Ter DISPOSIÇÃO Gera Resultados nos Negócios...
Disposição: A disposição é a atitude positiva que conduzirá o profissional na direção do cumprimento do seu trabalho, das suas metas. Disposição pode ser de caráter físico, disposição para encarar adversidades, disposição para encarar seus concorrentes, etc.
Para os estudiosos a DISPOSIÇÃO pessoal é fator indispensável para realização de resultados positivos nos NEGÓCIOS, não só disposição física, mas a disposição para contribuir com os outros membros da equipe oferecendo a ajuda que for necessária para o cumprimento das METAS, disposição para cumprir normas e procedimentos da organização, disposição para atender às necessidades e desejos dos clientes internos e externos, enfim, disposição como um todo, tende a levar as diversas equipes dentro da organização a atingir seus objetivos pessoais e organizacionais com mais facilidade.
Quando existe DISPOSIÇÃO verdadeira tudo tende a melhorar, a se tornar mais simples de se chegar aos resultados almejados. Dentro de casa quando há pré-disposição dos membros da família para uma convivência harmoniosa, a relação familiar tende a ser a melhor mais ampla. Disposição para o respeito pela hierarquia familiar, disposição ao respeito pelos princípios do amor, do carinho, da responsabilidade; enfim, disposição para o respeito de verdade; pode ter certeza que nessa família as coisas caminham de forma tranquila, sem atropelos, sem stress e, com resultado que é verificado pela comunidade ao redor como uma família diferente. Tudo isso pode ser creditado a DISPOSIÇÃO existente dentro dos membros dessa família em busca de resultado positivo familiar. Nas ORGANIZAÇÕES dentro das equipes não é diferente, quando todos demonstram DISPOSIÇÃO para realização de suas tarefas, o somatório dessas atitudes será o cumprimento de METAS, de resultados positivos.
Portanto, nas organizações havendo RESPEITO entre os membros das diversas equipes, respeito dos superiores aos subordinados, respeito ao potencial e habilidades de cada um, RESPEITO dos subordinados aos seus superiores, cooperação para que todos contribuam para o desenvolvimento de todos, enfim, respeito pela diversidade humana. Pode ter certeza que os resultados planejados serão alcançados.
Todo NEGÓCIO, todo EMPREENDIMENTO segundo estudiosos se submetidos às condições de RESPEITO citadas acima, adicionado às teorias descritas a seguir tende a aumentar as chances de se obter SUCESSO.
Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos de gestão e, demonstrar que é capaz de manter um CONTROLE rígido de suas condições financeiras, econômicas, social e política.
TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto
Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E,
artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira
Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário