segunda-feira, 22 de maio de 2017

Mídia e atenção, como conseguir bom resultado?

@MídiaMarketing

O texto discutirá a MÍDIA no âmbito de Como atrair ATENÇÃO do Consumidor, do Profissional de MARKETING responsável pela MÍDIA e os CANAIS de comunicação, da PROMOÇÃO, PUBLICIDADE e PROPAGANDA, o principal objetivo deste artigo é discutir principalmente o crescimento VERTICAL relacionado a INTERNET, com abordagem também sobre as mídias tradicionais.

“Riqueza de informação cria pobreza de ATENÇÃO” Herbert Simon, 1916 – 2001.

A mídia ao longo do tempo tem participado ativamente do crescimento e evolução dos diversos NEGÓCIOS, particularmente do marketing oferecendo suporte aos CANAIS para divulgação da PUBLICIDADE e PROPAGANDA, enfim, da PROMOÇÃO das ORGANIZAÇÕES com seus produtos e serviços, segundo os estudiosos, tudo começou há muito tempo com o aparecimento da escrita 3.500 a.c, o homem que tem a necessidade de comunicar sobre suas descobertas e seus inventos a outros homens, eles fizeram uso da escrita para fazer isso, o tempo passou, a evolução aconteceu, o homem percebeu a possibilidade de usar a escrita também para PERSUADIR outro homem, daí acontece a EVOLUÇÃO e, tempos mais tarde nasce a MÍDIA como conhecemos nos dias atuais, jornais criados segundo os estudiosos pelos gregos no final da república romana e produzido em grande quantidade a partir de 1450 com Guttemberg criando uma máquina capaz de imprimir grandes quantidades, enfim, nosso objetivo aqui é tratar sobre a atração da ATENÇÃO e, não sobre a história da evolução das MÍDIAS, portanto depois aconteceu a evolução dos livros e revistas, o cinema, depois vieram o rádio, televisão, televisão a cabo, música gravada, o vídeo doméstico, a multimídia e a INTERNET, de acordo com especialistas a internet é a MÍDIA mais democrática existente hoje.

COMO ATRAIR ATENÇÃO – Os profissionais do marketing a partir dos anos 90 segundo os estudiosos passaram a contar com um poderoso canal para a divulgação de suas ORGANIZAÇÕES, MARCAS, PRODUTOS e SERVIÇOS, a internet, segundo os estudiosos até esse momento da história moderna apenas os grandes capitais possuíam condições de investimentos para divulgação de seus negócios visando evolução e crescimento, ainda hoje quem detém poder do capital tem a vantagem sobre os demais, mas existe hoje uma luz no final do túnel para os menos capitalizados.

Para ilustrar o assunto, a grande imprensa tem publicado e veiculado o grande escândalo político que está acontecendo no Brasil devido a corrupção com acúmulo de dinheiro conseguido de forma DESONESTA, os marqueteiros da campanha política presidencial que estão presos comentam sobre o caminhão de dinheiro que GASTARAM comprando MÍDIA e distribuindo propinas, tudo bancado com DINHEIRO PÚBLICO. Os marqueteiros conseguiram atrair ATENÇÃO dos eleitores, pena que foi de forma desonesta e com venda de serviços políticos com baixa qualidade, o produto recebido pela população não foi o prometido pelos marqueteiros.

Enfim, para concluir sobre o assunto MÍDIA II, Como atrair ATENÇÃO, nos dias atuais os profissionais ligados a MÍDIA tem a sua disposição um leque grande de canais para fazer publicidade, para divulgação das suas ORGANIZAÇÕES, PRODUTOS e SERVIÇOS, mas de acordo com os estudiosos o que fazer para atrair ATENÇÃO dos consumidores, me parece que a internet é um canal democrático e com uma penetração grande, mas que segundo os estudiosos tem uma confiabilidade nas informações duvidosa. Assim como erramos ao eleger nossa presidente que sofreu o impedimento nos causando grandes dificuldades e problemas sendo as dificuldades econômicas e o desemprego os mais visíveis, nós precisamos a meu ver ficarmos mais ATENTOS ao que compramos principalmente vindo através da grande MÍDIA.

Não podemos esquecer que ao tratarmos do assunto referente a MÍDIA, nós estamos tratando também de ORGANIZAÇÕES e NEGÓCIOS, portanto, é sempre importante lembrar sobre os pontos a seguir que são condições primárias de GESTÃO para se atingir OBJETIVOS.

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para se fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.


          REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

Publicação Original: 
          AP – Palestras:  http://apanweb.wordpress.com/ap-palestras
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