sexta-feira, 23 de outubro de 2020

"As Armas Da Persuasão" - Resenha


Robert Beno Cialdine é professor emérito de psicologia e marketing na Universidade Do Estado Do Arizona. É mais conhecido como autor do best-seller As Armas Da Persuasão. Nasceu em 27 de Abril de 1945, Milwaukee, Wisconsin, EUA.

Depoimento Social: Livro do Cialdine é recomendado por Tom Peters como o melhor e mais bem pesquisado livro sobre o assunto Persuasão.

          O livro as armas da persuasão montado com 08 capítulos, com depoimentos de leitores e perguntas de estudos; aponta como armas da persuasão: Armas De Influência, Reciprocidade, Compromisso e coerência, Afeição, Autoridade, Escassez e Influência Instantânea.

          O livro trata de formas de como influenciar e não se deixar influenciar por fatores de persuasão, além da recomendação de Tom Peters, o livro tem recomendação de outras autoridades como Jornais e revistas de grande circulação e conhecidos mundialmente.

1.    Arma De Persuasão Influencia...

“A civilização avança ao ampliar o número de operações que podemos realizar sem pensar”. Alfred N. Whitehead.

          Para comentar sobre as armas da influência o autor recorre a uma história de uma amiga sua, Dele, que tinha uma loja de vender joias, e que tinha nessa loja um tipo de joia que estava encalhada no estoque e não conseguia ser vendida apesar do uso de muitos artifícios de vendas tais como descontos, promoções especiais e outras tantas táticas utilizadas em vendas, um determinado dia essa proprietária da loja precisou fazer uma viagem de negócio deixando para uma de suas funcionárias que ficaria responsável pela loja um bilhete onde pedia empenho para vender as joias encalhadas e, se fosse preciso poderia vender até pela metade do valor de custo da mesma (1/2) para se livrar do produto encalhado, a vendedora entendeu que era para dobrar o preço.

          Nesse dia havia na cidade um determinado grupo de turista visitando a cidade onde se localizava a loja de joias, esses turistas eram muito ricos, ao entrar na loja em questão e sem conhecimento aprofundado das joias que eram oferecidas por um preço alto acima do valor, um determinado turista rico resolveu comprar as joias, o autor comenta sobre o clique ZUM que é tomada de decisão influenciada por algum tipo de conhecimento ou informação existente e, existe uma máxima no conhecimento popular que diz, “produto caro é produto bom”...

          Quando a dona da loja voltou para sua loja ficou surpresa com fato de o produto ter sido vendido pelo dobro do preço e perguntou sobre o fato, a vendedora apenas relatou que um grupo de turistas ricos tinha visitado a loja e gostou das joias e, resolveram compra-las.

          Produto Caro, Produto Bom... Cuidado!!!

2.    Arma De Persuasão Reciprocidade...

“É Dando Que Se Recebe”

          De acordo com autor essa é uma regra antiga que atinge maior parte das pessoas, sempre que recebemos alguma coisa de outra pessoa ficamos com a sensação de estar devendo retorno sobre aquele recebimento, o autor aponta alguns cuidados que precisamos tomar para não sermos passados pra trás por espertalhões que se valem do princípio da reciprocidade para ganhar vantagem  passando as pessoas pra trás.

          Ele orienta sobre favores que nos são concedidos por políticos, ações que na maioria das vezes são feitas apenas com pensamento na possibilidade de receber nosso voto na próxima eleição, amostras grátis de laboratórios, que nem sempre são grátis, enfim, uma série de truques utilizados somente para conseguir da pessoa um retorno positivo, que é apenas confirmação do princípio de persuasão da reciprocidade, no livro Ele relata uma série de exemplos sobre o assunto, acredito que com a intenção de nos levar a manter atenção para evitarmos ser enrolados por pessoas, políticos, vendedores e outros que conhecendo o princípio da reciprocidade usa-o para seu próprio benefício e em muitos momentos prejudicando outras pessoas.

3.    Arma De Persuasão Compromisso E Coerência...

“É mais fácil resistir no princípio do que no final”. Leonardo Da Vinci

          Segundo Cialdine estudiosos afirmam que trabalhar para convencer pessoas a assumir compromisso em relação a determinado fato é uma boa prática de persuasão porque após assumir o compromisso com você, as pessoas para manter-se coerentes consigo mesmas Elas tendem a cumprir o que prometeu a você, portanto uma boa prática para fechamento de negócios, de vendas é trabalhar para levar seus prospectos a assumir compromisso com você, isso tende a garantir o sucesso do negócio. Cialdine no seu livro as armas da persuasão aponta alguns caminhos que comprovam a eficiência dessa tática. Inclusive com depoimentos de pessoas para comprovação dos fatos.

          Psicólogos afirmam que as pessoas precisam parecer coerentes em suas palavras, crenças, atitudes e ações. Para persuasão basta você garantir que as pessoas assumam posições favoráveis, isso cria motivação nas pessoas para confirmar compromisso assumido.

          O autor usa um questionário com 05 perguntas para respostas visando assegurar que o leitor assimile conhecimento sobre compromisso e coerência como uma arma de persuasão.

4.    Arma De Persuasão Aprovação Social...

“Onde todos pensam igual, ninguém pensa muito”. Citado pelo autor

          É estranho, mas segundo estudiosos, nós achamos correto o que outras pessoas acham correto e consideramos uma coisa legal quando percebemos que outras pessoas fazem uso.

          Os estudiosos afirmam que cometemos menos erros quando agimos em acordo com as evidências acima, para os estudiosos essa situação é positiva e negativa porque assim como tende a ser válido e positivo nos deixa vulnerável ao ataque da malandragem de plantão que está sempre atenta para enxergar uma forma de levar vantagem.

          O autor tem a preocupação de relatar no seu livro histórias que possam servir de exemplos e que nos permita entender a necessidade de nos manter atentos para escaparmos de emboscadas existentes no ambiente em relação ao princípio de persuasão da aprovação social.

          Um ponto citado pelo autor para nos prevenir é ficarmos atentos ao poder das pessoas. Pessoas com poder tendem a receber aprovação da sociedade.

          Cuidados que precisamos tomar para evitar sermos ludibriados, pessoas que colocam dinheiro em locais próprios para similar gordas doações, nas igrejas, nos restaurantes como gorjetas, enfim, diversas são as possibilidades.

          Publicidade de produtos afirmando que é o que mais vende, que as pessoas estão comprando muito, enfim, a qualidade e usabilidade desses produtos ficam para segundo plano devido a esperteza dos publicitários para envolver consumidores desatentos.

          Enfim, tem todo tipo de possibilidades para se utilizar a aprovação social para persuadir pessoas a fazer as coisas através do piloto automático, inclusive cabe aqui uma alerta, atenção que precisamos ter com todo tipo de pesquisas, em especial pesquisas eleitoral porque nosso erro na hora do voto custa muito caro pra todos nós.

          O autor para comprovar sua posição em relação ao assunto em questão colhe de pessoas em diferentes situações.

5.    Arma De Persuasão De Afeição...

“A tarefa principal de um advogado de acusação é fazer com que o corpo de jurados goste de seu cliente”. Clarence Darrow

          Afeição o autor chama de ladrão amigável. Para o autor temos o prazer em dizer sim para pessoas que gostamos, porém precisamos ficar atentos àquelas pessoas que primeiro trabalham para conquistar nossa afeição para em seguida nos roubar nosso sim.

           Ele cita sobre a reunião da Tupperware que Ele chama de ambiente clássico de persuasão porque se utiliza dos diversos princípios de persuasão.

          O autor aponta como principal gancho de persuasão usado na reunião da Tupperware a exploração da regra da afeição, a solicitação do pedido de compra é feito através de uma amiga para outra amiga e, não pela representante da empresa que é uma estranha.

          Os profissionais ligados ao estudo e ensino da persuasão procuram utilizar a regra da afeição porque Ela é poderosa e geradora de ótimos resultados. Esses profissionais trabalham ensinando e desenvolvendo táticas de bom relacionamento para garantir que a pessoa compradora ou cliente goste da pessoa fornecedora ou vendedora, o princípio de persuasão da afeição é um facilitador de bons resultados.

          O livro de Robert Cialdine é composto com casos que facilitam o entendimento dos princípios de persuasão.

          Você que trabalha ou pretende trabalhar com negócios, com vendas, a leitura do livro As Armas Da Persuasão do Cialdine é bem legal para esclarecer e ajudar eventuais dúvidas, além de ensinar técnicas que pode mudar para melhor seus resultados.

6.    Arma De Persuasão Autoridade...

“Siga Um Especialista”. Virgílio.

          O autor no capítulo autoridade trata de forma apropriada e clara sobre persuasão sofrida pelas pessoas quando sujeitas a uma autoridade.

          No primeiro momento Ele trata sobre uma pesquisa com voluntários para exemplificar sobre a influência da autoridade sobre as pessoas.

          Com a leitura do texto sobre a pesquisa com voluntários se torna claro o poder da persuasão advinda de autoridades, o poder da pressão da autoridade de acordo com autor precisa ser bem analisada para evitar danos maiores.

          O autor para equilibrar submissão e questionar para encontrar equilíbrio para entender até que ponto a autoridade tem razão.

          O autor se vale também de histórias da bíblia para exemplificar obediência à autoridade, Ele comenta sobre perda do paraíso devido a desobediência de Adão e Eva, para Ele essa metáfora é um pouco sutil, então Ele trata sobre a história do velho testamento onde Abraão mostra disposição de sacrificar o próprio filho, para o autor a autoridade de Deus exercida sobre Abraão mostra claramente quando uma autoridade exerce seu poder sobre as pessoas.

          A preocupação do autor esta centralizada nos cuidados que precisamos tomar em relação aos enganadores, por esse motivo Ele nos orienta a pesar bem prós e contras em relação ao que confiamos nas autoridades diversas existentes em nosso caminho na vida.

            Ele orienta para conferirmos ações legitimadoras das autoridades e, não nos guiarmos por títulos e aparências.

7.    Arma De Persuasão Escassez...

Regra Dos Poucos.

“Para amar qualquer coisa basta perceber que ela pode ser perdida”. G. K. Chesterton

          O autor faz a introdução do capítulo sobre escassez falando sobre um templo religioso que tinha uma área que era restrita e Ele nunca havia se interessado em visitar, mas como tinha visto um anúncio em um jornal comentando sobre a possibilidade da visita a essa área restrita por um curto espaço de tempo, Ele foi persuadido a fazer a visita porque não sabia quando teria outra oportunidade.

          Ele comenta também sobre estudantes que faziam suas refeições em um restaurante universitário e achavam a qualidade da comida servida insatisfatória, mas quando souberam sobre a possibilidade do fechamento do restaurante, Eles, os estudantes passaram a enxergar melhoria na qualidade da comida servida no restaurante da instituição de ensino.

          O autor relata sobre diversos tipos de produtos e serviços que a medida que a oferta diminui, o produto ou serviço passa a ter mais valor, segundo o autor é a importância que tem o princípio da escassez relacionado a condição de demanda e oferta.

          Ele comenta sobre táticas utilizadas por vendedores de carros para persuadir o cliente a comprar um automóvel conversível, o anúncio informa que na cidade tem apenas um número reduzido do modelo. Comenta também sobre um vendedor de terrenos que diz a seu cliente que em um determinado loteamento só tem mais dois terrenos disponíveis pra venda e que inclusive já tem clientes interessados estudando propostas para comprar os terrenos.

          O autor afirma que em alguns momentos as informações passadas pelos vendedores são verdadeiras, em outros é apenas tática de persuasão com princípio da escassez.

          Em todos os capítulos o autor usou o mesmo método para afirmar e ajudar aos leitores assimilar os princípios da persuasão, depoimento de outros leitores comprovando sobre o assunto tratado e 05 perguntas para reforço da aprendizagem.

8.    Arma De Persuasão Influência Instantânea...

Consentimento Primitivo Para Uma Automática.

“Todo dia, de todas as maneiras estou ficando melhor”. Emilé Coué.

“Todo dia, de todas as maneiras estou ficando mais ocupado”. Robert Cialdine. 

          A influência instantânea de acordo com autor tem relação direta com avanço tecnológico, com uso de computadores pessoais e hoje em dia com uso do telefone celular em larga escala impulsionou ainda mais o princípio de persuasão da influência instantânea.

          Esse princípio tem contribuído com avanço na ciência, na história, nas condições de políticas públicas, enfim, tudo passou a caminhar de forma mais rápida, ficou mais fácil construir e desconstruir as coisas, aconteceu um aumento grande na oferta de produtos e serviços.

          O avanço da tecnologia ampliou condições para coletar, armazenar, recuperar e comunicar informações.

          A rápida evolução tecnológica segundo o autor tem atropelado nossa capacidade natural de processar informações, nos levando a nos sentir como animais inferiores. Devido toda essa evolução e nossa condição inferior para acompanhar toda essa evolução, nós muitas vezes ficamos vulneráveis e envolvidos pelo princípio da persuasão da aprovação social, muitas vezes decidindo fazer as coisas acompanhando o que estamos vendo as outras pessoas fazerem.

          Quando somos submetidos a determinados anúncios com depoimento ou informação contida dentro do anúncio que um determinado produto é o mais vendido, isso nos leva a nos decidirmos pelo determinado produto sem fazermos uma verificação mais profunda sobre a qualidade e eficiência dos benefícios oferecidos pelo produto.

Roberto Beno Cialdine.

As Armas Da Persuasão – Como influenciar e não se deixar influenciar – Cialdine, Roberto B. – As Armas Da Persuasão / Roberto B. Cialdine. [Tradução de Ivo Korytowiski]; Rio de Janeiro: Sextante, 2012. – Leitura Agosto e Outubro 2020.

          Eu sou Altair Pereira: Bacharel em Administração de Empresas, Especializado Em Marketing e Docência Universitária – Autor do Ebook - Aprenda Criar e Dirigir Negócios Com Método DEPLOAC Para Gestão Eficiente. Disponível no Hotmart: https://go.hotmart.com/F18424883S

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¨  Obrigado por sua atenção, se você gostou tenho artigos legais aqui no blogger a sua disposição. Favor curtir, comentar e compartilhar. Desejo a você uma vida alegre e feliz. Até nosso próximo artigo.

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          Meu negócio é gestão, marketing e vendas, portanto a partir desse ponto eu passo a vender meu peixe pra você.

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          De acordo com estudiosos NOSSO maior problema é deixarmos tudo pra começar na segunda-feira, aí na segunda pela manhã você está com preguiça, no período da tarde você resolve deixar pra começar na terça-feira e, aí vai, você não começa nunca. Não fica só difícil, mas fica impossível. Faça também autoanálise e, caso você seja tímido, você precisa resolver ESSA questão, arrogância nos impede de descobrir joias raras... Ocuparmo-nos com NOSSOS projetos é a chance que temos para TRIUNFAR...

          Sonhos e decisão, Planos, Organização, Ação e Controle. DEPLOAC. Rechace: Preguiça, Desocupação, Timidez e Arrogância.

          Pra fazer algo que você sonhou, idealizou ou enxergou possibilidades de criar, os estudiosos e os empreendedores orientam que você pegue um papel e faça um rascunho do que está pensando, colocando nesse rascunho prazos, previsão de início, desenvolvimento e conclusão e, faça tudo pra cumprir esses prazos, no conhecimento popular tem uma premissa que diz, NÃO deixe para amanhã o que você pode fazer hoje...

          REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.

Publicação ORIGINAL: 


 

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