CRISE, que nada, crie seu NEGÓCIO próprio...
É nos momentos de CRISE que precisamos mostrar que somos criativos. De acordo com WELCH (2001: 20) para desenvolver negócios o importante é o cheiro, o sentimento e o toque, tanto quanto ou mais que os números.
Palavras-chave: Crise. Criatividade. Empreendedorismo.
Quando Welch se refere a cheiro nos negócios, Ele a meu ver está querendo falar sobre faro, uma qualidade inata nos cães que descobrem onde está o que procura cheirando, farejando, nós que somos seres pensantes temos uma chance a mais porque temos olfato e também facilidade para pensar. Quando ele fala em sentimento acredito que está querendo dizer que podemos sentir as coisas, portanto, temos condições de decidir o caminho que devemos seguir para resolver nossas dificuldades e, quando cita o toque é a possibilidade que temos de controlar as coisas para diminuir nossas dificuldades, isso fica claro quando ele cita a comparação com os números.
Para EMPREENDER, para criar um NEGÓCIO deixe brotar uma boa idéia, reconheça uma oportunidade, aceite um conselho.
No mundo do empreendimento tudo nasce de um pensamento, a idéia brota no pensamento da mesma forma que brota uma planta. As árvores nasceram, brotaram através de uma semente lançada pelas fezes de um pequeno pássaro diretamente da natureza para a natureza ou, plantada através de uma muda pelo homem.
Um empreendimento também tem o mesmo princípio, uma idéia pode surgir a partir de um estímulo que alguém lançou no seu pensamento, uma idéia que pode ter nascido do seu próprio pensamento ou, através de uma oportunidade, um conselho, uma orientação.
O que cada UM pode fazer pertence a cada UM porque cada pessoa tem suas próprias HABILIDADES e COMPETÊNCIAS, pense, analise, critique e determine ação a implementar.
Descubra um produto ou serviço que você possa oferecer ou desenvolver, verifique o valor a ser cobrado pelo produto ou serviço que você oferecerá, procure manter o valor desse produto ou serviço de acordo com os valores dentro do mercado e, estude bem onde você oferecerá esse produto ou serviço.
Algumas opções para começar a pensar: Alimentação, todos precisamos nos alimentar. Existe um mercado aberto para jardinagem, enfim, são inúmeras as possibilidades.
Essas possibilidades KOTLER definiu na relação de consumo chamada no marketing de 4 P’s, o consumidor recebe do mercado a oferta de produtos ou serviços através PRODUTO – PREÇO – PROMOÇÃO – PRAÇA (ponto de venda, local de distribuição).
Nunca é demais chamar atenção para tomada de DECISÕES, para construção de PLANOS coerentes que garantam nossa tranquilidade financeira, manutenção da ORGANIZAÇÃO de ações e processos de nossa vida e, manter um CONTROLE rígido de nossas condições financeiras, econômicas, social e política. Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar ações e manter controle.
Tomada de Decisões: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Plano de ação: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a seguir para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário definir ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
Controle: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30
anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional
e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e
Vendas.
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