Os estudiosos afirmam que, os Gestores de Negócios para serem eficazes devem ser firmes e rápidos nas suas tomadas de DECISÕES, precisam construir PLANOS coerentes que garantam trajetória segura na direção de objetivos, precisam ORGANIZAR as ações e processos dentro das Organizações de forma a garantir o bom andamento das operações diversas, precisam manter CONTROLE rígido das condições financeiras, econômicas, social e política para garantir o cumprimento dos objetivos traçados. Além desses princípios básicos, de acordo com estudiosos, a Gestão no mundo contemporâneo deve preocupar-se com a definição de AUTORIDADE e RESPONSABILIDADE; com a VELOCIDADE dos negócios; com a DIFERENCIAÇÃO na gestão de pessoas; com a MERCADOLOGIA; com a GESTÃO de Vendas Eficiente para gerar receitas; fechando com LOGÍSTICA adequada para gerar excelência no atendimento aos clientes.
1. DECISÃO
Todo negócio, todo
empreendimento segundo estudiosos nasce de um pensamento, de uma ideia e, após
o nascimento da IDÉIA é preciso que se tome uma DECISÃO, que junto com os demais mandamentos relacionados nesse
artigo tende a aumentar as chances de gerar SUCESSO para o negócio. Para os
estudiosos as decisões tomadas de forma aleatória e por impulso tende a jogar o
NEGÓCIO em situação que às vezes pode entrar em um caminho sem volta, portanto
para esses estudiosos os negócios para trilhar caminho seguro é preciso que se
observe e trabalhe para desenvolver estratégias para tomadas de DECISÕES
conforme a seguir:
2.
PLANOS
Nome forte e pomposo, oriundo de planejamento que é a
ação de longo prazo executada pela Instância Executiva mais elevada dentro das
Organizações. Mas com certeza é tão ou mais importante porque serve de base
para que se atinjam os objetivos macros traçados pelo planejamento estratégico
das Organizações. Segundo especialistas o plano de ação é basicamente formado
pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se
quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a seguir para se atingir os
objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e
pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o
cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem
um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO,
verbas para custear o plano. Os planos dentro das organizações são utilizados
em ações de curto e médio prazo.
3.
ORGANIZAÇÃO
Para os estudiosos a organização pode significar mais de
uma coisa, pode significar uma entidade social, as empresas são um tipo de
organização social, pode ser um empreendimento moldado para atingir um
determinado objetivo. Existe a organização formal, aquela que está definida no
organograma e comunicada através de manuais. Existe também a organização
informal, aquela que nasce naturalmente entre as pessoas que fazem parte da
organização formal, essas organizações não aparece nos organogramas, nem em
qualquer documento formal. Aqui vamos tratar de organização como processo
administrativo.
4.
CONTROLE
Os estudiosos afirmam que a finalidade principal do
controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam
atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O
controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo
executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou
seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar
eficácia dos resultados.
5.
AUTORIDADE
e RESPONSABILIDADES
A definição em relação a esse tema
para os estudiosos tende a destravar operações e, facilitar a caminhada em
busca de resultados eficazes; partindo da premissa da definição dos atores com
AUTORIDADE e atores com RESPONSABILIDADES sobre os fatos dentro das
organizações, definindo procedimentos para cada ator e esse ator se
comprometendo a esforçarem-se ao máximo no cumprimento de sua missão dentro da
organização as coisas tendem a se tornar mais fáceis.
6.
VELOCIDADE
“WELCH
(2001: 152) referindo-se ao assunto mudança, readministração e inovação;
portanto como fazer as coisas relacionadas a recursos humanos, vendas de ativos
pouco alinhados no ESCOPO da organização, de acordo com o autor, Ele declara
que devia e podia ter feito tudo com mais velocidade”.
O piloto de corrida de automóveis que
corre em um bom automóvel, uma máquina que garanta sustentação da corrida do
início ao fim. Ele largando na primeira fila, portanto tendo imprimido
velocidade maior do que sua concorrência nos treinos que antecedem a corrida,
Ele só precisa ser competente e habilidoso para ganhar a corrida; nos NEGÓCIOS
as coisas têm o mesmo princípio.
7.
DIFERENCIAÇÃO
em Gestão de Pessoas
Para os estudiosos a base de sucesso
nos negócios é o recrutamento, a seleção e, a competência e habilidade dos
profissionais da área de recursos humanos em descobrir e colocar os talentos
certos nos lugares certos dentro da organização. O que não é fácil, mas que com
trabalho, dedicação e paciência para garimpar chega-se lá.
8.
MERCADOLOGIA
A MERCADOLOGIA, o estudo do mercado para desenvolvimento
de NEGÓCIOS diversos relacionados a produtos, serviços e idéias; com
estratégias de estudos para adaptação e desenvolvimento de todo tipo de
organização, para buscar melhoria continuada de Gestão, Marketing, Qualidade e
Vendas; para identificar e trabalhar formas para melhorar relacionamentos com
clientes internos e externos para buscar aumento de produtividade e com isso
aumentar eficiência para atingir sempre resultados eficazes.
9.
GESTÃO
de Vendas
A Gestão de Vendas para estudiosos
tem base em 05 eixos, formas que possibilitam as diversas equipes de vendas de
produtos e serviços a atingir suas metas. Entendemos que a liderança e os
liderados nas equipes seguindo alguns passos podem atingir um grau de
eficiência que pode conduzir a resultados eficazes com simplicidade e menos estresse.
O principal eixo de acordo com estudiosos é a CONSTRUÇÃO
DA EQUIPE base para uma gestão de vendas de sucesso; em segundo lugar vem o PLANO
DE AÇÃO, o estabelecimento das metas; em terceiro lugar toda a equipe tem que
buscar MELHORIA de CONHECIMENTOS; uma equipe vendas para obter sucesso deve
cultivar ATITUDES POSITIVAS e caminhar sempre PENSANDO A FRENTE.
1 LOGÍSTICA
A logística sempre foi um ponto
importante para o sucesso dos negócios, mas no mundo atual se tornou muito
mais, o motivo de acordo com os estudiosos está ligado ao avanço tecnológico
com a globalização que aumentou de forma muito grande a concorrência levando o
consumidor a se sentir mais a vontade para exigir mais excelência do seu
fornecedor, do seu vendedor.
A moda, a nova era, de acordo com
estudiosos no que diz respeito a Negócios é a Inteligência Artificial, mas para
praticarmos a Inteligência Artificial nos negócios temos que CRIÁ-LOS e,
colocarmos nos trilhos para que as coisas possam caminhar, portanto antes do
implemento da Inteligência Artificial precisamos praticar os Dez Mandamentos
Para Negócios.
Atenção Especial Com Os Dez Mandamentos Garante Eficiência.
• Obrigado
por sua atenção. Eu vou deixar na descrição do vídeo o endereço do meu blog
ONDE publico no mínimo um artigo por semana sempre às sextas-feiras com
assuntos relacionados à Gestão, Marketing e Vendas:
http://altair1957.blogspot.com
¨ YouTube: Altair Pereira Palestras.
https://youtu.be/Oh2Qf-PceGg
http://facebook.com/altairpereira1957
http://lattes.cnpq.br/6686653610938155
REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura
de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker,
Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
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