Decadência VAREJISTA no Brasil e o papel da Gestão e do Marketing...
O texto a seguir é de Salomão Filho no Linkedin em 27-11-2017, com título: “Anabolizado pela Inteligência Artificial, o varejo nunca mais será o mesmo”. Transcrito parte do texto: Se você tem mais de 30, 40 anos certamente se lembra da MESBLA e do MAPPIN que chegaram a figurar entre os maiores ícones do varejo brasileiro durante décadas até fecharem as portas em 1999, época em que, coincidentemente, a internet começava a decolar por aqui e surgiam as primeiras lojas virtuais – O Submarino foi fundado em Junho de 1999, o Mercado Livre em Agosto e a Americanas.com em Setembro. As duas redes, que juntas tiveram 9000 funcionários, foram legítimas representantes de uma geração de lojas que parece estar respirando por aparelhos; muitas já jogaram a toalha. Texto transcrito na íntegra.
Estou usando parte do texto do Salomão Filho para facilitar e exemplificar o entendimento do que pretendo mostrar em relação à Decadência do VAREJO no Brasil relacionado com GESTÃO e MARKETING. Fui consumidor das empresas citadas no texto acima e, posso comentar com certa propriedade sobre os ERROS cometidos pela MESBLA e MAPPIN. Posso começar comentando sobre um assunto que está muito presente na MÍDIA nos dias atuais. A Corrupção, o protecionismo. Mas, aliados a esses dois pontos, os GESTORES das duas empresas não mostraram COMPETÊNCIA e HABILIDADE para enxergar as mudanças não só que começava ocorrer de Inteligência Artificial, mas também não enxergaram os erros de ESTRATÉGIA de localização das empresas, a necessidade de INOVAÇÃO com modernização de INSTALAÇÕES e, outros tantos. Com esse artigo pretendo apenas chamar atenção do público interessado sobre o assunto para necessidade dos GESTORES de administração e de marketing das organizações em relação aos pontos citados aqui abaixo, nas palavras-chaves e, comentarei de forma sem profundidade sobre os erros citados aqui acima.
Palavras-chave: Decisão. Plano. Organização. Controle.
PENSAMENTO - IDÉIA
DECISÃO
PLANO
ORGANIZAÇÃO
CONTROLE
Antes de começar a comentar sobre os erros pude perceber que os GESTORES da MESBLA e do MAPPIN cometeram, quero chamar atenção para uma máxima que os estudiosos apontam para sucesso dos NEGÓCIOS, a VELOCIDADE. As empresas citadas tinham suas unidades de NEGÓCIOS montadas em áreas CENTRAIS nas cidades onde se encontravam presentes, RJ e SP, os gestores das empresas não atentaram para o esvaziamento que vinha ocorrendo nesses locais a partir dos anos 90, os prédios onde as referidas empresas encontravam instaladas não acompanhavam a modernização da ARQUITETURA utilizada para empresas comerciais de VAREJO naquele momento. Momento de grande EXPANSÃO de Shoppings Centers com estacionamentos confortáveis e, naquele momento ainda era oferecido gratuitamente, enfim, nas zonas centrais a falta de mobilidade, sem espaço para estacionamentos de veículos e, os Shoppings instalados estrategicamente para oferecer conforto ao consumidor.
Os GESTORES administrativos e de marketing, segundo os estudiosos precisam criar estratégias eficientes e velozes para acompanhar os tempos modernos, descobrir caminhos para atingir objetivos. Os estudiosos afirmam que os GESTORES no mundo globalizado atual precisam ser generalistas e com desenvolvimento de sua visão holística, visão do todo desenvolvida e atenta, para reunir condições de responder as demandas econômicas, social e política, com atenção especial ao AVANÇO TECNOLÓGICO do mundo moderno, um mundo onde a velocidade se tornou ponto primordial para o sucesso dos negócios.
De acordo com os estudiosos a GESTÃO eficaz de todos os empreendimentos passa por tomada de DECISÕES firmes e rápidas, por construção de PLANOS coerentes que garantam tranquilidade financeira, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido das condições financeiras, econômicas, social e política.
Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar ações e manter controle.
Tomada de decisões: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Plano de ação: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a seguir para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário definir ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
Controle: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas
com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.SOBRE Altair Pereira
Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
contato.apanweb@gmail.com
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