segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O que fazer para identificar mercados consumidores.

@SegmentaçãoMercados

Para os especialistas a IDENTIFICAÇÃO de mercados consiste na busca de informações para identificar os níveis, procedimentos e bases para segmentar os mercados de consumidores e industriais, que leve a resultados efetivos pela organização. Os níveis segundo os especialistas estão divididos em quatro que são: SEGMENTOS, NICHOS, áreas LOCAIS e INDIVÍDUOS; esses níveis são exatamente os pontos onde os administradores de marketing devem atuar, encaixar a produção de sua organização, distribuindo e promovendo os seus produtos e serviços para o maior número de consumidores possíveis.

Para os especialistas, o marketing de massa utilizado por Henry Ford para o seu modelo T, a Coca-Cola que sua garrafa de um único tamanho já não tem mais o mesmo efeito de antes, isso pode ser observado com facilidade pela diversificação dos carros da Ford e pelas ofertas dos produtos da Coca-Cola.

As ofertas de pontos de vendas também ganhou ao longo do tempo uma grande diversificação, hoje em dia os consumidores têm a sua disposição um leque grande de pontos de vendas: Os Shoppings, as lojas de rua, as lojas especializadas, os home centers, os catálogos, o telemarketing, enfim, uma gama enorme de pontos de distribuição de produtos, tudo isso auxiliado pelo crescimento vertical das vendas pela internet.

As mídias de propaganda, assim como os canais de distribuição também cresceram, isso levou o marketing a rever a sua atuação segundo os especialistas, deixando de atuar em ambiente macro e passando a se preocupar mais com o ambiente micro do marketing.
Os especialistas afirmam que a identificação do mercado é feita a partir da identificação do marketing de segmento, de nicho, local e individual.

Para os estudiosos um segmento é formado por compradores com características comuns dentro do mercado, podendo diferir em desejos, poder de compra, geograficamente e em hábitos de comprar.

Os especialistas afirmam que os compradores de eletros eletrônicos, por exemplo, pode identificar seus consumidores da seguinte forma: Compradores de televisores de diversas marcas e tamanhos, compradores de aparelhos de som para uso doméstico e, também para uso comercial em entretenimento comercial em shows, compradores de aparelhos eletro eletrônicos portáteis e outros. 

Dessa forma o marketing de segmento atua entre o marketing de massa e o marketing individual.

Para os especialistas o MARKETING de SEGMENTO conta com benefícios tais como: Canais de distribuição e de comunicação mais fácil e a organização enfrentará um número de concorrentes menor de acordo com o foco da concorrência no referido segmento.

NICHO, para os estudiosos é um mercado menor e que as necessidades não estão sendo bem atendidas e, que deverá ser dividido o segmento em subsegmento para definir um grupo de consumidores com características comuns em busca de benefícios especiais nos produtos. Bebedores de cervejas, onde os bebedores de cerveja sem álcool não contam com uma oferta maior, este subsegmento é considerado um nicho de mercado.

Os segmentos são normalmente grandes, já os nichos por ser menores atraem menos competidores, isso leva as organizações de maior porte a perder parcela de seu mercado para empresas concorrentes que às vezes são empresas de menor porte.

Os especialistas afirmam que os nichos de mercado são atraentes porque os consumidores possuem necessidades distintas e, isso permite rentabilizar melhor a partir do composto de marketing preço, já que os consumidores estão disposto a pagar um pouco mais devido às suas necessidades distintas.

Segundo os estudiosos, o marketing LOCAL, alvo ou regional tem características distintas para atender necessidades e desejos de um público consumidor local em determinadas áreas comerciais verificando as variáveis demográficas, as condições sócio econômicas dos consumidores, as diferentes comunidades étnicas, o estilo de vida, enfim, segundo os especialistas nesses casos a propaganda nacional é um desperdício porque deixa de atingir o público local, eles apontam também as condições do varejo que deixa de ajustar o sortimento dos seus produtos de acordo com sua vizinhança. Obs: Os executivos contrários ao marketing local argumentam que a prática aumenta o custo de produção e marketing ao reduzir a economia de escala, a logística tem maior dificuldade para atender e a imagem da marca tende a ser diluída se o produto e a mensagem forem diferentes nas diversas praças.

INDIVIDUAL ou “marketing um a um”, segundos especialistas durante séculos os consumidores foram atendidos como indivíduos, o alfaiate, o barbeiro, a manicure, enfim, o marketing e o atendimento de forma individual e sob medida. Hoje o marketing está customizado assim como a logística, as condições financeiras, a oferta é feita considerando diversas variáveis de acordo com a expectativa de atendimento a determinado número de clientes.

A tecnologia, especificamente a informática o hardware e software, os programas utilizados nos computadores e nos equipamentos de mão utilizados também pela telefonia, a robótica, o banco de dados, as mídias de comunicação em tempo real como as redes sociais, os e-mails estão facilitando às empresas um retorno do marketing customizado, a “customização de massa”, a condição de preparar base consistente de produtos e comunicações para atender individualmente os consumidores.

As empresas de produtos e serviços tem a sua disposição hoje em dia, um sistema de fornecimento do composto de marketing promoção que permite oferecer seus produtos e serviço a seu consumidor em tempo real.

Referências bibliográficas:
KOTLER, Philip. Administração de marketing: Análise, planejamento, implementação e controle / Philip Kotler; tradução Ailton Bomfim Brandão – 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.

          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.


Ebook - Educação SUPERIOR: https://go.hotmart.com/I5078315S
          contato.apanweb@gmail.com

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Para Educar é preciso ação, criatividade e estratégia.

@EducaçãoAçãoEstratégia

Ao assumir uma turma, o professor comprometido com o ato amoroso de ensinar, a sua primeira ação deve ser a de procurar conhecer com profundidade todos os alunos da turma, suas facilidades, suas dificuldades e principalmente o interesse de cada aluno. Para que possamos fazer um bom planejamento, com estratégias que sejam eficientes, precisamos partir de algum ponto e, nesse caso como estamos assumindo a turma com as aulas já em andamento, para os especialistas é preciso fazer um diagnóstico, para então, partirmos dos resultados obtidos no diagnóstico, e, partindo desse ponto montarmos estratégias de ação para trabalhar em busca dos objetivos que segundo Macetto (1996) sugere, são: “Participação, integração, motivação e criatividade.”

Atrair a participação de toda a turma não é tarefa fácil, devido aos interesses de cada aluno, mas é conveniente entendermos que todos que ali se encontram estão em busca de alguma coisa, caso contrário não estariam ali na sala de aula, então, só o fato de estar presente se torna um ponto positivo, então, nós os professores temos a obrigação de utilizarmos toda a nossa criatividade para atrairmos a atenção e participação ativa dos alunos.

A integração será um fator que dependerá mais uma vez dos interesses de cada aluno, não só dos interesses, mas também das necessidades e desejos. A integração se dará no momento em que os alunos perceberem que precisam de seus pares para chegar a seus objetivos, os alunos para concluir suas tarefas e seguirem em direção a construção de sua aprendizagem com qualidade, eles precisam da colaboração dos professores e de seus colegas de classe. A integração com as pessoas não só da sala de aula, mas com todas as pessoas da instituição de ensino tende a facilitar a vida do estudante em busca da construção do seu conhecimento.

Motivo e ação são duas palavras que juntas significam a razão do estudante estar dedicando tempo e recursos na construção dos seus conhecimentos. Nós precisamos sempre de motivo para fazer as coisas, ninguém faz as coisas só por fazer, no caso da educação, o motivo é ampliarmos nossos conhecimentos para facilitar a nossa vida no dia a dia, seja para melhorar nossa cultura, seja para melhorar nossa posição dentro da sociedade que vivemos e com certeza, um motivo muito forte é para melhorar nossas chances de colocação no mercado de trabalho e com isso melhorar nossas condições econômicas. Tudo isso só se torna possível de ser atingido através de ações.

A criatividade deve estar inserida em todas as ações do ser humano, com o uso da criatividade, o ser humano estará trabalhando para melhorar a sua qualidade de vida. Em especial no caso dos estudantes em relação a educação, se faz necessário estar sempre analisando e refletindo para conseguir o máximo de produtividade na construção dos seus conhecimentos, com o menor esforço possível, é a lei do fazer mais com menos. Não podemos confundir menor esforço, menos, com preguiça.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Carlos Cipriano Luckesi, Luis Carlos Freitas, Paulo Freira e outros. E, artigos diversos na internet.

          PEREIRA, Altair. Como se tornar professor de curso superior. Hotmart, Outubro 2016.
          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.


Ebook - Educação SUPERIOR: https://go.hotmart.com/I5078315S
          contato.apanweb@gmail.com
        
ANEXO: PLANO de ENSINO
CURSO: Gestão Mercadológica
Disciplina: Mercadologia e varejo.

1.    IDENTIFICAÇÃO
          NOME: Altair Flávio Pereira
          TITULAÇÃO: Pós-graduação
          SEMESTRE – MÓDULO
          PERÍODO: Diurno ou noturno - EAD
          CARGA HORÁRIA: Semanal (02 horas) e Semestral (40 horas)
          CURSO: Gestão MERCADOLÓGICA
          DISCIPLINA: Mercadologia e Varejo.

2.    PROCESSO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E CONTINUA.
          Ementa: A competição existente nos dias atuais exige atualização e desenvolvimento Educacional continuado, para acompanhar o contexto social, político e econômico, a disciplina Marketing e Varejo através dos seus conceitos e competências colaboram para análise de situação das organizações para atender as necessidades do mercado, bem como utilizar ferramentas e estratégias como diferencial, sempre em busca de melhoria de qualidade na prestação de serviços e com isso aperfeiçoar relacionamento positivo com clientes para investir no aumento de produtividade nas organizações.
3.    OBJETIVOS:
3.1 Objetivo Geral:
           Estimular desenvolvimento de habilidades e competências para a gestão de Marketing no Varejo com suas implicações no ambiente organizacional.
          3.2 Objetivos Específicos:
          No término do semestre, o aluno deverá se encontrar apto para avaliar a importância da gestão de Marketing no Varejo. Essa avaliação se tornará possível através da construção de conhecimentos adquirido no curso.
          A disciplina Marketing no Varejo disponibilizará conteúdo que possibilitará ao aluno compreender e verificar necessidades e desejos dos consumidores e, tendências de mercado, verificar valores agregados a produtos e serviços, a trabalhar para fidelizar clientes e implementar ações de divulgação de marcas, com isso levar a organização ao crescimento e desenvolvimento sustentável.
4.    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
          O conteúdo programático será basicamente relacionado a MARKETING, com abrangência no varejo, com isso pretendo enriquecer a matéria e oferecer aos alunos possibilidades de ampliar seus horizontes na construção dos seus conhecimentos.
          4.1 Marketing:
          Conceito para as Empresas.
          Sua importância e seus objetivos.
          Processo: pesquisa, segmentação, seleção e posicionamento de mercado. Análise de oportunidades de mercado: Identificação de segmentos de mercados e seleção de mercado alvo.
          Estratégias e seleção de mercado.
          Atividades dos responsáveis pelo processo de Marketing.
         Características da comunicação persuasiva do Marketing.
          O papel e o propósito do marketing na economia e na sociedade.
          Ética e responsabilidade social.

5.    MÉTODOS – TÉCNICAS – RECURSOS
          Aulas expositivas com auxílio de lousa, retroprojetor, projetor multimídia e outros (70%).
          Atividade extraclasse: Trabalhos em grupo e individual (resenhas e ensaios) com material coletado nos livros, revistas, jornais, Internet e literatura acadêmica.
          Estudos de casos e artigos diversos, debate oral em sala de aula e fórum eletrônico  (30%).
6.    AVALIAÇÃO
          A avaliação é assunto tratado no plano de ensino para dar conhecimento aos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem sobre critérios utilizados pelo professor com a anuência da instituição, dando conhecimento aos alunos de forma clara sobre o que será avaliado. A avaliação deve ser continua e diversificada. A avaliação é constituída por AI1 e AI2. AI1 = avaliação interdisciplinar, com peso 1 - Compreende as práticas acadêmicas, como semanas, eventos, participação nas aulas e questões interdisciplinares.
          AI2 = avaliação interdisciplinar com peso 2.- Implica os conceitos necessários à construção da práxis acadêmica e profissional, com foco na disciplina em questão. Portanto: [AI 1 + (AI 2)2 / 3] = ou > 7,0 para aprovação.
          A avaliação é o momento da apuração, de verificar o andamento do processo ensino-aprendizagem, é nesse momento devemos corrigir rumos caso os objetivos traçados referentes a conteúdos e construção de conhecimento, estejam abaixo do que foi planejado. No caso de estar tudo andando de acordo com o planejamento então, é manter o percurso pedagógico e, procurar incrementar ainda mais.
          CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
          Aula Conteúdo programático Estratégia
          1. Apresentação da disciplina -  Aula expositiva
          2. Introdução ao Marketing - Aula expositiva
          3. O varejo e suas mudanças radicais  - Aula expositiva
          4. Canais de distribuição - Aula expositiva
          5. Composto de MARKETING - Dinâmica de grupo.
          6. A Administração Varejista - Aula expositiva
          7. Localização - Aula expositiva
          8. Estudo de Caso
          9. Discussão de Caso - Debate em sala de aula
         10. Comportamento do consumidor - Aula expositiva
         11. Alimentos de conveniência - Aula expositiva
         12. Verificação do aprendizado - elaboração do posicionamento Laboratório de informática
         13. Hipermercados - Aula expositiva
         14. Erros na seleção da localização – Aula expositiva
         15. Ciclo de compras - Aula expositiva
         16. Formação de Preços - Aula expositiva
         17. Imagem da loja - Exercícios - Serviços na Web Seminários
         18. Promoção - Aula expositiva
         19. Texto para leitura e discussão - Resenhas crítica
         20. Propaganda - Aula expositiva
         21. Texto para discussão - Debates em sala de aula
         22. Serviços e distribuição - Aula expositiva
         23. Venda pessoal - Aula expositiva
         24. Estudo de caso - Exercício em sala de aula Estudo de caso
         25. Discussão de Caso - Exercício para entregar Debates em sala de aula
        26. Marketing direto - Aula expositiva
        27. O futuro do varejo - Aula expositiva
        28. Planejamento de Marketing - Aula expositiva
        29. Estratégias de MARKETING - Aula expositiva
        30. Mídias - Dinâmica de grupo.
        31. Segmentação - Aula expositiva
        32. Plano de MARKETING - Aula expositiva
        33. Atividade de verificação do assunto - Gerenciamento dinâmica de grupo
         34. Plano de ação - Aula expositiva
         35. Texto para análise - Debates em sala de aula
         36. Qualidade - Aula expositiva
         37. Gestão de vendas - Aula expositiva
         38. Prova final
         39. Devolução da prova e comentários - Atendimento ao aluno
         40. Encerramento Atendimento ao aluno
        
          BIBLIOGRAFIA:
          Bibliografia Básica:
          LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Varejo. 2. Ed. - São Paulo: Ed. Atlas, 2000.
          PARENTE, Juraci. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia – 1. Ed – 11. Reimp. São Paulo:  Atlas, 2011.
         Bibliografia Complementar:
          BERNARDINO, Eliane de Castro. Marketing de varejo / Eliane de Castro Bernardino, Mauro Pacanowski, Nicolau Khoury, Ulisses Reis. – 3. Ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia/comercio-e-servicos . São Paulo. google, Consulta feita em: 24/06/2013 – 15h44.
          MAC ADDEN, Daniel Oscar. Marketing direto para o varejo / Daniel Oscar Mac Adden. – 1. Ed. – São Paulo: Saraiva e Editora SENAC São Paulo, 1995.
          RODRIGUES, Valter. Marketing no Varejo. 10ª Edição. São Paulo: Globo, 1997.     

SUZUKI, Iara. Didática no Ensino Superior, módulo 02. Uninove, São Paulo, 2013

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

CARAMBA!!! A qualidade do ensino precisa melhorar.

@EnsinoComQualidade

          Para os especialistas em QUALIDADE na educação a transmissão, a interação ou envolvimento percebido junto a classe de alunos e a assimilação é o que determinará o nível da qualidade no ensino.

          Segundo os especialistas os docentes precisam analisar, criticar e determinar sobre a forma como transmitem conteúdos a seus alunos de forma que venham a colher resultados da aprendizagem pelos alunos em um nível alto de aproveitamento, afinal de contas esse é o objetivo principal do relacionamento ensino e aprendizagem.

          A interação, ou seja, o interesse conseguido junto aos alunos em relação a matéria, aos conteúdos transmitidos, segundo os especialista é a parte mais importante na relação ensino e aprendizagem com QUALIDADE, enfim, é o aluno o maior interessado nessa relação, é ele que está buscando o seu desenvolvimento, a sua condição de melhoria cultural, econômica, política e social.

      A assimilação para os especialistas é a condição que possibilitará aos educandos o desenvolvimento visando a busca pela ampliação e condição de evolução como cidadãos o que os levará a contribuir de forma efetiva com a sociedade através de sua inserção no mercado de trabalho, de sua contribuição para a cultura, para ciência e, também para o crescimento econômico não só pessoal, mas de todos a seu redor, possibilitando também o desenvolvimento do seu senso crítico em relação a política e para participar ativamente do desenvolvimento da sociedade a que faz parte.

          A importância do professor e a forma com que ele trabalha para desenvolver a sua profissão com QUALIDADE, segundo os especialistas é que levará a EDUCAÇÃO a ganhar um avanço significativo para contribuir de forma efetiva na melhoria e na condição social das pessoas.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Carlos Cipriano Luckesi, Luis Carlos Freitas, Paulo Freire e outros. E, artigos diversos na internet.
LAURITI, Thiago. Estratégia para qualidade no ensino superior. In, Formação de Docentes para Ensino Superior; São Paulo: Uninove EaD, Out / Nov 2013.


          PEREIRA, Altair. Leitura de artigos na internet e experiências de vida educacional e profissional.
          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

Ebook - Educação SUPERIOR: https://go.hotmart.com/I5078315S
          contato.apanweb@gmail.com
        
ANEXO: PLANO de ENSINO
CURSO: Gestão Mercadológica
Disciplina: Mercadologia e varejo.

1.    IDENTIFICAÇÃO
          NOME: Altair Flávio Pereira
          TITULAÇÃO: Pós-graduação
          SEMESTRE – MÓDULO
          PERÍODO: Diurno ou noturno - EAD
          CARGA HORÁRIA: Semanal (02 horas) e Semestral (40 horas)
          CURSO: Gestão MERCADOLÓGICA
          DISCIPLINA: Mercadologia e Varejo.

2.    PROCESSO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E CONTINUA.
          Ementa: A competição existente nos dias atuais exige atualização e desenvolvimento Educacional continuado, para acompanhar o contexto social, político e econômico, a disciplina Marketing e Varejo através dos seus conceitos e competências colaboram para análise de situação das organizações para atender as necessidades do mercado, bem como utilizar ferramentas e estratégias como diferencial, sempre em busca de melhoria de qualidade na prestação de serviços e com isso aperfeiçoar relacionamento positivo com clientes para investir no aumento de produtividade nas organizações.
3.    OBJETIVOS:
3.1 Objetivo Geral:
           Estimular desenvolvimento de habilidades e competências para a gestão de Marketing no Varejo com suas implicações no ambiente organizacional.
          3.2 Objetivos Específicos:
          No término do semestre, o aluno deverá se encontrar apto para avaliar a importância da gestão de Marketing no Varejo. Essa avaliação se tornará possível através da construção de conhecimentos adquirido no curso.
          A disciplina Marketing no Varejo disponibilizará conteúdo que possibilitará ao aluno compreender e verificar necessidades e desejos dos consumidores e, tendências de mercado, verificar valores agregados a produtos e serviços, a trabalhar para fidelizar clientes e implementar ações de divulgação de marcas, com isso levar a organização ao crescimento e desenvolvimento sustentável.
4.    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
          O conteúdo programático será basicamente relacionado a MARKETING, com abrangência no varejo, com isso pretendo enriquecer a matéria e oferecer aos alunos possibilidades de ampliar seus horizontes na construção dos seus conhecimentos.
          4.1 Marketing:
          Conceito para as Empresas.
          Sua importância e seus objetivos.
          Processo: pesquisa, segmentação, seleção e posicionamento de mercado. Análise de oportunidades de mercado: Identificação de segmentos de mercados e seleção de mercado alvo.
          Estratégias e seleção de mercado.
          Atividades dos responsáveis pelo processo de Marketing.
         Características da comunicação persuasiva do Marketing.
          O papel e o propósito do marketing na economia e na sociedade.
          Ética e responsabilidade social.

5.    MÉTODOS – TÉCNICAS – RECURSOS
          Aulas expositivas com auxílio de lousa, retroprojetor, projetor multimídia e outros (70%).
          Atividade extraclasse: Trabalhos em grupo e individual (resenhas e ensaios) com material coletado nos livros, revistas, jornais, Internet e literatura acadêmica.
          Estudos de casos e artigos diversos, debate oral em sala de aula e fórum eletrônico  (30%).
6.    AVALIAÇÃO
          A avaliação é assunto tratado no plano de ensino para dar conhecimento aos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem sobre critérios utilizados pelo professor com a anuência da instituição, dando conhecimento aos alunos de forma clara sobre o que será avaliado. A avaliação deve ser continua e diversificada. A avaliação é constituída por AI1 e AI2. AI1 = avaliação interdisciplinar, com peso 1 - Compreende as práticas acadêmicas, como semanas, eventos, participação nas aulas e questões interdisciplinares.
          AI2 = avaliação interdisciplinar com peso 2.- Implica os conceitos necessários à construção da práxis acadêmica e profissional, com foco na disciplina em questão. Portanto: [AI 1 + (AI 2)2 / 3] = ou > 7,0 para aprovação.
          A avaliação é o momento da apuração, de verificar o andamento do processo ensino-aprendizagem, é nesse momento devemos corrigir rumos caso os objetivos traçados referentes a conteúdos e construção de conhecimento, estejam abaixo do que foi planejado. No caso de estar tudo andando de acordo com o planejamento então, é manter o percurso pedagógico e, procurar incrementar ainda mais.
          CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
          Aula Conteúdo programático Estratégia
          1. Apresentação da disciplina -  Aula expositiva
          2. Introdução ao Marketing - Aula expositiva
          3. O varejo e suas mudanças radicais  - Aula expositiva
          4. Canais de distribuição - Aula expositiva
          5. Composto de MARKETING - Dinâmica de grupo.
          6. A Administração Varejista - Aula expositiva
          7. Localização - Aula expositiva
          8. Estudo de Caso
          9. Discussão de Caso - Debate em sala de aula
         10. Comportamento do consumidor - Aula expositiva
         11. Alimentos de conveniência - Aula expositiva
         12. Verificação do aprendizado - elaboração do posicionamento Laboratório de informática
         13. Hipermercados - Aula expositiva
         14. Erros na seleção da localização – Aula expositiva
         15. Ciclo de compras - Aula expositiva
         16. Formação de Preços - Aula expositiva
         17. Imagem da loja - Exercícios - Serviços na Web Seminários
         18. Promoção - Aula expositiva
         19. Texto para leitura e discussão - Resenhas crítica
         20. Propaganda - Aula expositiva
         21. Texto para discussão - Debates em sala de aula
         22. Serviços e distribuição - Aula expositiva
         23. Venda pessoal - Aula expositiva
         24. Estudo de caso - Exercício em sala de aula Estudo de caso
         25. Discussão de Caso - Exercício para entregar Debates em sala de aula
        26. Marketing direto - Aula expositiva
        27. O futuro do varejo - Aula expositiva
        28. Planejamento de Marketing - Aula expositiva
        29. Estratégias de MARKETING - Aula expositiva
        30. Mídias - Dinâmica de grupo.
        31. Segmentação - Aula expositiva
        32. Plano de MARKETING - Aula expositiva
        33. Atividade de verificação do assunto - Gerenciamento dinâmica de grupo
         34. Plano de ação - Aula expositiva
         35. Texto para análise - Debates em sala de aula
         36. Qualidade - Aula expositiva
         37. Gestão de vendas - Aula expositiva
         38. Prova final
         39. Devolução da prova e comentários - Atendimento ao aluno
         40. Encerramento Atendimento ao aluno
        
          BIBLIOGRAFIA:
          Bibliografia Básica:
          LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Varejo. 2. Ed. - São Paulo: Ed. Atlas, 2000.
          PARENTE, Juraci. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia – 1. Ed – 11. Reimp. São Paulo:  Atlas, 2011.
         Bibliografia Complementar:
          BERNARDINO, Eliane de Castro. Marketing de varejo / Eliane de Castro Bernardino, Mauro Pacanowski, Nicolau Khoury, Ulisses Reis. – 3. Ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia/comercio-e-servicos . São Paulo. google, Consulta feita em: 24/06/2013 – 15h44.
          MAC ADDEN, Daniel Oscar. Marketing direto para o varejo / Daniel Oscar Mac Adden. – 1. Ed. – São Paulo: Saraiva e Editora SENAC São Paulo, 1995.
          RODRIGUES, Valter. Marketing no Varejo. 10ª Edição. São Paulo: Globo, 1997.     
SUZUKI, Iara. Didática no Ensino Superior, módulo 02. Uninove, São Paulo, 2013