segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

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          SIM – Sistema de Informações de Marketing.
          PM – Pesquisa de Marketing.

      Para os especialistas o (SIM) sistema de informações de Marketing é um processo aberto e continuo que contem dentro do seu campo de atuação nas organizações a INTELIGÊNCIA DE MERCADO, a PESQUISA DE MARKETING, a PESQUISA DE MERCADO, o PLANO DE PESQUISAS, o BANCO DE DADOS, o SISTEMA PARA APOIAR DECISÕES, o ESTUDO SOBRE DEMANDA DE MERCADO, enfim, é o sistema de informações de marketing que concentra as informações de mercado que auxilia ao administrador de marketing e a administração geral nas organizações a tomarem as melhores decisões em direção a eficácia dos objetivos, sendo assim, faz-se necessário atualização diária.

     O (SIM) segundo os especialistas consiste de pessoas, profissionais com habilidade e competências capazes de efetuar estudos para reunir informações para facilitar a tomada de decisões pelos administradores de marketing dentro das organizações. É a coleta, a seleção, a análise, a crítica, enfim, informações que possibilite a tomada de decisões com baixo risco.

         Cabe aqui um esclarecimento, o (SIM) sistema de informações de marketing tem sentido macro, algumas pessoas às vezes confundem o (SIM) com a pesquisa de marketing (PM), a pesquisa de marketing está contida no (SIM) é um instrumento que abastece o (SIM) com os dados colhidos no mercado. De acordo com Philip Kotler (1998:114), a PM é “plano, coleta, análise e apresentação de dados colhidos no mercado sobre uma situação específica de marketing”.

        Ainda sobre pesquisa de marketing, segundo os especialistas é uma ferramenta importante do planejamento, coleta e análise de dados oferecida aos administradores de marketing em forma de relatórios com as descobertas de marketing sobre os assuntos previamente definidos. Os especialistas apontam sobre a diferença entre pesquisa de marketing e pesquisa de mercado, como o próprio nome sugere, a pesquisa de mercado age em um determinado mercado e, é uma componente da (PM) pesquisa de marketing.

Referências bibliográficas:
KOTLER, Philip. Administração de marketing: Análise, planejamento, implementação e controle / Philip Kotler; tradução Ailton Bomfim Brandão – 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.


          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.


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