segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Ensino, evolução e teorias de aprendizagem.

@AprendizagemEvolução

Para o teórico Vygotsky (1896 – 1934), interacionista, a interação construída entre o indivíduo e o meio resultará na construção do conhecimento. (Apud, Lauriti 2013)

Vygotsky destaca a diferença entre o animal irracional e o homem, segundo Vygotsky, tanto o homem como os animais irracionais têm reações instintivas, o homem desenvolve as reações para suas necessidades mais complexas, enquanto que os animais irracionais usam suas reações instintivas para o atendimento de suas necessidades primárias. As características dos animais irracionais são inatas, as características do homem são aprendidas no seu meio social e cultural; o ser humano é capaz de prever atos antes do seu acontecimento, com isso podendo alterar os acontecimentos, os animais irracionais não possuem esta capacidade, o homem não age somente por instinto, ele age por experiências adquiridas através de gerações, o animal irracional segue somente sua evolução biológica, já o homem além da evolução biológica, evolui com as leis sócio históricas também. Para Vygotsky as relações sociais estabelecidas com a criança são importantes, para ele, o desenvolvimento da criança está atrelado às experiências de aprendizagem disponibilizadas para a criança. Um ambiente rico em informações, com muitas situações de mediações, desafios e questionamentos, o desenvolvimento do pensamento será melhor. (Apud, Lauriti 2013)

A teoria apresentada por Vygotsky me leva a concluir que o desenvolvimento do ser humano será melhor ou pior de acordo com o ambiente sociocultural e histórico a que ele estiver inserido.

Para o teórico Henri Wallon (1879 – 1962), o desenvolvimento do indivíduo é construído por aspectos afetivos e aspectos cognitivos através de 05 etapas distintas; a etapa impulsiva emocional, a etapa sensório-motora e projetiva, a etapa do personalismo, a etapa do pensamento categorial e a etapa da adolescência; a passagem de uma etapa para outra se dá gradativamente e possuem características distintas. (Apud, Lauriti 2013) 

O início de tudo se dá no primeiro ano de vida da criança, nessa etapa o pensamento infantil está ligado segundo o teórico às suas emoções. É nessa fase que a criança desenvolve as suas atividades motoras, suas ações são simples descargas de reflexos, sua afetividade é impulsiva, percebido através do olhar, do contato físico, por gestos e por mímica, a transição dessa etapa para a segunda etapa se dá segundo Wallon por volta dos 03 anos de idade. É na segunda etapa, o sensório motor e projetivo que a criança aprende a andar e a pegar objetos e começa a formar a sua autonomia, usa os gestos para conseguir o que quer nessa etapa começa o desenvolvimento da linguagem, a troca afetiva é presencial, a passagem para a terceira etapa se dá por volta dos 06 anos de idade. O personalismo é na realidade segundo Wallon a formação da personalidade da criança, a partir dessa etapa a afetividade passa a ser além de presencial também simbólica através de palavras e/ou idéias e pode acontecer também a distância, gradativamente a criança começa a se interessar pelas coisas que estão ou não a sua volta, para Wallon é nesse momento que a criança passa para a quarta etapa, ou seja, para o pensamento categorial, neste momento a criança começa a formar categorias, os aspectos afetivos aos poucos vão dando lugar aos aspectos cognitivos. Os sentimentos já passam a ser elaborado no plano mental, começa a organizar o real em série, em classes. A separação entre qualidade e coisa permite análise e síntese, a criança percebe que existem nomes iguais para pessoas diferentes. Os fatores de origem social (linguagem e conhecimento), de instrumentos simbólicos (palavras e imagens), a compreensão da realidade, nesse momento Wallon define a passagem para a última etapa, a adolescência, onde acontece um rompimento das aprendizagens que aconteceram até o momento, as mudanças corporais, as alterações hormonais afetam o desenvolvimento do pensamento, da passagem da meninice para a adolescência, acontece a consciência do próprio corpo, afirmação da dominância lateral, orientação de si mesmo, reconhecimento do mundo exterior. (Apud, Lauriti 2013) Terminado os estágios da transição infantil até a adolescência, com o desenvolvimento do pensamento gradativo, com os conflitos vivenciados pela criança desde o seu nascimento, para o teórico Wallon, o indivíduo está pronto para se apropriar de novos conhecimentos.

Não podemos esquecer que o ensino e aprendizagem a partir dos anos 90 no Brasil ganhou uma grande aliada, a internet, que possibilitou um avanço grande que vem mudando significativamente o processo, diminuindo sensivelmente a importância da sala de aula física.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Carlos Cipriano Luckesi, Luis Carlos de Freitas, Paulo Freire e outros. E, artigos diversos na internet.
LAURITI, Thiago. Teorias da aprendizagem. In, Formação de Docentes para Ensino Superior; São Paulo: Uninove EaD, Agosto 2013.

         

EBOOKS Disponíveis: 
Educação SUPERIOR: https://go.hotmart.com/I5078315S

          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.


          contato.apanweb@gmail.com

                 ANEXO: PLANO de ENSINO

                 CURSO: Gestão Mercadológica
                 Disciplina: Mercadologia e varejo.

Por Altair Pereira, 19-04-2016.
1.    IDENTIFICAÇÃO
          NOME: Altair Flávio Pereira
          TITULAÇÃO: Pós-graduação
          SEMESTRE – MÓDULO
          PERÍODO: Diurno ou noturno - EAD
          CARGA HORÁRIA: Semanal (02 horas) e Semestral (40 horas)
          CURSO: Gestão MERCADOLÓGICA
          DISCIPLINA: Mercadologia e Varejo.

2.    PROCESSO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E CONTINUA.
          Ementa: A competição existente nos dias atuais exige atualização e desenvolvimento Educacional continuado, para acompanhar o contexto social, político e econômico, a disciplina Marketing e Varejo através dos seus conceitos e competências colaboram para análise de situação das organizações para atender as necessidades do mercado, bem como utilizar ferramentas e estratégias como diferencial, sempre em busca de melhoria de qualidade na prestação de serviços e com isso aperfeiçoar relacionamento positivo com clientes para investir no aumento de produtividade nas organizações.
3.    OBJETIVOS:
3.1 Objetivo Geral:
           Estimular desenvolvimento de habilidades e competências para a gestão de Marketing no Varejo com suas implicações no ambiente organizacional.
          3.2 Objetivos Específicos:
          No término do semestre, o aluno deverá se encontrar apto para avaliar a importância da gestão de Marketing no Varejo. Essa avaliação se tornará possível através da construção de conhecimentos adquirido no curso.
          A disciplina Marketing no Varejo disponibilizará conteúdo que possibilitará ao aluno compreender e verificar necessidades e desejos dos consumidores e, tendências de mercado, verificar valores agregados a produtos e serviços, a trabalhar para fidelizar clientes e implementar ações de divulgação de marcas, com isso levar a organização ao crescimento e desenvolvimento sustentável.
4.    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
          O conteúdo programático será basicamente relacionado a MARKETING, com abrangência no varejo, com isso pretendo enriquecer a matéria e oferecer aos alunos possibilidades de ampliar seus horizontes na construção dos seus conhecimentos.
          4.1 Marketing:
          Conceito para as Empresas.
          Sua importância e seus objetivos.
          Processo: pesquisa, segmentação, seleção e posicionamento de mercado. Análise de oportunidades de mercado: Identificação de segmentos de mercados e seleção de mercado alvo.
          Estratégias e seleção de mercado.
          Atividades dos responsáveis pelo processo de Marketing.
         Características da comunicação persuasiva do Marketing.
          O papel e o propósito do marketing na economia e na sociedade.
          Ética e responsabilidade social.

5.    MÉTODOS – TÉCNICAS – RECURSOS
          Aulas expositivas com auxílio de lousa, retroprojetor, projetor multimídia e outros (70%).
          Atividade extraclasse: Trabalhos em grupo e individual (resenhas e ensaios) com material coletado nos livros, revistas, jornais, Internet e literatura acadêmica.
          Estudos de casos e artigos diversos, debate oral em sala de aula e fórum eletrônico  (30%).
6.    AVALIAÇÃO
          A avaliação é assunto tratado no plano de ensino para dar conhecimento aos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem sobre critérios utilizados pelo professor com a anuência da instituição, dando conhecimento aos alunos de forma clara sobre o que será avaliado. A avaliação deve ser continua e diversificada. A avaliação é constituída por AI1 e AI2. AI1 = avaliação interdisciplinar, com peso 1 - Compreende as práticas acadêmicas, como semanas, eventos, participação nas aulas e questões interdisciplinares.
          AI2 = avaliação interdisciplinar com peso 2.- Implica os conceitos necessários à construção da práxis acadêmica e profissional, com foco na disciplina em questão. Portanto: [AI 1 + (AI 2)2 / 3] = ou > 7,0 para aprovação.
          A avaliação é o momento da apuração, de verificar o andamento do processo ensino-aprendizagem, é nesse momento devemos corrigir rumos caso os objetivos traçados referentes a conteúdos e construção de conhecimento, estejam abaixo do que foi planejado. No caso de estar tudo andando de acordo com o planejamento então, é manter o percurso pedagógico e, procurar incrementar ainda mais.
          CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
          Aula Conteúdo programático Estratégia
          1. Apresentação da disciplina -  Aula expositiva
          2. Introdução ao Marketing - Aula expositiva
          3. O varejo e suas mudanças radicais  - Aula expositiva
          4. Canais de distribuição - Aula expositiva
          5. Composto de MARKETING - Dinâmica de grupo.
          6. A Administração Varejista - Aula expositiva
          7. Localização - Aula expositiva
          8. Estudo de Caso
          9. Discussão de Caso - Debate em sala de aula
         10. Comportamento do consumidor - Aula expositiva
         11. Alimentos de conveniência - Aula expositiva
         12. Verificação do aprendizado - elaboração do posicionamento Laboratório de informática
         13. Hipermercados - Aula expositiva
         14. Erros na seleção da localização – Aula expositiva
         15. Ciclo de compras - Aula expositiva
         16. Formação de Preços - Aula expositiva
         17. Imagem da loja - Exercícios - Serviços na Web Seminários
         18. Promoção - Aula expositiva
         19. Texto para leitura e discussão - Resenhas crítica
         20. Propaganda - Aula expositiva
         21. Texto para discussão - Debates em sala de aula
         22. Serviços e distribuição - Aula expositiva
         23. Venda pessoal - Aula expositiva
         24. Estudo de caso - Exercício em sala de aula Estudo de caso
         25. Discussão de Caso - Exercício para entregar Debates em sala de aula
        26. Marketing direto - Aula expositiva
        27. O futuro do varejo - Aula expositiva
        28. Planejamento de Marketing - Aula expositiva
        29. Estratégias de MARKETING - Aula expositiva
        30. Mídias - Dinâmica de grupo.
        31. Segmentação - Aula expositiva
        32. Plano de MARKETING - Aula expositiva
        33. Atividade de verificação do assunto - Gerenciamento dinâmica de grupo
         34. Plano de ação - Aula expositiva
         35. Texto para análise - Debates em sala de aula
         36. Qualidade - Aula expositiva
         37. Gestão de vendas - Aula expositiva
         38. Prova final
         39. Devolução da prova e comentários - Atendimento ao aluno
         40. Encerramento Atendimento ao aluno
        
          BIBLIOGRAFIA:
          Bibliografia Básica:
          LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Varejo. 2. Ed. - São Paulo: Ed. Atlas, 2000.
          PARENTE, Juraci. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia – 1. Ed – 11. Reimp. São Paulo:  Atlas, 2011.
         Bibliografia Complementar:
          BERNARDINO, Eliane de Castro. Marketing de varejo / Eliane de Castro Bernardino, Mauro Pacanowski, Nicolau Khoury, Ulisses Reis. – 3. Ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia/comercio-e-servicos . São Paulo. google, Consulta feita em: 24/06/2013 – 15h44.
          MAC ADDEN, Daniel Oscar. Marketing direto para o varejo / Daniel Oscar Mac Adden. – 1. Ed. – São Paulo: Saraiva e Editora SENAC São Paulo, 1995.
          RODRIGUES, Valter. Marketing no Varejo. 10ª Edição. São Paulo: Globo, 1997.     
SUZUKI, Iara. Didática no Ensino Superior, módulo 02. Uninove, São Paulo, 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário