Para os especialistas em QUALIDADE na educação a transmissão, a interação ou envolvimento percebido junto a classe de alunos e a assimilação é o que determinará o nível da qualidade no ensino.
Segundo os especialistas os docentes precisam analisar, criticar e determinar sobre a forma como transmitem conteúdos a seus alunos de forma que venham a colher resultados da aprendizagem pelos alunos em um nível alto de aproveitamento, afinal de contas esse é o objetivo principal do relacionamento ensino e aprendizagem.
A interação, ou seja, o interesse conseguido junto aos alunos em relação a matéria, aos conteúdos transmitidos, segundo os especialista é a parte mais importante na relação ensino e aprendizagem com QUALIDADE, enfim, é o aluno o maior interessado nessa relação, é ele que está buscando o seu desenvolvimento, a sua condição de melhoria cultural, econômica, política e social.
A assimilação para os especialistas é a condição que possibilitará aos educandos o desenvolvimento visando a busca pela ampliação e condição de evolução como cidadãos o que os levará a contribuir de forma efetiva com a sociedade através de sua inserção no mercado de trabalho, de sua contribuição para a cultura, para ciência e, também para o crescimento econômico não só pessoal, mas de todos a seu redor, possibilitando também o desenvolvimento do seu senso crítico em relação a política e para participar ativamente do desenvolvimento da sociedade a que faz parte.
A importância do professor e a forma com que ele trabalha para desenvolver a sua profissão com QUALIDADE, segundo os especialistas é que levará a EDUCAÇÃO a ganhar um avanço significativo para contribuir de forma efetiva na melhoria e na condição social das pessoas.
REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Carlos Cipriano Luckesi, Luis Carlos Freitas, Paulo Freire e outros. E, artigos diversos na internet.
LAURITI, Thiago. Estratégia para qualidade no ensino superior. In, Formação de Docentes para Ensino Superior; São Paulo: Uninove EaD, Out / Nov 2013.
PEREIRA, Altair. Leitura de artigos
na internet e experiências de vida educacional e profissional.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30
anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional
e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e
Vendas.
ANEXO:
PLANO de ENSINO
CURSO:
Gestão
Mercadológica
Disciplina: Mercadologia e
varejo.
1.
IDENTIFICAÇÃO
NOME: Altair Flávio Pereira
TITULAÇÃO: Pós-graduação
SEMESTRE – MÓDULO
PERÍODO: Diurno ou noturno - EAD
CARGA HORÁRIA: Semanal (02 horas) e
Semestral (40 horas)
CURSO: Gestão MERCADOLÓGICA
DISCIPLINA: Mercadologia e Varejo.
2.
PROCESSO
DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E CONTINUA.
Ementa: A competição existente nos
dias atuais exige atualização e desenvolvimento Educacional continuado, para
acompanhar o contexto social, político e econômico, a disciplina Marketing e
Varejo através dos seus conceitos e competências colaboram para análise de
situação das organizações para atender as necessidades do mercado, bem como
utilizar ferramentas e estratégias como diferencial, sempre em busca de melhoria
de qualidade na prestação de serviços e com isso aperfeiçoar relacionamento
positivo com clientes para investir no aumento de produtividade nas
organizações.
3.
OBJETIVOS:
3.1 Objetivo Geral:
Estimular desenvolvimento de
habilidades e competências para a gestão de Marketing no Varejo com suas
implicações no ambiente organizacional.
3.2 Objetivos Específicos:
No término do semestre, o aluno
deverá se encontrar apto para avaliar a importância da gestão de Marketing no Varejo.
Essa avaliação se tornará possível através da construção de conhecimentos
adquirido no curso.
A disciplina Marketing no Varejo
disponibilizará conteúdo que possibilitará ao aluno compreender e verificar
necessidades e desejos dos consumidores e, tendências de mercado, verificar
valores agregados a produtos e serviços, a trabalhar para fidelizar clientes e
implementar ações de divulgação de marcas, com isso levar a organização ao
crescimento e desenvolvimento sustentável.
4.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
O conteúdo programático será
basicamente relacionado a MARKETING, com abrangência no varejo, com isso
pretendo enriquecer a matéria e oferecer aos alunos possibilidades de ampliar
seus horizontes na construção dos seus conhecimentos.
4.1 Marketing:
Conceito para as Empresas.
Sua importância e seus objetivos.
Processo: pesquisa, segmentação,
seleção e posicionamento de mercado. Análise de oportunidades de mercado:
Identificação de segmentos de mercados e seleção de mercado alvo.
Estratégias e seleção de mercado.
Atividades dos responsáveis pelo
processo de Marketing.
Características da comunicação
persuasiva do Marketing.
O papel e o propósito do marketing na
economia e na sociedade.
Ética e responsabilidade social.
5.
MÉTODOS
– TÉCNICAS – RECURSOS
Aulas expositivas com auxílio de
lousa, retroprojetor, projetor multimídia e outros (70%).
Atividade extraclasse: Trabalhos em
grupo e individual (resenhas e ensaios) com material coletado nos livros, revistas,
jornais, Internet e literatura acadêmica.
Estudos de casos e artigos diversos,
debate oral em sala de aula e fórum eletrônico
(30%).
6.
AVALIAÇÃO
A avaliação é assunto tratado no
plano de ensino para dar conhecimento aos envolvidos no processo de ensino e
aprendizagem sobre critérios utilizados pelo professor com a anuência da
instituição, dando conhecimento aos alunos de forma clara sobre o que será
avaliado. A avaliação deve ser continua e diversificada. A avaliação é
constituída por AI1 e AI2. AI1 = avaliação interdisciplinar, com peso 1 -
Compreende as práticas acadêmicas, como semanas, eventos, participação nas
aulas e questões interdisciplinares.
AI2 = avaliação interdisciplinar com
peso 2.- Implica os conceitos necessários à construção da práxis acadêmica e
profissional, com foco na disciplina em questão. Portanto: [AI 1 + (AI 2)2 / 3]
= ou > 7,0 para aprovação.
A avaliação é o momento da apuração,
de verificar o andamento do processo ensino-aprendizagem, é nesse momento
devemos corrigir rumos caso os objetivos traçados referentes a conteúdos e
construção de conhecimento, estejam abaixo do que foi planejado. No caso de
estar tudo andando de acordo com o planejamento então, é manter o percurso
pedagógico e, procurar incrementar ainda mais.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
Aula Conteúdo programático Estratégia
1. Apresentação da disciplina - Aula expositiva
2. Introdução ao Marketing - Aula
expositiva
3. O varejo e suas mudanças radicais
- Aula expositiva
4. Canais de distribuição - Aula expositiva
5. Composto de MARKETING - Dinâmica
de grupo.
6. A Administração Varejista - Aula expositiva
7. Localização - Aula expositiva
8. Estudo de Caso
9. Discussão de Caso - Debate em sala de aula
10. Comportamento do consumidor - Aula
expositiva
11. Alimentos de conveniência - Aula
expositiva
12.
Verificação do aprendizado - elaboração do posicionamento Laboratório de
informática
13. Hipermercados - Aula expositiva
14.
Erros na seleção da localização – Aula expositiva
15. Ciclo de compras - Aula expositiva
16. Formação de Preços - Aula expositiva
17. Imagem da loja - Exercícios -
Serviços na Web Seminários
18. Promoção - Aula expositiva
19.
Texto para leitura e discussão - Resenhas crítica
20. Propaganda - Aula expositiva
21. Texto para discussão - Debates em
sala de aula
22. Serviços e distribuição - Aula
expositiva
23. Venda pessoal - Aula expositiva
24.
Estudo de caso - Exercício em sala de aula Estudo de caso
25. Discussão de Caso - Exercício para
entregar Debates em sala de aula
26. Marketing direto - Aula expositiva
27. O futuro do varejo - Aula
expositiva
28. Planejamento de Marketing - Aula expositiva
29.
Estratégias de MARKETING - Aula expositiva
30. Mídias - Dinâmica de grupo.
31. Segmentação - Aula expositiva
32. Plano de MARKETING - Aula
expositiva
33.
Atividade de verificação do assunto - Gerenciamento dinâmica de grupo
34.
Plano de ação - Aula expositiva
35.
Texto para análise - Debates em sala de aula
36. Qualidade - Aula expositiva
37. Gestão de vendas - Aula expositiva
38.
Prova final
39. Devolução da prova e comentários -
Atendimento ao aluno
40.
Encerramento Atendimento ao aluno
BIBLIOGRAFIA:
Bibliografia Básica:
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing
de Varejo. 2. Ed. - São Paulo: Ed. Atlas, 2000.
PARENTE, Juraci. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia – 1. Ed
– 11. Reimp. São Paulo: Atlas, 2011.
Bibliografia Complementar:
BERNARDINO, Eliane de Castro.
Marketing de varejo / Eliane de Castro Bernardino, Mauro Pacanowski, Nicolau
Khoury, Ulisses Reis. – 3. Ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia/comercio-e-servicos . São Paulo. google, Consulta feita
em: 24/06/2013 – 15h44.
MAC ADDEN, Daniel Oscar. Marketing direto para o
varejo / Daniel Oscar Mac Adden. – 1. Ed. – São Paulo: Saraiva e
Editora SENAC São Paulo, 1995.
RODRIGUES, Valter. Marketing no
Varejo. 10ª Edição. São Paulo: Globo, 1997.
SUZUKI, Iara. Didática no
Ensino Superior, módulo 02. Uninove, São Paulo, 2013
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