A empresa tem apresentado problemas de comunicação INTERNA e EXTERNA?
A direção tem trabalhado para minimizar situações conflituosas constantes dentro da ORGANIZAÇÃO devido a problemas com a COMUNICAÇÃO interna e externa? Caso a resposta seja SIM, então, a solução pode estar na contratação de um CONSULTOR externo para contribuir fazendo um diagnóstico para apontar as causas e oferecer uma sugestão de solução para o problema, nem sempre as pessoas envolvidas no dia a dia da ORGANIZAÇÃO consegue enxergar com clareza o que ocorre ao seu redor.
A direção tem trabalhado para minimizar situações conflituosas constantes dentro da ORGANIZAÇÃO devido a problemas com a COMUNICAÇÃO interna e externa? Caso a resposta seja SIM, então, a solução pode estar na contratação de um CONSULTOR externo para contribuir fazendo um diagnóstico para apontar as causas e oferecer uma sugestão de solução para o problema, nem sempre as pessoas envolvidas no dia a dia da ORGANIZAÇÃO consegue enxergar com clareza o que ocorre ao seu redor.
Aqui será tratada a COMUNICAÇÃO no âmbito de relacionamento interpessoal, a comunicação da direção com seus subordinados e vice-versa, com fornecedores, com clientes etc. A COMUNICAÇÃO como marketing será abordado de forma passageira, sem profundidade, não é o objetivo principal desse artigo.
Os especialistas indicam a contratação de um CONSULTOR externo, profissional menos envolvido no dia a dia da ORGANIZAÇÃO para descobrir as causas e fazer um diagnóstico para solucionar o problema relacionado a COMUNICAÇÃO para diminuir os ruídos e aumentar a velocidade para levar a relação interpessoal na ORGANIZAÇÕES a cumprir o seu papel de PROTAGONISTA no cumprimento dos objetivos e servir de alicerce para o crescimento.
Partindo dessa premissa, um bom DIAGNÓSTICO apontando as falhas na COMUNICAÇÃO, a tendência é aumentar a facilidade de solução para os problemas internos e externos na busca de resultados. Um PROFISSIONAL de fora da organização tem boas chances de analisar, criticar e determinar as diversas situações e propor soluções através de PLANOS que contribuam para que a COMUNICAÇÃO dentro das empresas MELHORE e com isso as ORGANIZAÇÕES possam trilhar com mais facilidade em busca dos seus objetivos traçados. Para os especialistas a COMUNICAÇÃO é uma condição que muitas vezes pode garantir a sobrevivência da ORGANIZAÇÃO.
Para as empresas, as atualizações constantes se tornou uma questão de sobrevivência, principalmente no que se refere a atualizações que podem ser: dos seus recursos humanos, a inovação dos seus processos diversos, dos seus produtos e serviços, da tecnologia que dá suporte ao funcionamento da empresa, os especialistas garantem que a COMUNICAÇÃO é que confere suporte para que os acontecimentos citados ACIMA aconteçam de forma eficiente para aumentar a eficácia do NEGÓCIO. Enfim, o cuidado com a atualização constante da organização é fator imprescindível para a empresa seguir sua trajetória com regularidade na busca dos seus objetivos.
Para os especialistas a COMUNICAÇÃO nos três níveis da pirâmide das empresas; o nível estratégico, o tático e o operacional é o motor que impulsiona o bom andamento levando a ORGANIZAÇÃO a cumprir seu objetivo número um que é se perpetuar no tempo para atender necessidades e desejos da sociedade.
Alguns empresários e gestores podem perguntar, mas como fazer acontecer o que está sendo proposto?
Algumas possibilidades de ações: Começar verificando o sistema de comunicação da empresa já que
vivemos a era da comunicação, e, as ferramentas se tornam obsoletas muito rapidamente; tanto a parte de hardware como a parte software.
Generalizando podemos dizer que toda empresa nos dias de hoje tem um SITE, para ter mais visibilidade no mercado e, também para disponibilizar uma interface moderna e didática para facilitar a vida dos seus clientes internos e externos, não só com seus clientes, mas também com todos os seus
parceiros que também são clientes, como seus fornecedores, prestadores de serviços e outros tantos.
É preciso disponibilizar ferramentas com linguagem de última geração para ser acessado pelos novos equipamentos que surgem todos os dias.
As FERRAMENTAS citadas ACIMA, de acordo com especialistas é que facilitará a COMUNICAÇÃO de todas as pessoas envolvidas na operacionalização da ORGANIZAÇÃO, a direção, o staff, o pessoal operacional, os clientes, os fornecedores e o Estado.
Outra hipótese, os funcionários da ORGANIZAÇÃO estão desmotivados? Então, segundo os especialistas é preciso providenciar palestras motivacional para levantar o ânimo da Turma.
O Consultor externo pode fazer uma investigação, fazer um levantamento e preparar um diagnóstico dos assuntos a ser trabalhados para melhorar.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30
anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional
e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e
Vendas.
Publicação Original: http://altair1957.blogspot.com/2017/06/comunicacao-interna-e-externa-gestao.html
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