segunda-feira, 14 de agosto de 2017

06 dicas para se chagar LÁ nos negócios.

@Negócios

Alcance OBJETIVOS dos Negócios Através de 06 Dicas...
Para os estudiosos o uso bem feito do COMPOSTO do marketing, das ESTRATÉGIAS de Ataque, desenvolvimento e defesa, com tomada DECISÕES firmes, a criação PLANOS ousados, o cuidado para ORGANIZAR as ações e processos de gestão e, manter um CONTROLE rígido de suas condições financeiras, econômicas, social e política, para colher resultados efetivos nos negócios. 

Resumo montado para contribuir com alunos dos cursos de marketing e, demais interessado sobre o assunto.

PALAVRAS-CHAVE: Composto MKT. Estratégias. Decisão. Planos. Organização e Controle. 

JUSTIFICATIVA: O assunto é muito extenso o presente resumo serviu como base para palestra que aconteceu no ano de 2005 com duração de 2 horas, os tópicos discutidos gerou bom interesse dos participantes incentivando muitas perguntas do público presente, as principais perguntas foram direcionadas para o assunto marketing no seu sentido amplo: diferença entre publicidade e propaganda, composto de marketing e outros.

COMPOSTO de MARKETING:
O composto de marketing, também conhecido como os 04 P’s é o Produto, Preço, Promoção e Distribuição (praça) envolve a operação mercantil da ORGANIZAÇÃO e, como consequência é a vida da empresa em si, sem o qual não se justifica o trabalho de marketing. De acordo com os estudiosos a partir do composto de marketing passa-se a utilizar as demais 05 DICAS de forma sincronizada para levar a ORGANIZAÇÃO a atingir seus objetivos que de uma forma genérica de se pensar é se perpetuar no tempo. O texto relata ações básicas para a elaboração de planejamento de ações estratégicas na busca do resultado planejado.

A administração de marketing tem como tarefa criar estratégias marketing para levar as organizações a caminhar com eficiência em busca dos seus objetivos traçados em seus planejamentos, mantendo-se atentos para efetuar correções necessárias para corrigir eventuais desvios.

DEFINIÇÃO: Os especialistas definem ESTRATÉGIAS de MARKETING como, a produção de planos para atingir objetivos.

Marketing definido por autores consagrados mundialmente, nos leva a refletir que, a matéria tem como objetivo principal a satisfação geral dos envolvidos nos diversos processos, seja o processo comercial ou não, a matéria marketing trabalha para satisfazer os interesses organizacionais e também das pessoas, do bem servir, do lucro, da sua visibilidade etc. e, atender com eficiência os interesses dos clientes internos e externos.

As organizações são criadas pelas pessoas para atender as pessoas, aqui tratamos de organizações empresariais com fins lucrativos, focando principalmente empresas de produtos e serviços, com ênfase nas empresas cujo objetivo principal seja comercialização de produtos e, é claro, toda empresa fornecedora de produtos tem os serviços correndo em paralelo.

As estratégias de marketing são utilizadas para buscar objetivos traçados, agregando valores, aumentando a lucratividade, a produtividade, maior visibilidade e, também são utilizadas as estratégias de marketing para recuperar espaço perdido, ou seja, para resolver um problema que possivelmente tenha surgido.

Após definido os objetivos de marketing é preciso pensar na maneira como eles serão atingidos. A forma como você procede para atingir seus objetivos de marketing são as estratégias de marketing.

Estratégia é diferente de tática, as estratégias são os métodos amplos escolhidos para se atingir objetivos específicos, elas definem tempo, elas não definem cursos de ação individuais que serão seguidos em base diária ou mensal, estas serão as táticas.

Decisão de preço de mercado é uma estratégia.

Decisão de diminuir o preço em certa porcentagem num determinado mercado e aumentar em outro são táticas.

As estratégias de marketing são os meios pelos quais os objetivos de marketing serão atingidos.

Estão relacionadas aos produtos, estabelecimento de preços, propaganda, promoção e distribuição.

Estas ações estão relacionadas diretamente com as vendas e atendimento das necessidades e desejos dos clientes, conforme definição de Phillip Kotler.

Todo NEGÓCIO, todo EMPREENDIMENTO segundo estudiosos se submetidos às teorias descritas a seguir tende a aumentar as chances de obter SUCESSO.

Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos de gestão e, demonstrar que é capaz de manter um CONTROLE rígido de suas condições financeiras, econômicas, social e política.

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.


SOBRE Altair Pereira
Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

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