MERCADOLOGIA ou estudo do mercado é segundo os especialistas o principal ponto a ser trabalhado pelos empreendedores para levar seus negócios a ter sucesso e a se perpetuar no tempo.
O estudo do mercado é para os especialistas a condição básica de sustentação dos empreendimentos de acordo com estudos e opiniões de autores consagrados na literatura da ciência social da administração a MERCADOLOGIA é um pilar de sustentação do NEGÓCIO. Nesse pilar estuda-se: Produtos e serviços, a segmentação, comportamento do consumidor, localização, promoção, planos, estratégias, decisões, organização, controle, enfim, segundo os especialistas o estudo minucioso com planos eficientes dos pontos citados acima tende a levar o empreendimento a se perpetuar no tempo.
PRODUTOS e SERVIÇOS é segundo os especialistas o objeto a ser comercializado pela organização, o produto e ou serviço é adquirido pelos consumidores que usam os seus benefícios. Para KOTLER um produto ou serviço é tudo aquilo capaz de satisfazer a uma necessidade ou a um desejo do consumidor. Os produtos nas empresas são as principais fontes de receita das empresas.
A SEGMENTAÇÃO conforme definição de alguns especialistas no assunto é a definição do público alvo a ser atendido nas suas necessidades e desejos. Ela ocorre quando o administrador passa a agrupar os consumidores com características comuns trabalhando sempre para gerar o maior e melhor resultado possível com o menor esforço possível.
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR na relação com os mercados. Segundo KOTLER (1998: 162) para ser estudado é preciso responder 02 perguntas básicas:
Como as características do comprador – culturais, sociais, pessoais e psicológicas podem influenciar no comportamento de compra?
Como o comprador toma a decisão de compra?
LOCALIZAÇÃO para os especialistas estudar a possibilidade para a melhor localização para o negócio possibilita a geração de melhores resultados para o negócio. Eles orientam a se tomar alguns cuidados no momento de contratar um endereço para a localização do negócio.
PROMOÇÃO de vendas segundo os especialistas é uma atividade de comunicação que objetiva oferecer incentivos e benefícios adicionais aos consumidores num determinado período de tempo.
A Promoção no sentido amplo da palavra é a comunicação com seu mercado e também com o mercado que se busca conquistar.
A promoção pode ser feita através de várias técnicas, as principais são: promoção de mercadorias, programas educacionais, prêmios, concursos, promoções institucionais, sorteios, ofertas, descontos, liquidações, brindes e outras.
PLANO de AÇÃO, para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ESTRATÉGIAS são os caminhos a ser percorridos depois da montagem do plano e após a definição dos objetivos de marketing, os administradores devem trabalhar no sentido construir diretrizes, ou seja, implementar ações para atingir com eficácia os objetivos planejados; é através das estratégias que os objetivos serão atingidos.
DECISÃO, considerando que tomar decisão é uma prática de grande importância na mercadologia, não só na mercadologia, mas também em nossa vida no dia a dia, para os especialistas se torna importante investigar e analisar as formas e cuidados utilizados para se tomar decisão, de acordo com
especialistas a decisão é um dos principais componentes responsável pelo sucesso do negócio, é através da decisão que os objetivos traçados no planejamento são atingidos com eficácia. Quando as coisas começam a não sair conforme plano inicial e se tem que fazer uma correção de rumo, é através
de decisão rápida que se monta uma nova estratégia para corrigir o curso do plano inicial.
A ORGANIZAÇÃO pode significar mais de uma coisa, pode significar uma entidade social, as empresas são um tipo de organização social, pode ser um empreendimento moldado para atingir um determinado objetivo. Existe a organização formal, aquela que está definida no organograma e comunicada através de manuais. Existe também a organização informal, aquela que nasce naturalmente entre as pessoas que fazem parte da organização formal, essas organizações não aparece nos organogramas, nem em qualquer documento formal. Este artigo aborda a organização como processo administrativo.
De acordo com Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um. Segundo o autor, sendo a organização a segunda função administrativa, então, ela depende do planejamento, da direção e do controle para a formação do processo administrativo, ainda segundo o autor, para que as pessoas possam trabalhar eficientemente em busca dos objetivos, se torna necessário que as atividades sejam agrupadas de forma lógica e a autoridade distribuída adequadamente.
A MERCADOLOGIA se utiliza com muita frequência da organização como processo administrativo, assim como se utiliza também do processo de controle comentado a seguir.
CONTROLE, os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30
anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional
e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e
Vendas.
Publicação Original: http://altair1957.blogspot.com/2017/01/mercadologia-estrategias-e-principios.html
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