Para o teórico Vygotsky (1896 – 1934), interacionista, a interação construída entre o indivíduo e o meio resultará na construção do conhecimento. (Apud, Lauriti 2013)
Vygotsky destaca a diferença entre o animal irracional e o homem, segundo Vygotsky, tanto o homem como os animais irracionais têm reações instintivas, o homem desenvolve as reações para suas necessidades mais complexas, enquanto que os animais irracionais usam suas reações instintivas para o atendimento de suas necessidades primárias. As características dos animais irracionais são inatas, as características do homem são aprendidas no seu meio social e cultural; o ser humano é capaz de prever atos antes do seu acontecimento, com isso podendo alterar os acontecimentos, os animais irracionais não possuem esta capacidade, o homem não age somente por instinto, ele age por experiências adquiridas através de gerações, o animal irracional segue somente sua evolução biológica, já o homem além da evolução biológica, evolui com as leis sócio históricas também. Para Vygotsky as relações sociais estabelecidas com a criança são importantes, para ele, o desenvolvimento da criança está atrelado às experiências de aprendizagem disponibilizadas para a criança. Um ambiente rico em informações, com muitas situações de mediações, desafios e questionamentos, o desenvolvimento do pensamento será melhor. (Apud, Lauriti 2013)
A teoria apresentada por Vygotsky me leva a concluir que o desenvolvimento do ser humano será melhor ou pior de acordo com o ambiente sociocultural e histórico a que ele estiver inserido.
Para o teórico Henri Wallon (1879 – 1962), o desenvolvimento do indivíduo é construído por aspectos afetivos e aspectos cognitivos através de 05 etapas distintas; a etapa impulsiva emocional, a etapa sensório-motora e projetiva, a etapa do personalismo, a etapa do pensamento categorial e a etapa da adolescência; a passagem de uma etapa para outra se dá gradativamente e possuem características distintas. (Apud, Lauriti 2013)
O início de tudo se dá no primeiro ano de vida da criança, nessa etapa o pensamento infantil está ligado segundo o teórico às suas emoções. É nessa fase que a criança desenvolve as suas atividades motoras, suas ações são simples descargas de reflexos, sua afetividade é impulsiva, percebido através do olhar, do contato físico, por gestos e por mímica, a transição dessa etapa para a segunda etapa se dá segundo Wallon por volta dos 03 anos de idade. É na segunda etapa, o sensório motor e projetivo que a criança aprende a andar e a pegar objetos e começa a formar a sua autonomia, usa os gestos para conseguir o que quer nessa etapa começa o desenvolvimento da linguagem, a troca afetiva é presencial, a passagem para a terceira etapa se dá por volta dos 06 anos de idade. O personalismo é na realidade segundo Wallon a formação da personalidade da criança, a partir dessa etapa a afetividade passa a ser além de presencial também simbólica através de palavras e/ou idéias e pode acontecer também a distância, gradativamente a criança começa a se interessar pelas coisas que estão ou não a sua volta, para Wallon é nesse momento que a criança passa para a quarta etapa, ou seja, para o pensamento categorial, neste momento a criança começa a formar categorias, os aspectos afetivos aos poucos vão dando lugar aos aspectos cognitivos. Os sentimentos já passam a ser elaborado no plano mental, começa a organizar o real em série, em classes. A separação entre qualidade e coisa permite análise e síntese, a criança percebe que existem nomes iguais para pessoas diferentes. Os fatores de origem social (linguagem e conhecimento), de instrumentos simbólicos (palavras e imagens), a compreensão da realidade, nesse momento Wallon define a passagem para a última etapa, a adolescência, onde acontece um rompimento das aprendizagens que aconteceram até o momento, as mudanças corporais, as alterações hormonais afetam o desenvolvimento do pensamento, da passagem da meninice para a adolescência, acontece a consciência do próprio corpo, afirmação da dominância lateral, orientação de si mesmo, reconhecimento do mundo exterior. (Apud, Lauriti 2013) Terminado os estágios da transição infantil até a adolescência, com o desenvolvimento do pensamento gradativo, com os conflitos vivenciados pela criança desde o seu nascimento, para o teórico Wallon, o indivíduo está pronto para se apropriar de novos conhecimentos.
Não podemos esquecer que o ensino e aprendizagem a partir dos anos 90 no Brasil ganhou uma grande aliada, a internet, que possibilitou um avanço grande que vem mudando significativamente o processo, diminuindo sensivelmente a importância da sala de aula física.
Não podemos esquecer que o ensino e aprendizagem a partir dos anos 90 no Brasil ganhou uma grande aliada, a internet, que possibilitou um avanço grande que vem mudando significativamente o processo, diminuindo sensivelmente a importância da sala de aula física.
REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Carlos Cipriano Luckesi, Luis Carlos de Freitas, Paulo Freire e outros. E, artigos diversos na internet.
LAURITI, Thiago. Teorias da aprendizagem. In, Formação de Docentes para Ensino Superior; São Paulo: Uninove EaD, Agosto 2013.
EBOOKS Disponíveis:
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30
anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional
e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e
Vendas.
ANEXO: PLANO de ENSINO
CURSO: Gestão
Mercadológica
Disciplina: Mercadologia e
varejo.
Por Altair Pereira,
19-04-2016.
1. IDENTIFICAÇÃO
NOME: Altair Flávio Pereira
TITULAÇÃO: Pós-graduação
SEMESTRE – MÓDULO
PERÍODO: Diurno ou noturno - EAD
CARGA HORÁRIA: Semanal (02 horas) e
Semestral (40 horas)
CURSO: Gestão MERCADOLÓGICA
DISCIPLINA: Mercadologia e Varejo.
2. PROCESSO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E
CONTINUA.
Ementa: A competição existente nos
dias atuais exige atualização e desenvolvimento Educacional continuado, para
acompanhar o contexto social, político e econômico, a disciplina Marketing e
Varejo através dos seus conceitos e competências colaboram para análise de
situação das organizações para atender as necessidades do mercado, bem como
utilizar ferramentas e estratégias como diferencial, sempre em busca de
melhoria de qualidade na prestação de serviços e com isso aperfeiçoar
relacionamento positivo com clientes para investir no aumento de produtividade
nas organizações.
3. OBJETIVOS:
3.1 Objetivo Geral:
Estimular desenvolvimento de
habilidades e competências para a gestão de Marketing no Varejo com suas
implicações no ambiente organizacional.
3.2 Objetivos Específicos:
No término do semestre, o aluno
deverá se encontrar apto para avaliar a importância da gestão de Marketing no
Varejo. Essa avaliação se tornará possível através da construção de
conhecimentos adquirido no curso.
A disciplina Marketing no Varejo
disponibilizará conteúdo que possibilitará ao aluno compreender e verificar
necessidades e desejos dos consumidores e, tendências de mercado, verificar
valores agregados a produtos e serviços, a trabalhar para fidelizar clientes e
implementar ações de divulgação de marcas, com isso levar a organização ao
crescimento e desenvolvimento sustentável.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O conteúdo programático será
basicamente relacionado a MARKETING, com abrangência no varejo, com isso
pretendo enriquecer a matéria e oferecer aos alunos possibilidades de ampliar
seus horizontes na construção dos seus conhecimentos.
4.1 Marketing:
Conceito para as Empresas.
Sua importância e seus objetivos.
Processo: pesquisa, segmentação,
seleção e posicionamento de mercado. Análise de oportunidades de mercado:
Identificação de segmentos de mercados e seleção de mercado alvo.
Estratégias e seleção de mercado.
Atividades dos responsáveis pelo
processo de Marketing.
Características da comunicação
persuasiva do Marketing.
O papel e o propósito do marketing na
economia e na sociedade.
Ética e responsabilidade social.
5.
MÉTODOS
– TÉCNICAS – RECURSOS
Aulas expositivas com auxílio de
lousa, retroprojetor, projetor multimídia e outros (70%).
Atividade extraclasse: Trabalhos em
grupo e individual (resenhas e ensaios) com material coletado nos livros, revistas,
jornais, Internet e literatura acadêmica.
Estudos de casos e artigos diversos,
debate oral em sala de aula e fórum eletrônico
(30%).
6. AVALIAÇÃO
A avaliação é assunto tratado no
plano de ensino para dar conhecimento aos envolvidos no processo de ensino e
aprendizagem sobre critérios utilizados pelo professor com a anuência da
instituição, dando conhecimento aos alunos de forma clara sobre o que será
avaliado. A avaliação deve ser continua e diversificada. A avaliação é
constituída por AI1 e AI2. AI1 = avaliação interdisciplinar, com peso 1 -
Compreende as práticas acadêmicas, como semanas, eventos, participação nas
aulas e questões interdisciplinares.
AI2 = avaliação interdisciplinar com
peso 2.- Implica os conceitos necessários à construção da práxis acadêmica e
profissional, com foco na disciplina em questão. Portanto: [AI 1 + (AI 2)2 / 3]
= ou > 7,0 para aprovação.
A avaliação é o momento da apuração,
de verificar o andamento do processo ensino-aprendizagem, é nesse momento
devemos corrigir rumos caso os objetivos traçados referentes a conteúdos e
construção de conhecimento, estejam abaixo do que foi planejado. No caso de
estar tudo andando de acordo com o planejamento então, é manter o percurso
pedagógico e, procurar incrementar ainda mais.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
Aula Conteúdo programático Estratégia
1. Apresentação da disciplina - Aula expositiva
2. Introdução ao Marketing - Aula
expositiva
3. O varejo e suas mudanças radicais
- Aula expositiva
4. Canais de distribuição - Aula expositiva
5. Composto de MARKETING - Dinâmica
de grupo.
6. A Administração Varejista - Aula expositiva
7. Localização - Aula expositiva
8. Estudo de Caso
9. Discussão de Caso - Debate em sala de aula
10. Comportamento do consumidor - Aula
expositiva
11. Alimentos de conveniência - Aula
expositiva
12.
Verificação do aprendizado - elaboração do posicionamento Laboratório de
informática
13. Hipermercados - Aula expositiva
14.
Erros na seleção da localização – Aula expositiva
15. Ciclo de compras - Aula expositiva
16. Formação de Preços - Aula expositiva
17. Imagem da loja - Exercícios -
Serviços na Web Seminários
18. Promoção - Aula expositiva
19.
Texto para leitura e discussão - Resenhas crítica
20. Propaganda - Aula expositiva
21. Texto para discussão - Debates em
sala de aula
22. Serviços e distribuição - Aula
expositiva
23. Venda pessoal - Aula expositiva
24.
Estudo de caso - Exercício em sala de aula Estudo de caso
25. Discussão de Caso - Exercício para
entregar Debates em sala de aula
26. Marketing direto - Aula expositiva
27. O futuro do varejo - Aula
expositiva
28. Planejamento de Marketing - Aula expositiva
29.
Estratégias de MARKETING - Aula expositiva
30. Mídias - Dinâmica de grupo.
31. Segmentação - Aula expositiva
32. Plano de MARKETING - Aula
expositiva
33.
Atividade de verificação do assunto - Gerenciamento dinâmica de grupo
34.
Plano de ação - Aula expositiva
35.
Texto para análise - Debates em sala de aula
36. Qualidade - Aula expositiva
37. Gestão de vendas - Aula expositiva
38.
Prova final
39.
Devolução da prova e comentários - Atendimento ao aluno
40.
Encerramento Atendimento ao aluno
BIBLIOGRAFIA:
Bibliografia Básica:
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing
de Varejo. 2. Ed. - São Paulo: Ed. Atlas, 2000.
PARENTE, Juraci. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia – 1. Ed
– 11. Reimp. São Paulo: Atlas, 2011.
Bibliografia Complementar:
BERNARDINO, Eliane de Castro.
Marketing de varejo / Eliane de Castro Bernardino, Mauro Pacanowski, Nicolau
Khoury, Ulisses Reis. – 3. Ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia/comercio-e-servicos . São Paulo. google, Consulta feita
em: 24/06/2013 – 15h44.
MAC ADDEN, Daniel Oscar. Marketing direto para o
varejo / Daniel Oscar Mac Adden. – 1. Ed. – São Paulo: Saraiva e
Editora SENAC São Paulo, 1995.
RODRIGUES, Valter. Marketing no
Varejo. 10ª Edição. São Paulo: Globo, 1997.
SUZUKI,
Iara. Didática no Ensino Superior, módulo 02. Uninove, São Paulo, 2013
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