Os
valores ou preços praticados no setor de serviços estão meio bagunçados. Mas, o que regula preços e valores é oferta, demanda e
concorrência, o mercado atualmente está com a oferta um tanto superior a demanda
e a concorrência hoje é globalizada, no meu ponto de vista, sem dados
estatísticos para minha afirmação, mas esse mercado tende a se acomodar.
Continuemos em frente com nosso aperfeiçoamento e conseguiremos melhores
valores por nossos serviços. O que nós pessoas físicas ofertamos ao mercado de
trabalho.
O mercado
está sendo nivelado por baixo, as empresas estão contratando pessoas
analfabetas funcionais para seus quadros gerando um nível de estresse grande
nos consumidores dos seus serviços, hoje somos dependentes da prestação de
serviços de internet, nós temos conhecimento limitado sobre o assunto e os
profissionais colocados para nos atender são muitas das vezes, com alguma
exceção pessoas com nível mínimo, por este motivo leva o consumidor a se
aborrecer e trocar de operador, mas logo descobre que trocou seis por meia
dúzia.
Como Conhecer E Praticar Marketing.
Algumas pessoas têm dificuldade de
entender o que é marketing, mas não tem mistério, ONDE existe um produto
pode-se praticar marketing e, toda pessoa física disponibiliza mais de um
produto, portanto toda pessoa física mesmo que não entenda de marketing pratica
a matéria, quando você se arruma pra ficar mais bonito pra encontrar seu
namorado (a) você está praticando marketing, quando você estuda e conclui mais
um curso para enriquecer seu currículo, sua apresentação, você está praticando
marketing, enfim, sua beleza, seu trabalho etc. Tudo isso são seus produtos,
portanto tem um custo e um valor, portanto tem envolvimento da matéria
marketing.
Marketing nos leva a refletir que, a
matéria tem como objetivo principal a satisfação geral dos envolvidos nos
diversos processos, seja o processo comercial ou não, a matéria trabalha para
satisfazer os interesses organizacionais e também das pessoas, do bem servir,
do lucro, da sua visibilidade etc. e, atender com eficiência os interesses dos
clientes, com isso gerar eficácia na conquista de resultados.
Meus textos são empíricos, eu escrevo
claro que com base nas minhas leituras e em minha educação formal, mas o que me
move mesmo é a experiência de minhas descobertas no meu dia a dia.
Reconhecendo Produtos e Praticando
Marketing.
Produto é um bem normalmente visto como um bem físico, mas você sabe
reconhecer todos os tipos, produto não é apenas bem físico como muitos de nós
enxergamos. Meu trabalho é meu PRODUTO, tua REDAÇÃO que eu LEIO é um produto
que você disponibiliza pra leitura.
PRODUTOS e SERVIÇOS é segundo os especialistas
o objeto a ser comercializado pela organização ou por pessoas físicas, o
produto e ou serviço é adquirido pelos consumidores que usam os seus
benefícios. Para KOTLER um produto ou serviço é tudo aquilo capaz de satisfazer
a uma necessidade ou a um desejo do consumidor. Os produtos nas empresas são as
principais fontes de receita das empresas.
Preço
Preço de venda é um assunto complexo que merece atenção especial dos gestores
da organização, em especial quando se trata de serviços, ele depende de fatores
externos sobre os quais a organização não tem domínio, depende de mercado,
demanda e oferta, sazonalidade, condições ambientais, e outros. Portanto para
os estudiosos é um fator de máxima importância dentro do negócio.
Os gestores nas empresas precisam ficar atentos para não contratar
analfabetos funcionais que podem levar a empresa à bancarrota, precisa lembrar que o cliente é o principal ativo da organização
e os analfabetos funcionais cuidam para transformá-los em passivo.
Marketing, Vendas E Praça (distribuição)
Reconhecido também como DISTRIBUIÇÃO,
é um composto do marketing de grande importância para geração de resultados
efetivos, é a distribuição, ou seja, o ponto de venda, a praça que colocará o
produto da empresa a disposição dos consumidores, um bom serviço de
distribuição é básico para conquista de consumidores e para formação de
resultados planejados. A Empresa faz, os analfabetos funcionais desfazem.
O que é Distribuição? É
disponibilização do produto ou serviço ao consumidor, por exemplo, quando o
consumidor sai em busca de um determinado produto, ele precisa encontrar esse
produto a sua disposição para que ele possa adquiri-lo, quando ele sai para
comprar um sapato esporte de número 40, ele precisa encontrar esse sapato a sua
disposição para compra-lo e leva-lo embora para seu uso, quando precisa de um
fornecedor de internet, procura, achando contrata. E, assim por diante,
portanto como podemos observar os profissionais ligados à distribuição dentro
das empresas precisam ter conhecimento do mercado para poder disponibilizar os
produtos certos nos lugares certos para conquistar o maior número de negócio
possível. Ofereça um bom nível de SERVIÇOS e uma boa condição de DISTRIBUIÇÃO
dos seus produtos e serviços pra garantir bons resultados. A Empresa faz, os
analfabetos funcionais desfazem.
Marketing E Os Custos Com Promoção.
De acordo com estudiosos sobre o
assunto, a PROMOÇÃO é um composto de marketing que contém dentro do seu desenho
macro a propaganda e a publicidade que são ferramentas de divulgação da
organização, marcas e produtos, essas duas peças têm comportamentos distintos,
mas buscam o mesmo fim, divulgar e promover, buscando sempre atingir os
objetivos traçados pelos gestores, a propaganda é mais utilizadas para fazer
oferta de produtos e serviços, sendo sempre paga, já a publicidade é mais
utilizada em relação à instituição e nem sempre tem custo financeiro.
A promoção é uma variável do
marketing a ser utilizada pelos gestores em busca da realização dos seus
objetivos, Kotler (1980, p. 380), a promoção nos dias atuais exige um conceito
integrado de comunicação em marketing, portanto, entendemos que os gestores do
negócio têm a sua disposição esta variável do composto de marketing, também
para fazer parte das suas estratégias para aumentar a eficiência e garantir que
os objetivos serão atingidos com eficácia, a promoção está ligada a
comunicação, ou seja, os clientes recebem a comunicação do que a empresa está
oferecendo para satisfazer suas necessidades e desejos, e entendemos que
conforme nos sugere o termo promoção, algumas vantagens estão sendo oferecidas
aos clientes através da promoção anunciada. O gestor pode lançar mão de algumas
estratégias para fazer promoção conforme exemplos a seguir, sempre lembrando
que são apenas alguns exemplos, existem outros tantos. A Empresa faz, os
analfabetos funcionais fazem publicidade negativa.
Datas comemorativas natal, dias das
mães, dos namorados, das crianças, hoje com muita visibilidade a famosa black
Friday.
Agradecimento
Obrigado por sua atenção, se você
gostou tenho artigos legais aqui no blogger a sua disposição.
altair1957.blogspot.com
Eu sou Altair Pereira: Bacharel em Administração de Empresas,
Especializado Em Marketing e Docência Universitária – Autor do Ebook - Aprenda Criar e Dirigir Negócios Com Método DEPLOAC
Para Gestão Eficiente. Disponível no
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você gostou favor curtir, comentar e compartilhar. Desejo a todos uma vida
alegre e feliz. Até nosso próximo artigo.
REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de
autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker,
Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
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