O presente texto tem como objetivo disponibilizar um breve resumo sobre a história da Educação com dados para comparações ao longo do tempo.
Sometti (1996: 17), os deuses gregos na Grécia Antiga faziam de tudo para que os homens não descobrissem a força e inteligência que existe dentro de cada um, o autor do livro Você é Aquilo Que Pensa, com sua obra, trabalha na contramão do pensamento dos gregos, ele deseja que os homens reflitam e descubram a grande força que existe dentro de si e que possa utilizá-la na melhoria de sua qualidade de vida e na melhoria de tudo que está a sua volta.
A História e Filosofia da Educação tornam-se de grande importância para quem tem a intenção de ingressar na carreira docente.
O conhecimento e entendimento sobre a história e de como tudo começou em relação à Educação oferece boas condições para reflexão e procura de caminhos que venham facilitar e contribuir para o ensino e aprendizagem.
Para os autores estudiosos da Educação uma contribuição importante dos gregos em relação à Educação foi transformá-la em objeto de reflexão. Porém, desde as primeiras civilizações, apenas as elites tinham acesso a uma educação formal, aos demais estratos sociais restava a educação familiar. Assim a divisão educativa correspondia à estratificação social.
A educação hoje é um direito de todos e não pode ser diferente, vivemos sob o guarda-chuva do sistema político democrático, onde, teoricamente os direitos são iguais. Na atual conjuntura o papel da Educação a meu ver é dar suporte ao cidadão para acompanhar a evolução do mundo contemporâneo, com o mundo hoje globalizado, nós precisamos a cada dia nos atualizarmos para permanecermos inseridos nessa nova era.
A existência de todas as coisas parte sempre de uma semente, e a educação não seria diferente, na época os povos ainda entendiam a sua existência somente como algo divino, por esse motivo a meu ver os mais esclarecidos se aproveitaram para tomar posição de liderança sobre os mais fracos, fracos de entendimento, de reflexão sobre as coisas.
Os autores estudiosos da Educação relatam que, o monopólio eclesiástico apesar de aparentemente preocupante, a partir de uma visão dos dias de hoje, naquela época foi muito importante para levar a população a ter uma base e assim permitir a sua evolução com o passar do tempo.
Todo monopólio não é saudável, mas devido às condições em que o mundo vivia naquela época, com a falta de conhecimentos e exemplos a ser seguidos, entretanto, que o monopólio eclesiástico na educação se fez necessário, porém entendo que apesar de é claro comprometer a reflexão, por motivo de falta de parâmetros para comparação, não o fez de maneira totalmente competente, a prova disso, segundo os estudiosos da Educação foi o nascimento da burguesia, que a custa do seu próprio trabalho e rompendo com situações pré-estabelecidas mudaram a sua condição social passando a produzir e usar riquezas apesar de continuar religiosos como sempre foram.
A reflexão, é claro, foi comprometida devido à condição de sujeitar-se ao monopólio eclesiástico, o ideal seria que houvesse liberdade total de pensamento para a Educação, o que naquela época me parece não seria tão fácil de ser alcançado.
Hoje ainda percebo muita pressão da igreja sobre a reflexão do ser humano, não só no campo da Educação, mas também nas áreas: Políticas, econômica e social em geral.
De acordo com o relato dos estudiosos da Educação, a concepção da educação na Idade Média tinha como base somente a visão religiosa, com o nascimento da burguesia, o enriquecimento do cidadão que não fazia parte da elite, o cidadão que fazia parte de um extrato social menos favorecido, o
crescimento da economia da época, o desenvolvimento social, enfim, o aumento das necessidades de conhecimentos para dar suporte aos novos tempos. Tudo isso leva a evolução da educação com a diferença de concepção entre o homem como o centro e a visão religiosa que tinham Deus como o centro de tudo.
Plagiando a forma como a educação se dava na Grécia, com a elite sendo privilegiada pela educação formal e os outros extratos sociais menos favorecidos sendo colocados em segundo plano, assim se dá a educação por aqui no Brasil, é claro que de forma velada, já que é divulgado que todos têm o mesmo direito à Educação.
De acordo com a classe social a que se pertence, dependendo da região do país onde moramos, se dará o acesso a educação, respeitando-se as exceções. O acesso a educação pelos menos favorecidos parece simples nos dias de hoje devido a grande oferta visível nos grandes centros, porém sem as condições ideais para o desempenho dos seus estudos, torna-se difícil ao estudante entrar nas instituições de ensino, dar andamento aos seus estudos até a conclusão, tem um grande percentual de desistência, percentual esse devido a uma série de fatores: alunos que sem o esclarecimento necessário em relação as suas habilidades entram nas instituições influenciados por diversos fatores, alunos que por necessidade de trabalhar não suportam o peso da responsabilidade do trabalho e dos estudos, problemas financeiros e outros diversos. Nos grandes centros a evolução no campo da educação tem acontecido, mas o Brasil é um país de dimensões continentais e, por esse motivo ainda existe uma grande carência de educação nos lugares mais distantes dos grandes centros urbanos, e, nesses locais somente a elite privilegiada, continua a ser privilegiada com a condição de se deslocar para próximo de onde está sendo oferecida a educação que ela, a elite está buscando.
É claro que a evolução que aconteceu com o passar do tempo é vista a olho nu, a transformação ocorrida na educação no Brasil desde a transferência da família Real para o Brasil, é gritante, as nossas condições de reflexão sobre o assunto evoluiu muito a partir da chagada da família Real ao Brasil, assim como na Grécia surgiu o nascimento da burguesia, onde o grau de necessidades cresceu fazendo com que os burgueses buscassem mais evolução na educação para continuar, fazendo a gestão dos seus negócios que cresciam a cada dia, no Brasil não foi diferente. A chegada da Imprensa, da indústria de transformação, da indústria militar etc., a evolução econômica e social criou a necessidade de passarmos a pensar a educação também com prioridade.
Felizmente ou infelizmente somos seres humanos, pensamos e somos denominados homens e, onde o homem encontra-se envolvido haverá sempre o famoso jogo de interesses, uns buscando dominar e outros sendo dominados.
A elite, os poderosos nunca deixarão de existir e, portanto, nós que buscamos sempre mais condições para a reflexão é que temos a obrigação de diminuirmos sempre o domínio da elite poderosa sobre os menos favorecidos, menos favorecidos no sentido da reflexão crítica sobre as condições políticas, socioeconômica e educacional.
A igreja, os militares em geral de todas as forças nacionais, são cidadãos ligados a instituições com sede de domínio, portanto, o jogo de interesse vai sempre falar mais alto, por esse motivo nunca haverá uma total boa vontade no desenvolvimento da população, principalmente dos menos favorecidos, nunca atingiremos uma força sinérgica em favor da educação da população geral, mas assim como já evoluímos muito, não podemos descansar e devemos continuar a fazer pressão sistemática na busca de melhoria continuada.
O cenário da educação nos dias de hoje está atingindo níveis aceitáveis, a atenção que é dispensada a educação pelo setor público, com verbas públicas destinadas para o custeio da educação, os incentivos que vem sendo criados para atualização dos professores, tudo isso tende a elevar a qualidade da educação no Brasil e diminuir as diferenças culturais, econômicas, política e social.
REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Carlos Cipriano Luckesi, Luis Carlos Freitas, Paulo Freire e outros. E, artigos diversos na internet.
COSTA, Murilo Jardelino da. Bases Históricas e Filosóficas da Educação. São Paulo: Uninove EaD, Setembro 2013.
Sometti, José, 1935 – Você é Aquilo Que Pensa. 14ª Edição. São Paulo: Cidade Nova, 1996.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30
anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional
e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e
Vendas.
ANEXO:
PLANO DE ENSINO
1.
IDENTIFICAÇÃO
NOME: Altair Flávio Pereira
TITULAÇÃO: Pós-graduação
SEMESTRE – MÓDULO
PERÍODO: Diurno ou noturno - EAD
CARGA HORÁRIA: Semanal (02 horas) e
Semestral (40 horas)
CURSO: Gestão MERCADOLÓGICA
DISCIPLINA: Mercadologia e Varejo.
2.
PROCESSO
DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E CONTINUA.
Ementa: A competição existente nos
dias atuais exige atualização e desenvolvimento Educacional continuado, para
acompanhar o contexto social, político e econômico, a disciplina Marketing e
Varejo através dos seus conceitos e competências colaboram para análise de
situação das organizações para atender as necessidades do mercado, bem como
utilizar ferramentas e estratégias como diferencial, sempre em busca de
melhoria de qualidade na prestação de serviços e com isso aperfeiçoar
relacionamento positivo com clientes para investir no aumento de produtividade
nas organizações.
3.
OBJETIVOS:
3.1 Objetivo Geral:
Estimular desenvolvimento de
habilidades e competências para a gestão de Marketing no Varejo com suas
implicações no ambiente organizacional.
3.2 Objetivos Específicos:
No término do semestre, o aluno
deverá se encontrar apto para avaliar a importância da gestão de Marketing no
Varejo. Essa avaliação se tornará possível através da construção de
conhecimentos adquirido no curso.
A disciplina Marketing no Varejo
disponibilizará conteúdo que possibilitará ao aluno compreender e verificar
necessidades e desejos dos consumidores e, tendências de mercado, verificar
valores agregados a produtos e serviços, a trabalhar para fidelizar clientes e
implementar ações de divulgação de marcas, com isso levar a organização ao
crescimento e desenvolvimento sustentável.
4.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
O conteúdo programático será
basicamente relacionado a MARKETING, com abrangência no varejo, com isso
pretendo enriquecer a matéria e oferecer aos alunos possibilidades de ampliar
seus horizontes na construção dos seus conhecimentos.
4.1 Marketing:
Conceito para as Empresas.
Sua importância e seus objetivos.
Processo: pesquisa, segmentação,
seleção e posicionamento de mercado. Análise de oportunidades de mercado:
Identificação de segmentos de mercados e seleção de mercado alvo.
Estratégias e seleção de mercado.
Atividades dos responsáveis pelo
processo de Marketing.
Características da comunicação
persuasiva do Marketing.
O papel e o propósito do marketing na
economia e na sociedade.
Ética e responsabilidade social.
5.
MÉTODOS
– TÉCNICAS – RECURSOS
Aulas expositivas com auxílio de
lousa, retroprojetor, projetor multimídia e outros (70%).
Atividade extraclasse: Trabalhos em
grupo e individual (resenhas e ensaios) com material coletado nos livros,
revistas, jornais, Internet e literatura acadêmica.
Estudos de casos e artigos diversos,
debate oral em sala de aula e fórum eletrônico
(30%).
6.
AVALIAÇÃO
A avaliação é assunto tratado no
plano de ensino para dar conhecimento aos envolvidos no processo de ensino e
aprendizagem sobre critérios utilizados pelo professor com a anuência da
instituição, dando conhecimento aos alunos de forma clara sobre o que será
avaliado. A avaliação deve ser continua e diversificada. A avaliação é
constituída por AI1 e AI2. AI1 = avaliação interdisciplinar, com peso 1 - Compreende
as práticas acadêmicas, como semanas, eventos, participação nas aulas e
questões interdisciplinares.
AI2 = avaliação interdisciplinar com
peso 2.- Implica os conceitos necessários à construção da práxis acadêmica e
profissional, com foco na disciplina em questão. Portanto: [AI 1 + (AI 2)2 / 3]
= ou > 7,0 para aprovação.
A avaliação é o momento da apuração,
de verificar o andamento do processo ensino-aprendizagem, é nesse momento
devemos corrigir rumos caso os objetivos traçados referentes a conteúdos e
construção de conhecimento, estejam abaixo do que foi planejado. No caso de
estar tudo andando de acordo com o planejamento então, é manter o percurso
pedagógico e, procurar incrementar ainda mais.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
Aula Conteúdo programático Estratégia
1. Apresentação da disciplina - Aula expositiva
2. Introdução ao Marketing - Aula
expositiva
3. O varejo e suas mudanças
radicais - Aula expositiva
4. Canais de distribuição - Aula
expositiva
5. Composto de MARKETING - Dinâmica
de grupo.
6. A Administração Varejista - Aula
expositiva
7. Localização - Aula expositiva
8. Estudo de Caso
9. Discussão de Caso - Debate em sala
de aula
10. Comportamento do consumidor - Aula
expositiva
11. Alimentos de conveniência - Aula
expositiva
12. Verificação do aprendizado -
elaboração do posicionamento Laboratório de informática
13. Hipermercados - Aula expositiva
14. Erros na seleção da localização –
Aula expositiva
15. Ciclo de compras - Aula expositiva
16. Formação de Preços - Aula
expositiva
17. Imagem da loja - Exercícios -
Serviços na Web Seminários
18. Promoção - Aula expositiva
19. Texto para leitura e discussão -
Resenhas crítica
20. Propaganda - Aula expositiva
21. Texto para discussão - Debates em
sala de aula
22. Serviços e distribuição - Aula
expositiva
23. Venda pessoal - Aula expositiva
24. Estudo de caso - Exercício em sala
de aula Estudo de caso
25. Discussão de Caso - Exercício para
entregar Debates em sala de aula
26. Marketing direto - Aula expositiva
27. O futuro do varejo - Aula
expositiva
28. Planejamento de Marketing - Aula
expositiva
29. Estratégias de MARKETING - Aula
expositiva
30. Mídias - Dinâmica de grupo.
31. Segmentação - Aula expositiva
32. Plano de MARKETING - Aula
expositiva
33. Atividade de verificação do assunto
- Gerenciamento dinâmica de grupo
34. Plano de ação - Aula expositiva
35. Texto para análise - Debates em
sala de aula
36. Qualidade - Aula expositiva
37. Gestão de vendas - Aula expositiva
38. Prova final
39. Devolução da prova e comentários -
Atendimento ao aluno
40. Encerramento Atendimento ao aluno
BIBLIOGRAFIA:
Bibliografia Básica:
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing
de Varejo. 2. Ed. - São Paulo: Ed. Atlas, 2000.
PARENTE, Juraci. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia – 1. Ed
– 11. Reimp. São Paulo: Atlas, 2011.
Bibliografia Complementar:
BERNARDINO, Eliane de Castro.
Marketing de varejo / Eliane de Castro Bernardino, Mauro Pacanowski, Nicolau
Khoury, Ulisses Reis. – 3. Ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia/comercio-e-servicos .
São Paulo. google, Consulta feita em: 24/06/2013 – 15h44.
MAC ADDEN, Daniel Oscar. Marketing direto para o
varejo / Daniel Oscar Mac Adden. – 1. Ed. – São Paulo: Saraiva e
Editora SENAC São Paulo, 1995.
RODRIGUES, Valter. Marketing no
Varejo. 10ª Edição. São Paulo: Globo, 1997.
SUZUKI,
Iara. Didática no Ensino Superior, módulo 02. Uninove, São Paulo, 2013
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