RESPEITO, Sinergia e Resultados Positivos...
Respeito: Para os especialistas o respeito é uma atitude nobre que permite melhoria de harmonia entre os diversos membros da equipe. Uma equipe trabalhando de forma harmônica e sinérgica tende a atingir metas com mais facilidade.
Para os estudiosos o RESPEITO entre os membros da equipe, não só respeito uns para com os outros, mas o respeito às normas e procedimentos da organização, às necessidades e desejos dos clientes, enfim, respeito como um todo, tende a levar as diversas equipes dentro da organização a atingir seus objetivos com mais facilidade.
Quando existe respeito verdadeiro tudo tende a melhorar, dentro de casa quando a base de convivência dos membros da família esta baseada no respeito, respeito pela hierarquia familiar, respeito pelos princípios do amor, do carinho, da responsabilidade; enfim, respeito de verdade; pode ter certeza que nessa família as coisas caminham de forma tranquila, sem atropelos, sem stress e, com resultado que é verificado pela comunidade ao redor como uma família diferente. Tudo isso pode ser creditado ao RESPEITO existente dentro dessa família.
Portanto, nas organizações havendo RESPEITO entre os membros das diversas equipes, respeito dos superiores aos subordinados, respeito ao potencial e habilidades de cada um, RESPEITO dos subordinados aos seus superiores, cooperação para que todos contribuam para o desenvolvimento de todos, enfim, respeito pela diversidade humana. Pode ter certeza que os resultados planejados serão alcançados.
Todo NEGÓCIO, todo EMPREENDIMENTO segundo estudiosos se submetidos às condições de RESPEITO citadas acima, adicionado às teorias descritas a seguir tende a aumentar as chances de se obter SUCESSO.
Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos de gestão e, demonstrar que é capaz de manter um CONTROLE rígido de suas condições financeiras, econômicas, social e política.
TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira
Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
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