segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Para Educar é preciso ação, criatividade e estratégia.

@EducaçãoAçãoEstratégia

Ao assumir uma turma, o professor comprometido com o ato amoroso de ensinar, a sua primeira ação deve ser a de procurar conhecer com profundidade todos os alunos da turma, suas facilidades, suas dificuldades e principalmente o interesse de cada aluno. Para que possamos fazer um bom planejamento, com estratégias que sejam eficientes, precisamos partir de algum ponto e, nesse caso como estamos assumindo a turma com as aulas já em andamento, para os especialistas é preciso fazer um diagnóstico, para então, partirmos dos resultados obtidos no diagnóstico, e, partindo desse ponto montarmos estratégias de ação para trabalhar em busca dos objetivos que segundo Macetto (1996) sugere, são: “Participação, integração, motivação e criatividade.”

Atrair a participação de toda a turma não é tarefa fácil, devido aos interesses de cada aluno, mas é conveniente entendermos que todos que ali se encontram estão em busca de alguma coisa, caso contrário não estariam ali na sala de aula, então, só o fato de estar presente se torna um ponto positivo, então, nós os professores temos a obrigação de utilizarmos toda a nossa criatividade para atrairmos a atenção e participação ativa dos alunos.

A integração será um fator que dependerá mais uma vez dos interesses de cada aluno, não só dos interesses, mas também das necessidades e desejos. A integração se dará no momento em que os alunos perceberem que precisam de seus pares para chegar a seus objetivos, os alunos para concluir suas tarefas e seguirem em direção a construção de sua aprendizagem com qualidade, eles precisam da colaboração dos professores e de seus colegas de classe. A integração com as pessoas não só da sala de aula, mas com todas as pessoas da instituição de ensino tende a facilitar a vida do estudante em busca da construção do seu conhecimento.

Motivo e ação são duas palavras que juntas significam a razão do estudante estar dedicando tempo e recursos na construção dos seus conhecimentos. Nós precisamos sempre de motivo para fazer as coisas, ninguém faz as coisas só por fazer, no caso da educação, o motivo é ampliarmos nossos conhecimentos para facilitar a nossa vida no dia a dia, seja para melhorar nossa cultura, seja para melhorar nossa posição dentro da sociedade que vivemos e com certeza, um motivo muito forte é para melhorar nossas chances de colocação no mercado de trabalho e com isso melhorar nossas condições econômicas. Tudo isso só se torna possível de ser atingido através de ações.

A criatividade deve estar inserida em todas as ações do ser humano, com o uso da criatividade, o ser humano estará trabalhando para melhorar a sua qualidade de vida. Em especial no caso dos estudantes em relação a educação, se faz necessário estar sempre analisando e refletindo para conseguir o máximo de produtividade na construção dos seus conhecimentos, com o menor esforço possível, é a lei do fazer mais com menos. Não podemos confundir menor esforço, menos, com preguiça.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Carlos Cipriano Luckesi, Luis Carlos Freitas, Paulo Freira e outros. E, artigos diversos na internet.

          PEREIRA, Altair. Como se tornar professor de curso superior. Hotmart, Outubro 2016.
          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.


Ebook - Educação SUPERIOR: https://go.hotmart.com/I5078315S
          contato.apanweb@gmail.com
        
ANEXO: PLANO de ENSINO
CURSO: Gestão Mercadológica
Disciplina: Mercadologia e varejo.

1.    IDENTIFICAÇÃO
          NOME: Altair Flávio Pereira
          TITULAÇÃO: Pós-graduação
          SEMESTRE – MÓDULO
          PERÍODO: Diurno ou noturno - EAD
          CARGA HORÁRIA: Semanal (02 horas) e Semestral (40 horas)
          CURSO: Gestão MERCADOLÓGICA
          DISCIPLINA: Mercadologia e Varejo.

2.    PROCESSO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E CONTINUA.
          Ementa: A competição existente nos dias atuais exige atualização e desenvolvimento Educacional continuado, para acompanhar o contexto social, político e econômico, a disciplina Marketing e Varejo através dos seus conceitos e competências colaboram para análise de situação das organizações para atender as necessidades do mercado, bem como utilizar ferramentas e estratégias como diferencial, sempre em busca de melhoria de qualidade na prestação de serviços e com isso aperfeiçoar relacionamento positivo com clientes para investir no aumento de produtividade nas organizações.
3.    OBJETIVOS:
3.1 Objetivo Geral:
           Estimular desenvolvimento de habilidades e competências para a gestão de Marketing no Varejo com suas implicações no ambiente organizacional.
          3.2 Objetivos Específicos:
          No término do semestre, o aluno deverá se encontrar apto para avaliar a importância da gestão de Marketing no Varejo. Essa avaliação se tornará possível através da construção de conhecimentos adquirido no curso.
          A disciplina Marketing no Varejo disponibilizará conteúdo que possibilitará ao aluno compreender e verificar necessidades e desejos dos consumidores e, tendências de mercado, verificar valores agregados a produtos e serviços, a trabalhar para fidelizar clientes e implementar ações de divulgação de marcas, com isso levar a organização ao crescimento e desenvolvimento sustentável.
4.    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
          O conteúdo programático será basicamente relacionado a MARKETING, com abrangência no varejo, com isso pretendo enriquecer a matéria e oferecer aos alunos possibilidades de ampliar seus horizontes na construção dos seus conhecimentos.
          4.1 Marketing:
          Conceito para as Empresas.
          Sua importância e seus objetivos.
          Processo: pesquisa, segmentação, seleção e posicionamento de mercado. Análise de oportunidades de mercado: Identificação de segmentos de mercados e seleção de mercado alvo.
          Estratégias e seleção de mercado.
          Atividades dos responsáveis pelo processo de Marketing.
         Características da comunicação persuasiva do Marketing.
          O papel e o propósito do marketing na economia e na sociedade.
          Ética e responsabilidade social.

5.    MÉTODOS – TÉCNICAS – RECURSOS
          Aulas expositivas com auxílio de lousa, retroprojetor, projetor multimídia e outros (70%).
          Atividade extraclasse: Trabalhos em grupo e individual (resenhas e ensaios) com material coletado nos livros, revistas, jornais, Internet e literatura acadêmica.
          Estudos de casos e artigos diversos, debate oral em sala de aula e fórum eletrônico  (30%).
6.    AVALIAÇÃO
          A avaliação é assunto tratado no plano de ensino para dar conhecimento aos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem sobre critérios utilizados pelo professor com a anuência da instituição, dando conhecimento aos alunos de forma clara sobre o que será avaliado. A avaliação deve ser continua e diversificada. A avaliação é constituída por AI1 e AI2. AI1 = avaliação interdisciplinar, com peso 1 - Compreende as práticas acadêmicas, como semanas, eventos, participação nas aulas e questões interdisciplinares.
          AI2 = avaliação interdisciplinar com peso 2.- Implica os conceitos necessários à construção da práxis acadêmica e profissional, com foco na disciplina em questão. Portanto: [AI 1 + (AI 2)2 / 3] = ou > 7,0 para aprovação.
          A avaliação é o momento da apuração, de verificar o andamento do processo ensino-aprendizagem, é nesse momento devemos corrigir rumos caso os objetivos traçados referentes a conteúdos e construção de conhecimento, estejam abaixo do que foi planejado. No caso de estar tudo andando de acordo com o planejamento então, é manter o percurso pedagógico e, procurar incrementar ainda mais.
          CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
          Aula Conteúdo programático Estratégia
          1. Apresentação da disciplina -  Aula expositiva
          2. Introdução ao Marketing - Aula expositiva
          3. O varejo e suas mudanças radicais  - Aula expositiva
          4. Canais de distribuição - Aula expositiva
          5. Composto de MARKETING - Dinâmica de grupo.
          6. A Administração Varejista - Aula expositiva
          7. Localização - Aula expositiva
          8. Estudo de Caso
          9. Discussão de Caso - Debate em sala de aula
         10. Comportamento do consumidor - Aula expositiva
         11. Alimentos de conveniência - Aula expositiva
         12. Verificação do aprendizado - elaboração do posicionamento Laboratório de informática
         13. Hipermercados - Aula expositiva
         14. Erros na seleção da localização – Aula expositiva
         15. Ciclo de compras - Aula expositiva
         16. Formação de Preços - Aula expositiva
         17. Imagem da loja - Exercícios - Serviços na Web Seminários
         18. Promoção - Aula expositiva
         19. Texto para leitura e discussão - Resenhas crítica
         20. Propaganda - Aula expositiva
         21. Texto para discussão - Debates em sala de aula
         22. Serviços e distribuição - Aula expositiva
         23. Venda pessoal - Aula expositiva
         24. Estudo de caso - Exercício em sala de aula Estudo de caso
         25. Discussão de Caso - Exercício para entregar Debates em sala de aula
        26. Marketing direto - Aula expositiva
        27. O futuro do varejo - Aula expositiva
        28. Planejamento de Marketing - Aula expositiva
        29. Estratégias de MARKETING - Aula expositiva
        30. Mídias - Dinâmica de grupo.
        31. Segmentação - Aula expositiva
        32. Plano de MARKETING - Aula expositiva
        33. Atividade de verificação do assunto - Gerenciamento dinâmica de grupo
         34. Plano de ação - Aula expositiva
         35. Texto para análise - Debates em sala de aula
         36. Qualidade - Aula expositiva
         37. Gestão de vendas - Aula expositiva
         38. Prova final
         39. Devolução da prova e comentários - Atendimento ao aluno
         40. Encerramento Atendimento ao aluno
        
          BIBLIOGRAFIA:
          Bibliografia Básica:
          LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Varejo. 2. Ed. - São Paulo: Ed. Atlas, 2000.
          PARENTE, Juraci. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia – 1. Ed – 11. Reimp. São Paulo:  Atlas, 2011.
         Bibliografia Complementar:
          BERNARDINO, Eliane de Castro. Marketing de varejo / Eliane de Castro Bernardino, Mauro Pacanowski, Nicolau Khoury, Ulisses Reis. – 3. Ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia/comercio-e-servicos . São Paulo. google, Consulta feita em: 24/06/2013 – 15h44.
          MAC ADDEN, Daniel Oscar. Marketing direto para o varejo / Daniel Oscar Mac Adden. – 1. Ed. – São Paulo: Saraiva e Editora SENAC São Paulo, 1995.
          RODRIGUES, Valter. Marketing no Varejo. 10ª Edição. São Paulo: Globo, 1997.     

SUZUKI, Iara. Didática no Ensino Superior, módulo 02. Uninove, São Paulo, 2013

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