segunda-feira, 23 de outubro de 2017

4 Pilares essenciais para negócios.

@Gestão

Conduza Seus NEGÓCIOS Com Base em 04 Eixos...
Todo NEGÓCIO, todo EMPREENDIMENTO segundo estudiosos nasce de um pensamento, de uma idéia e, sendo submetidos às condições e teorias descritas a seguir tende a aumentar as chances de obter SUCESSO. Para os estudiosos as decisões tomadas de forma aleatória e por impulso tende a jogar o NEGÓCIO em situação que às vezes pode entrar em um caminho sem volta, portanto para esses estudiosos os NEGÓCIOS para trilhar caminho seguro precisa observar e trabalhar para desenvolver estratégias que respeitem os EIXOS da boa gestão citados abaixo.

Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos de gestão e, demonstrar que é capaz de manter um CONTROLE rígido de suas condições financeiras, econômicas, social e política.

PENSAMENTO - IDÉIA
DECISÃO-PLANO-ORGANIZAÇÃO-CONTROLE

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário definir ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.

Os estudiosos apontam atitudes positivas que contribuem para que o GESTOR do negócio atinja seus objetivos com maior facilidade. Para os estudiosos o GESTOR deve demonstrar: Profissionalismo perante seus comandados, esse profissionalismo está em seguir com firmeza as teorias citadas acima. Coragem capacidade de ser determinado. O profissional corajoso está sempre pronto para enfrentar situações de crise, é confiante, é firme, está sempre disposto a correr riscos. O profissional corajoso contagia e incentiva o restante da equipe. Temperança, qualidade que o profissional desempenha demonstrando sua capacidade de medir as consequências de suas ações. É o profissional que toma decisões firmes e, com qualidade, mas com moderação. Altruísmo, os especialistas definem altruísmo baseado no filósofo francês Auguste COMTE, segundo esses estudiosos, é a “capacidade do ser humano de se dedicar às outras pessoas”. O ser humano abdica dos seus interesses pessoais em benefício do outro ou do coletivo. Empatia, é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, para compreender a forma como ele toma decisões, por exemplo, para negociar melhor. É a capacidade de compreender pensamentos e emoções. 


          REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
          SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

Publicação Original: 
          contato.apanweb@gmail.com

Um comentário:

  1. Boa parte dos empreendedores que conheço, são ÓTIMOS empreendedores, mas esquecem de observar as orientações de especialistas constantes nesse artigo...

    ResponderExcluir