Super Mercados, Hipermercados, Atacados: Tem sua lista de produtos para compor estoques para venda aos seus clientes, inclusive nos dias atuais nasceu o Atacarejo que além de atacados vendem também para clientes do varejo.

          Nesses três exemplos citados acima temos CÓPIAS e ADAPTAÇÕES, são tomadores de decisões criando estratégias para ganhar mercado e aumentar resultados para suas organizações.

          Usando CRIATIVIDADE. Invente novas misturas de bebidas, receitas para lanches e refeições, layout para os estabelecimentos comerciais, formas de atrair clientes, aumento do leque de produtos, adequação de linha de produtos, enfim, só você poderá verificar de verdade o que seu negócio precisa, tudo ISSO através de pesquisas e observações. Alguém de fora terá sempre uma visão diferente da sua que PODE ser muito útil.

          Para desenvolver os negócios aumentando faturamento e lucro para se perpetuar, os negócios precisam investir no aumento de sua base de clientes e no seu leque de produtos, outra possibilidade é negociar produtos com maior valor agregado.

          A primeira vista parece muito difícil, mas é porque a operacionalização dos negócios é complexa consumindo muito tempo e recursos, mas nesse ponto entra a automatização da coisa, o avanço da tecnologia é um grande aliado na solução desses problemas.

          No passado trabalhava-se com os famosos funcionários de O&M que desenvolviam os processos de maneira mecânica, hoje esses profissionais foram substituídos pelos analistas de sistemas que trabalham normalmente com ajuda da informática, se valendo da programação para facilitar e aumentar eficiência dos processos.

          Para não ficar cansativo vou tratar desse assunto em forma de SÉRIE, em 05 artigos, esse mais 04: Parceria ou competição nos negócios. Como Preencher vazios do mercado. Como entrar no mercado com seu negócio.  Estratégia do seu negócio não está  funcionando? Ficar ou sair.

          Meu negócio é gestão, marketing e vendas, portanto a partir desse ponto eu passo a vender meu peixe pra você.

          Quer TORNAR uma coisa, um projeto, um programa que você acha difícil, ficar FÁCIL? Se sim, pega pra você o plus oferecido abaixo.
          De acordo com estudiosos NOSSO maior problema é deixarmos tudo pra começar na segunda-feira, aí na segunda pela manhã você está com preguiça, no período da tarde você resolve deixar pra começar na terça-feira e, aí vai, você não começa nunca. Não fica só difícil, mas fica impossível.


          05 Círculos: Branco é sonhos e decisão. Azul escuro são os planos. Azul é a organização da coisa.  Azul claro é ação. Azul acinzentado é o controle.
          04 Flechas: Preguiça, desocupação, timidez e arrogância são os ataques que sofrem seus projetos e, precisam SER rechaçados para fora, percebam que as FLECHAS entram, mas são imediatamente expulsas do núcleo do projeto, caso não aconteça ASSIM, nada acontecerá.
          Pra fazer algo que você sonhou, idealizou ou enxergou possibilidades de criar, os estudiosos e os empreendedores orientam que você pegue um papel e faça um rascunho do que está pensando, colocando nesse rascunho prazos, previsão de início, desenvolvimento e conclusão e, faça tudo pra cumprir esses prazos, no conhecimento popular tem uma premissa que diz, NÃO deixe para amanhã o que você pode fazer hoje...
          REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
Publicação Original:
Ebook - Aprenda Criar e Dirigir Negócios.
          contato.apanweb@gmail.com

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