Como Conseguir RECUPERAÇÃO EMPRESARIAL Revisando os Planos...
REadministração, REengenharia, REpensar, REplanejar, enfim, trabalhar para RECUPERAÇÃO. Uma empresa que os GESTORES não dão atenção nem ao princípio básico do básico que é o ACOMPANHAMENTO das RECEITAS e DESPESAS está fadada ao FRACASSO. Caso HISTÓRICO verídico sem a citação do nome da EMPRESA para não gerar desconforto e conflito desnecessários. Minha intenção é chamar atenção dos interessados para pontos básicos que se cuidados podem evitar a queda e o fechamento de uma EMPRESA.
O Texto aborda estudo feito dentro de uma determinada empresa para fazer um diagnóstico e oferecer sugestões para RECUPERAÇÃO da empresa que se encontra em grandes dificuldades, o estudo aponta os enganos administrativos que os gestores têm cometido, é produzido um relatório diagnosticando os fatos a serem corrigidos, mas os gestores são resistentes e não se mostra dispostos a tomar as DECISÕES necessárias para recuperar a empresa, o que fazer quando ocorre uma situação como essa?
O diagnóstico feito em 2012 apontou como um grande problema da empresa a deficiência principalmente de mão-de-obra, já que a empresa embora tenha desperdiçado um grande número de clientes, ela ainda apresentava totais condições de recuperar muitos deles e, ainda existem clientes que continuam acreditando e dando pedidos para a empresa que, tem tido muitas dificuldades para cumprir seus compromissos com os clientes que nela ainda insistem em acreditar.
Para ilustrar o texto, a referida empresa em sua época ÁUREA navegou em ventos muito favoráveis, o que permitiu aos gestores acumular alguns bens e, é isso que hoje continua financiando a vida dos sócios.
O fundador da empresa confiou a gestão do negócio aos filhos que ao invés de se preocuparem com o negócio, se preocupavam em medir forças, coisa de gente que acredita que um negócio anda sozinho, não se preocupando com temas relevantes dentro de uma ORGANIZAÇÃO tais como:
A GESTÃO em si, os RECURSOS HUMANOS, a VENDA, o MKT, a INOVAÇÃO, enfim, os temas que possibilitam uma ORGANIZAÇÃO a se perpetuar no tempo.
O fundador da empresa hoje com mais de 70 anos está de volta a organização trabalhando sozinho para tentar recuperar um negócio que poderia ter tido uma trajetória diferente caso o seu grau de RESISTÊNCIA tivesse sido menor e fosse aceito ajuda de um profissional do mercado com uma visão diferente, mas as empresas familiares têm dificuldades de acreditar nos profissionais do mercado, acreditam que por terem criado o NEGÓCIO são capazes de dar continuidade gerando NEGÓCIOS para EMPRESA para sempre e, nem sempre isso é verdade.
Após a criação do DIAGNÓSTICO ficou evidenciado a necessidade de cuidados especiais conforme já citado acima com a GESTÃO ADMINISTRATIVA já que as pessoas não tinham conhecimento nem sobre a RECEITA e DESPESAS, com os RECURSOS HUMANOS, com a VENDA, com o MARKETING e, principalmente com a INOVAÇÃO. Apresentarei abaixo resumidamente 05 SUGESTÕES para se evitar que empresas constituídas em dificuldades ou não evitem passar por situações como a relatada no artigo.
CONCLUSÕES e ORIENTAÇÕES: As sugestões feitas no artigo servem não só para RECUPERAÇÃO de Empresas em dificuldades, mas também e, principalmente para MANUTENÇÃO do bom andamento das atividades dentro das ORGANIZAÇÕES e, com isso evitar que as ORGANIZAÇÕES atinjam a condição de precisar se submeter ao processo de RECUPERAÇÃO.
A Manutenção ou RECUPERAÇÃO de ORGANIZAÇÕES Empresariais, segundo especialistas tende a ser garantido quando você desenvolve a sua COMPETÊNCIA e HABILIDADES para:
Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos de gestão e, demonstrar que é capaz de manter um CONTROLE rígido de suas condições financeiras, econômicas, social e política.
TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
REFERÊNCIAS:
Autoria
das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Peter
Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira
Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
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