Para Fazer Gestão Eficiente de Um Grande NEGÓCIO, Comece Fazendo Boa Gestão de Sua Unidade Básica de Negócios, Sua Casa, Sua Família.
Sua casa, sua família, é sempre seu ponto de partida, portanto, quando você consegue fazer uma boa GESTÃO em sua casa, suas chances de conseguir ser um bom GESTOR no seu condomínio, na empresa que você trabalha, se você for GESTOR público, político eleito para gestão pública do seu Município, do seu Estado ou do seu País, de acordo com estudiosos você tem totais condições de conseguir realizar seu trabalho e atingir sempre os resultados planejados.
Agora se na sua casa, na sua família, você é uma pessoa desorganizada, que se esquece de pagar as contas básicas tais como: Luz, gás, água, condomínio e outras. De acordo com especialistas as pessoas com esse perfil têm poucas chances de ser um GESTOR de sucesso. OBS: Você poderá ser um empreendedor de sucesso, mas GESTOR, aí é bom que a controladoria do seu empreendimento tome cuidados especiais para evitar prejuízos por atrasos e falhas nas contas da ORGANIZAÇÃO que você fizer parte.
Todo NEGÓCIO, todo EMPREENDIMENTO segundo estudiosos nasce de um pensamento, de uma idéia e, sendo submetidos às condições e teorias descritas a seguir tende a aumentar as chances de obter SUCESSO. Para os estudiosos as decisões tomadas de forma aleatória e por impulso tende a jogar o NEGÓCIO em situação que às vezes pode entrar em um caminho sem volta, portanto para esses estudiosos os NEGÓCIOS para trilhar caminho seguro precisa observar e trabalhar para desenvolver estratégias que respeitem os EIXOS da boa gestão citados abaixo.
Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos de gestão e, demonstrar que é capaz de manter um CONTROLE rígido de suas condições financeiras, econômicas, social e política.
PENSAMENTO - IDÉIA
Decisões - Planos - Organização - Controle
TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário definir ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30
anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional
e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e
Vendas.
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