Pontualidade: É uma atitude positiva para o trabalho, tem grande importância para o cumprimento das diversas metas, a pontualidade não pode ser encarada apenas no seu ingresso na empresa para o seu dia de trabalho, mas também, o profissional deve preocupar-se sempre com o cumprimento dos prazos dos diversos processos ligados a sua rotina de trabalho, está ligada diretamente a qualidade, a PONTUALIDADE aumenta a confiança e possibilita o aumento de produtividade.
Os especialistas afirmam que a PONTUALIDADE está ligada diretamente a qualidade e, tem uma importância que em alguns momentos pode ser vital, pode garantir vida. Um médico, a sua pontualidade pode garantir um atendimento a uma situação com risco de morte; em logística, a pontualidade pode garantir a chegada de produtos e serviços que garante satisfação de consumidores e, em alguns momentos pode evitar certos danos para a sociedade. A PONTUALIDADE do membro de uma equipe causa boa impressão em seus superiores, garante mais chances de cumprimentos de metas, enfim, a PONTUALIDADE tem grande importância positiva dentro dos processos ORGANIZACIONAIS.
Portanto, nas organizações havendo respeito a PONTUALIDADE como um todo, entre os membros das diversas equipes, respeito dos superiores sendo pontuais ao cumprimento das diversas obrigações da ORGANIZAÇÃO junto aos subordinados, respeito a PONTUALIDADE do cumprimento das obrigações organizacionais junto a seus clientes internos e externos, enfim, a PONTUALIDADE gera confiança e como consequência facilita relacionamento. O bom relacionamento leva a incremento de negócios. Para os especialistas tudo isso aumenta a possibilidade de se alcançar os resultados planejados.
Todo NEGÓCIO, todo EMPREENDIMENTO segundo estudiosos se submetidos às condições de PONTUALIDADE citadas acima, adicionado às teorias descritas a seguir tende a aumentar as chances de se obter SUCESSO.
Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos de gestão e, demonstrar que é capaz de manter um CONTROLE rígido de suas condições financeiras, econômicas, social e política.
TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30
anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional
e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e
Vendas.
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