terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Projeto de pesquisas, desenvolva e conclua.

@EnsinoAprendizagem

A escolha do tema e a metodologia da pesquisa, de acordo com estudiosos pode determinar a importância e a qualidade da pesquisa. O exemplo de projeto de pesquisa básico a seguir é utilizado em conclusão graduação (TCC), em conclusão de pós-graduação - Lato Sensu (MONOGRAFIAS), em conclusão de mestrados – Strictu Sensu (DISSERTAÇÕES) e as (TESES) de confirmação de eficácia de projetos nas conclusões dos doutoramentos. Cada degrau apresenta a sua complexidade e suas particularidades distintas. OBS: Os gestores de negócios podem se basear no modelo para desenvolver estudos que possibilitem a solução de problemas em suas organizações e, com isso trabalhar para perpetuação de suas organizações.

Tema:
Os especialistas afirmam que a escolha do tema facilitará o desenvolvimento do trabalho, o tema poderá ser inédito ou não.

Justificativas:
A justificativa é o motivo que leva a montagem do projeto, a intenção em contribuir com a solução de um determinado problema ou, planejamento e a estratégia para desenvolver, inovar e incrementar negócios ou, buscar soluções para assuntos diversos.

Problemas:
Como o próprio nome sugere, problema é uma situação que incomoda e, portanto, precisa de solução.

Delimitação do problema
A delimitação do problema e a definição do tamanho, onde começa e onde deve terminar, são os parâmetros a ser seguido no projeto.

Objetivo geral
O objetivo geral é o objetivo macro que desejamos atingir com o projeto, pode ser um projeto para solução de um problema existente ou, pode ser planejamento para melhoria dos mais diversos assuntos.

Objetivo específico
O objetivo específico é o objetivo desejado para os mais diversos projetos, são os detalhes de cada projeto é a resposta específica para as perguntas que devem ser respondidas dentro dos projetos.

Público Alvo:
É o público que o projeto tem como objetivo beneficiar, esclarecer suas dúvidas e gerar soluções almejadas de acordo com os diversos assuntos estudados.

Hipóteses:
São as diversas possibilidades de resultados que o projeto pode atingir.

Metodologia:
É o método que será utilizado na realização do projeto, o tipo de estudo que será feito, se bibliográfico, documental, se experimental ou não, se qualitativo, se quantitativo, se com entrevistas estruturadas ou não, com observação, se com estudo comparativo sobre fatos específicos enfim, é a forma de coleta de dados e a estrutura que conterá no estudo.

Abordagem:
Dialética ou não, analítica ou não, se buscará informações novas ou não, verificação e aplicação do conhecimento já existente.

Método de análise de dados:
Análise de conteúdo com resumos e recomendações.

Procedimento:
O procedimento será histórico? Será Comparativo? Serão efetuadas investigação de acontecimentos e sua influência na sociedade hoje e comparações verificando semelhanças e analisando divergências.

Técnicas:
Indireta. (pesquisas bibliográficas e documentais) ou, direta (pesquisa experimental de campo)

Conclusões e recomendações:
As conclusões e recomendações são oferecidas para análise e crítica do público alvo visando contribuir e ampliar as possibilidades de êxito do resultado do estudo apresentado. OBS: Os estudos precisam ser validados por especialistas e órgãos competentes.

Referências:
CARIBE, Yuri.  O professor como pesquisador. In, Formação de Docentes para Ensino Superior; São Paulo: Uninove EaD, Janeiro 2014.
CASTRO, L. M. C. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Caxambu, MG. Anais da 27ª Reunião. 2004.
REFERÊNCIAS complementares: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
          AP – Palestras:  http://apanweb.wordpress.com/ap-palestras
          contato.apanweb@gmail.com

       Ebook: https://go.hotmart.com/I5078315S

Nenhum comentário:

Postar um comentário