sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Diferenciação de recursos humanos dentro dos Negócios

#DiferenciaçãoEmRh

Recursos Humanos, Base de Sucesso nos NEGÓCIOS...
Para os estudiosos a base de sucesso nos negócios é o recrutamento, a seleção e, a competência e habilidade dos profissionais da área de recursos humanos em descobrir e colocar os talentos certos nos lugares certos dentro da organização. O que não é fácil, mas que com trabalho, dedicação e paciência para garimpar chega-se lá.

Palavras-chave: Diferenciação. Treinamento. Recompensa.

WELCH (2001: 27 e 28) para construir sucesso nos negócios é necessário cuidar dos recursos humanos respeitando-se as diferenças, é preciso recompensar os melhores e descartar os incompetentes, só assim se constroem verdadeiros astros em seus postos de trabalho e, só os astros constroem negócios de sucesso.

Após decidir o que e como fazer, ou seja, após planejar e criar as estratégias do negócio, o empreendimento em si. De quem a empresa precisa para tocar seus negócios ganha visibilidade. O escopo definido pela empresa determinarão as habilidades e aptidões que a empresa necessitará para selecionar talentos.

A empresa saudável contrata para atender suas necessidades, não para cargos. Tanto os funcionários internos quanto os externos devem pensar de maneira crítica. O processo de aprendizagem apenas começa com a sua contratação. O aprendizado diário é fundamental para o sucesso pessoal e empresarial. O conhecimento do contratado é bem vindo, mas precisará se adaptar dentro da nova cultura organizacional.

O aprendizado do passado que nos fizeram bem-sucedidos não nos levarão aonde precisamos chegar futuramente. É necessário mesclar a força de trabalho com novos talentos, estarmos focados nas novas tecnologias hoje é vital. O dinheiro gasto de maneira apropriada no desenvolvimento de pessoas é um investimento no futuro da empresa.

Os estudiosos salientam a importância cada vez maior do trabalhador voltado para o conhecimento na organização moderna. As organizações estão fazendo o possível para atrair e reter os profissionais com alto índice de conhecimento e que falem pelo menos mais duas línguas fora a sua. Os estudiosos relatam que no futuro o capital intelectual trazido por funcionários qualificados será uma grande, se não a maior, vantagem competitiva de muitas empresas. O trabalhador voltado para o conhecimento aumentará a demanda por sua contratação, mas precisará sempre adequar seus conhecimentos a
cultura da nova organização.

Dica importante dos especialistas, autores estudiosos sobre o assunto da demanda por profissionais qualificados, com habilidades e competências para levar as organizações em frente em busca de seus objetivos e perpetuação, e que, assim mesmo tem líderes, executivos, proprietários de empresas que são incapazes de enxergar tal necessidade de renovação e muitas vezes permitem que posições estratégicas dentro das empresas permaneçam na dependência de uma única pessoa, sem que perceba a necessidade de treinar outros funcionários para dentro de uma necessidade futura substituir o funcionário em questão para que as coisas continuem a caminhar em frente em direção aos objetivos da organização.

Nunca é demais chamar atenção para tomada de DECISÃO, para construção de PLANOS coerentes que garantam tranquilidade financeira, manutenção da ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, manter um CONTROLE rígido das condições financeiras, econômicas, social e política. Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar ações e manter controle.

Tomada de decisões: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos. 

Plano de ação: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a seguir para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário definir ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

Organização das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

Controle: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas
com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira
Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

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