segunda-feira, 14 de novembro de 2016

CARAMBA!!! A qualidade do ensino precisa melhorar.

@EnsinoComQualidade

          Para os especialistas em QUALIDADE na educação a transmissão, a interação ou envolvimento percebido junto a classe de alunos e a assimilação é o que determinará o nível da qualidade no ensino.

          Segundo os especialistas os docentes precisam analisar, criticar e determinar sobre a forma como transmitem conteúdos a seus alunos de forma que venham a colher resultados da aprendizagem pelos alunos em um nível alto de aproveitamento, afinal de contas esse é o objetivo principal do relacionamento ensino e aprendizagem.

          A interação, ou seja, o interesse conseguido junto aos alunos em relação a matéria, aos conteúdos transmitidos, segundo os especialista é a parte mais importante na relação ensino e aprendizagem com QUALIDADE, enfim, é o aluno o maior interessado nessa relação, é ele que está buscando o seu desenvolvimento, a sua condição de melhoria cultural, econômica, política e social.

      A assimilação para os especialistas é a condição que possibilitará aos educandos o desenvolvimento visando a busca pela ampliação e condição de evolução como cidadãos o que os levará a contribuir de forma efetiva com a sociedade através de sua inserção no mercado de trabalho, de sua contribuição para a cultura, para ciência e, também para o crescimento econômico não só pessoal, mas de todos a seu redor, possibilitando também o desenvolvimento do seu senso crítico em relação a política e para participar ativamente do desenvolvimento da sociedade a que faz parte.

          A importância do professor e a forma com que ele trabalha para desenvolver a sua profissão com QUALIDADE, segundo os especialistas é que levará a EDUCAÇÃO a ganhar um avanço significativo para contribuir de forma efetiva na melhoria e na condição social das pessoas.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Carlos Cipriano Luckesi, Luis Carlos Freitas, Paulo Freire e outros. E, artigos diversos na internet.
LAURITI, Thiago. Estratégia para qualidade no ensino superior. In, Formação de Docentes para Ensino Superior; São Paulo: Uninove EaD, Out / Nov 2013.


          PEREIRA, Altair. Leitura de artigos na internet e experiências de vida educacional e profissional.
          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

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          contato.apanweb@gmail.com
        
ANEXO: PLANO de ENSINO
CURSO: Gestão Mercadológica
Disciplina: Mercadologia e varejo.

1.    IDENTIFICAÇÃO
          NOME: Altair Flávio Pereira
          TITULAÇÃO: Pós-graduação
          SEMESTRE – MÓDULO
          PERÍODO: Diurno ou noturno - EAD
          CARGA HORÁRIA: Semanal (02 horas) e Semestral (40 horas)
          CURSO: Gestão MERCADOLÓGICA
          DISCIPLINA: Mercadologia e Varejo.

2.    PROCESSO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E CONTINUA.
          Ementa: A competição existente nos dias atuais exige atualização e desenvolvimento Educacional continuado, para acompanhar o contexto social, político e econômico, a disciplina Marketing e Varejo através dos seus conceitos e competências colaboram para análise de situação das organizações para atender as necessidades do mercado, bem como utilizar ferramentas e estratégias como diferencial, sempre em busca de melhoria de qualidade na prestação de serviços e com isso aperfeiçoar relacionamento positivo com clientes para investir no aumento de produtividade nas organizações.
3.    OBJETIVOS:
3.1 Objetivo Geral:
           Estimular desenvolvimento de habilidades e competências para a gestão de Marketing no Varejo com suas implicações no ambiente organizacional.
          3.2 Objetivos Específicos:
          No término do semestre, o aluno deverá se encontrar apto para avaliar a importância da gestão de Marketing no Varejo. Essa avaliação se tornará possível através da construção de conhecimentos adquirido no curso.
          A disciplina Marketing no Varejo disponibilizará conteúdo que possibilitará ao aluno compreender e verificar necessidades e desejos dos consumidores e, tendências de mercado, verificar valores agregados a produtos e serviços, a trabalhar para fidelizar clientes e implementar ações de divulgação de marcas, com isso levar a organização ao crescimento e desenvolvimento sustentável.
4.    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
          O conteúdo programático será basicamente relacionado a MARKETING, com abrangência no varejo, com isso pretendo enriquecer a matéria e oferecer aos alunos possibilidades de ampliar seus horizontes na construção dos seus conhecimentos.
          4.1 Marketing:
          Conceito para as Empresas.
          Sua importância e seus objetivos.
          Processo: pesquisa, segmentação, seleção e posicionamento de mercado. Análise de oportunidades de mercado: Identificação de segmentos de mercados e seleção de mercado alvo.
          Estratégias e seleção de mercado.
          Atividades dos responsáveis pelo processo de Marketing.
         Características da comunicação persuasiva do Marketing.
          O papel e o propósito do marketing na economia e na sociedade.
          Ética e responsabilidade social.

5.    MÉTODOS – TÉCNICAS – RECURSOS
          Aulas expositivas com auxílio de lousa, retroprojetor, projetor multimídia e outros (70%).
          Atividade extraclasse: Trabalhos em grupo e individual (resenhas e ensaios) com material coletado nos livros, revistas, jornais, Internet e literatura acadêmica.
          Estudos de casos e artigos diversos, debate oral em sala de aula e fórum eletrônico  (30%).
6.    AVALIAÇÃO
          A avaliação é assunto tratado no plano de ensino para dar conhecimento aos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem sobre critérios utilizados pelo professor com a anuência da instituição, dando conhecimento aos alunos de forma clara sobre o que será avaliado. A avaliação deve ser continua e diversificada. A avaliação é constituída por AI1 e AI2. AI1 = avaliação interdisciplinar, com peso 1 - Compreende as práticas acadêmicas, como semanas, eventos, participação nas aulas e questões interdisciplinares.
          AI2 = avaliação interdisciplinar com peso 2.- Implica os conceitos necessários à construção da práxis acadêmica e profissional, com foco na disciplina em questão. Portanto: [AI 1 + (AI 2)2 / 3] = ou > 7,0 para aprovação.
          A avaliação é o momento da apuração, de verificar o andamento do processo ensino-aprendizagem, é nesse momento devemos corrigir rumos caso os objetivos traçados referentes a conteúdos e construção de conhecimento, estejam abaixo do que foi planejado. No caso de estar tudo andando de acordo com o planejamento então, é manter o percurso pedagógico e, procurar incrementar ainda mais.
          CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
          Aula Conteúdo programático Estratégia
          1. Apresentação da disciplina -  Aula expositiva
          2. Introdução ao Marketing - Aula expositiva
          3. O varejo e suas mudanças radicais  - Aula expositiva
          4. Canais de distribuição - Aula expositiva
          5. Composto de MARKETING - Dinâmica de grupo.
          6. A Administração Varejista - Aula expositiva
          7. Localização - Aula expositiva
          8. Estudo de Caso
          9. Discussão de Caso - Debate em sala de aula
         10. Comportamento do consumidor - Aula expositiva
         11. Alimentos de conveniência - Aula expositiva
         12. Verificação do aprendizado - elaboração do posicionamento Laboratório de informática
         13. Hipermercados - Aula expositiva
         14. Erros na seleção da localização – Aula expositiva
         15. Ciclo de compras - Aula expositiva
         16. Formação de Preços - Aula expositiva
         17. Imagem da loja - Exercícios - Serviços na Web Seminários
         18. Promoção - Aula expositiva
         19. Texto para leitura e discussão - Resenhas crítica
         20. Propaganda - Aula expositiva
         21. Texto para discussão - Debates em sala de aula
         22. Serviços e distribuição - Aula expositiva
         23. Venda pessoal - Aula expositiva
         24. Estudo de caso - Exercício em sala de aula Estudo de caso
         25. Discussão de Caso - Exercício para entregar Debates em sala de aula
        26. Marketing direto - Aula expositiva
        27. O futuro do varejo - Aula expositiva
        28. Planejamento de Marketing - Aula expositiva
        29. Estratégias de MARKETING - Aula expositiva
        30. Mídias - Dinâmica de grupo.
        31. Segmentação - Aula expositiva
        32. Plano de MARKETING - Aula expositiva
        33. Atividade de verificação do assunto - Gerenciamento dinâmica de grupo
         34. Plano de ação - Aula expositiva
         35. Texto para análise - Debates em sala de aula
         36. Qualidade - Aula expositiva
         37. Gestão de vendas - Aula expositiva
         38. Prova final
         39. Devolução da prova e comentários - Atendimento ao aluno
         40. Encerramento Atendimento ao aluno
        
          BIBLIOGRAFIA:
          Bibliografia Básica:
          LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Varejo. 2. Ed. - São Paulo: Ed. Atlas, 2000.
          PARENTE, Juraci. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia – 1. Ed – 11. Reimp. São Paulo:  Atlas, 2011.
         Bibliografia Complementar:
          BERNARDINO, Eliane de Castro. Marketing de varejo / Eliane de Castro Bernardino, Mauro Pacanowski, Nicolau Khoury, Ulisses Reis. – 3. Ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia/comercio-e-servicos . São Paulo. google, Consulta feita em: 24/06/2013 – 15h44.
          MAC ADDEN, Daniel Oscar. Marketing direto para o varejo / Daniel Oscar Mac Adden. – 1. Ed. – São Paulo: Saraiva e Editora SENAC São Paulo, 1995.
          RODRIGUES, Valter. Marketing no Varejo. 10ª Edição. São Paulo: Globo, 1997.     
SUZUKI, Iara. Didática no Ensino Superior, módulo 02. Uninove, São Paulo, 2013

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