Para os especialistas a IDENTIFICAÇÃO de mercados consiste na busca de informações para identificar os níveis, procedimentos e bases para segmentar os mercados de consumidores e industriais, que leve a resultados efetivos pela organização. Os níveis segundo os especialistas estão divididos em quatro que são: SEGMENTOS, NICHOS, áreas LOCAIS e INDIVÍDUOS; esses níveis são exatamente os pontos onde os administradores de marketing devem atuar, encaixar a produção de sua organização, distribuindo e promovendo os seus produtos e serviços para o maior número de consumidores possíveis.
Para os especialistas, o marketing de massa utilizado por Henry Ford para o seu modelo T, a Coca-Cola que sua garrafa de um único tamanho já não tem mais o mesmo efeito de antes, isso pode ser observado com facilidade pela diversificação dos carros da Ford e pelas ofertas dos produtos da Coca-Cola.
As ofertas de pontos de vendas também ganhou ao longo do tempo uma grande diversificação, hoje em dia os consumidores têm a sua disposição um leque grande de pontos de vendas: Os Shoppings, as lojas de rua, as lojas especializadas, os home centers, os catálogos, o telemarketing, enfim, uma gama enorme de pontos de distribuição de produtos, tudo isso auxiliado pelo crescimento vertical das vendas pela internet.
As mídias de propaganda, assim como os canais de distribuição também cresceram, isso levou o marketing a rever a sua atuação segundo os especialistas, deixando de atuar em ambiente macro e passando a se preocupar mais com o ambiente micro do marketing.
Os especialistas afirmam que a identificação do mercado é feita a partir da identificação do marketing de segmento, de nicho, local e individual.
Para os estudiosos um segmento é formado por compradores com características comuns dentro do mercado, podendo diferir em desejos, poder de compra, geograficamente e em hábitos de comprar.
Os especialistas afirmam que os compradores de eletros eletrônicos, por exemplo, pode identificar seus consumidores da seguinte forma: Compradores de televisores de diversas marcas e tamanhos, compradores de aparelhos de som para uso doméstico e, também para uso comercial em entretenimento comercial em shows, compradores de aparelhos eletro eletrônicos portáteis e outros.
Dessa forma o marketing de segmento atua entre o marketing de massa e o marketing individual.
Para os especialistas o MARKETING de SEGMENTO conta com benefícios tais como: Canais de distribuição e de comunicação mais fácil e a organização enfrentará um número de concorrentes menor de acordo com o foco da concorrência no referido segmento.
NICHO, para os estudiosos é um mercado menor e que as necessidades não estão sendo bem atendidas e, que deverá ser dividido o segmento em subsegmento para definir um grupo de consumidores com características comuns em busca de benefícios especiais nos produtos. Bebedores de cervejas, onde os bebedores de cerveja sem álcool não contam com uma oferta maior, este subsegmento é considerado um nicho de mercado.
Os segmentos são normalmente grandes, já os nichos por ser menores atraem menos competidores, isso leva as organizações de maior porte a perder parcela de seu mercado para empresas concorrentes que às vezes são empresas de menor porte.
Os especialistas afirmam que os nichos de mercado são atraentes porque os consumidores possuem necessidades distintas e, isso permite rentabilizar melhor a partir do composto de marketing preço, já que os consumidores estão disposto a pagar um pouco mais devido às suas necessidades distintas.
Segundo os estudiosos, o marketing LOCAL, alvo ou regional tem características distintas para atender necessidades e desejos de um público consumidor local em determinadas áreas comerciais verificando as variáveis demográficas, as condições sócio econômicas dos consumidores, as diferentes comunidades étnicas, o estilo de vida, enfim, segundo os especialistas nesses casos a propaganda nacional é um desperdício porque deixa de atingir o público local, eles apontam também as condições do varejo que deixa de ajustar o sortimento dos seus produtos de acordo com sua vizinhança. Obs: Os executivos contrários ao marketing local argumentam que a prática aumenta o custo de produção e marketing ao reduzir a economia de escala, a logística tem maior dificuldade para atender e a imagem da marca tende a ser diluída se o produto e a mensagem forem diferentes nas diversas praças.
INDIVIDUAL ou “marketing um a um”, segundos especialistas durante séculos os consumidores foram atendidos como indivíduos, o alfaiate, o barbeiro, a manicure, enfim, o marketing e o atendimento de forma individual e sob medida. Hoje o marketing está customizado assim como a logística, as condições financeiras, a oferta é feita considerando diversas variáveis de acordo com a expectativa de atendimento a determinado número de clientes.
A tecnologia, especificamente a informática o hardware e software, os programas utilizados nos computadores e nos equipamentos de mão utilizados também pela telefonia, a robótica, o banco de dados, as mídias de comunicação em tempo real como as redes sociais, os e-mails estão facilitando às empresas um retorno do marketing customizado, a “customização de massa”, a condição de preparar base consistente de produtos e comunicações para atender individualmente os consumidores.
As empresas de produtos e serviços tem a sua disposição hoje em dia, um sistema de fornecimento do composto de marketing promoção que permite oferecer seus produtos e serviço a seu consumidor em tempo real.
Referências bibliográficas:
KOTLER, Philip. Administração de marketing: Análise, planejamento, implementação e controle / Philip Kotler; tradução Ailton Bomfim Brandão – 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30
anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional
e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e
Vendas.
Publicação
Original: http://altair1957.blogspot.com/2016/11/como-identificar-mercado-consumidor.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário