O texto discutirá a MÍDIA no âmbito do CANAL de comunicação, materiais de armazenamento utilizados para captação e exposição da Promoção da PUBLICIDADE, PROPAGANDA, EXIBIÇÃO das Obras de Arte, deixando a discussão sobre o profissional de MÍDIA para outro momento, MÍDIA 1, porque estou preparando MÍDIA 2 que tratará do profissional e canais de comunicação. Mostrando evolução e quedas referentes ao assunto MÍDIAS para armazenamento com intuito de manter vivo na lembrança das pessoas a evolução dos materiais de captação e armazenamento de áudio e visual de peças promocionais. O artigo não discutirá com profundidade o assunto, apenas pretende relatar os nomes e algumas poucas datas sobre o assunto.
Começo comentando sobre material de captação, armazenamento e reprodução de ÁUDIO. Os especialistas apontam o CILINDRO FONOGRÁFICO como a primeira MÍDIA de captação e reprodução de áudio através do aparelho de FONÓGRAFO, aparelho criado em 1877 por Thomas Edison (1847 – 1931), inventor norte americano, como esse texto tem como objetivo apenas um breve comentário sobre nascimento e decadência materiais e equipamentos de MÍDIA comento a seguir sobre o nascimento e evolução tecnológica fazendo uma síntese do assunto. Depois dessa invenção veio o disco de VINIL em 1948 substituindo os discos de 78 rotações em goma-laka, inventado pelo americano Peter Goldmark (1906 - 1977), depois vieram as FITAS K7, lançamento em 1963 pela PHILIPS segundo os estudiosos por um grupo de colaboradores, não sendo atribuída a criação a uma pessoa específica, foi considerada uma grande evolução dentro do assunto na época, depois vieram os CDS, criado pelo americano James Russell no final da década de 1960, existem discussões que apontam publicação sobre o CD e o DVD em 1958, mas o assunto não foi esclarecido, considerado inclusive como quebra de paradigmas, originando outros tipos de armazenamento, os DVDS e os discos de BLU-RAY, o blu-ray foi criado por Shuji Nakamura em 1998 para atender a demanda em HD, dessa época em diante a evolução dentro do assunto teve segundo os especialistas o seu grande salto com o desenvolvimento do MP3PLAYER e a MEMÓRIA FLASH e o nascimento e
popularização do USB.
Da mesma forma que aconteceu com a evolução das mídias de áudio, aconteceu também com as mídias de VÍDEO e, a sua evolução aconteceu a partir do aparecimento da fotografia no século XVIII, com os primeiros experimentos feitos por Joseph Niepce (1765 – 1833). Alguns relatos apontam a evolução da fotografia a partir do século XX, não posso deixar de citar os cartazes que começaram a ser criados com o aparecimento da ESCRITA, muito utilizados comercialmente nas feiras livres e estabelecimentos comerciais. Thomas Edison (1847 – 1931), Auguste Lumiére (1862 – 1954) e Louis Lumiére (1864 – 1948) inventaram o cinematógrafo um aparelho portátil. A partir desse momento começaram a circular os filmes em carretéis, a partir de 1894 começaram a surgir as câmeras e o desenvolvimento de aparelhos, como nossa intenção não é comentar a história do cinema e sim, comentar sobre nascimento, evolução e queda das diversas mídias, então passemos a comentar sobre as mídias que sucederam o filme de rolo.
A fita VHS logo foi substituída pelo DVD que já deu seu lugar ao BLU-RAY, enfim, fica claro que a inovação, a atualização tecnológica, a história que sofria mudanças em períodos de 10, 20, 50 anos, agora na era digital se tornou praticamente diária, a circulação da informação em tempo real é hoje uma realidade que nos estamos inseridos nela e, por esse motivo não temos mais o direito de ficarmos alheios ao que acontece a nossa volta, sob pena de a cada final de dia nos tornarmos ultrapassados.
Sobre mídias de veiculação, canal de veiculação, será tratado na próxima publicação.
Não podemos esquecer que ao tratarmos do assunto referente a MÌDIAS, nós estamos tratando também de ORGANIZAÇÕES e NEGÓCIOS, portanto, é sempre importante lembrar sobre os pontos a seguir que são condições primárias de GESTÃO para se atingir OBJETIVOS.
TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para se fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30
anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional
e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e
Vendas.
Publicação Original: http://altair1957.blogspot.com/2017/05/midias-nascimento-e-queda-mercadologia.html
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