Estratégias e Princípios na Nova Relação de Consumo...
Rony Meisler fã do Papa Francisco em artigo publicado no Linkedin em 25-09-2017 levanta uma discussão interessante sobre a nova relação de consumo, Ele comenta sobre a compra e a conquista de audiência.
Palavras-chave: Consumidor – Oferta – Produto – Serviços.
KOTLER define o assunto com base nos famosos 4 P’s, o consumidor recebe do mercado a oferta de produtos ou serviços através PRODUTO – PREÇO – PROMOÇÃO – PRAÇA (ponto de venda, local de distribuição), Já Rony Meisler entende que essa definição pode e deve ser ampliada para 8 P’s, PROPÓSITO – PERSEVERANTE – PRIVADO – PROFITABLE (lucrativa) – PESSOAS – PRODUTO – PLANEJAMENTO COMERCIAL – PREÇO. Para Meisler há tempos atrás se comprava audiência com dinheiro, hoje nos dias atuais se conquista, seguidores e não consumidores.
O que eu pretendo mostrar com esse texto é levantar discussão sobre as diferenças de ver e, de mostrar as coisas, lembrando que a evolução e o dinamismo indicam mudanças que precisamos estar atentos para entendermos, porque os 08 P’s do Meisler estão contidos dentro dos 04 P’s do KOTLER. Por exemplo, na relação de consumo, o PROPÓSITO do consumidor é adquirir um PRODUTO ou SERVIÇO para atender um desejo ou uma necessidade sua e, o PROPÓSITO do fornecedor ou vendedor é ofertar esse PRODUTO ou SERVIÇO, essa operação, esse processo se dá através de PLANEJAMENTO COMERCIAL, visa LUCRO, enfim, embora exista a conquista de audiência nos dias atuais, a audiência continua a ser comprada com dinheiro também, e a audiência conquistada nos dias atuais também se tornou consumo dessa oferta de produtos digitais, portanto, se tem consumo, tem consumidores.
Nós mortais consumidores precisamos nos dias de hoje tomarmos mais cuidados em nossa relação de consumo porque o capital e o marketing desenvolveram mais ferramentas e plataformas que acabam nos influenciando cada dia mais nos levando a nos enrolarmos cada dia mais em nossas contas, portanto nunca é demais lembras que o princípio básico da economia é recursos limitados para necessidades ilimitadas, portanto tome cuidados com teto dos seus gastos, isso aumenta nossa possibilidade de reação frente ao gigante CAPITAL que sua única intenção é aumentar seu poder incalculável.
Nunca é demais chamar atenção para tomada de DECISÕES, para construção de PLANOS coerentes que garantam nossa tranquilidade financeira, manutenção da ORGANIZAÇÃO de ações e processos de nossa vida e, manter um CONTROLE rígido de nossas condições financeiras, econômicas, social e política.
Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar ações e manter controle.
TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Aqui como estamos tratando de RELAÇÃO de CONSUMO e, buscando defesa para o consumo, torna-se importante chamar atenção do consumidor para analisar, criticar e determinar ações de defesa em relação aos planos, a organização e o controle feitos dos fornecedores pelos vendedores de
PRODUTOS e SERVIÇOS.
Plano de ação de fornecedores: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a seguir para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário definir ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel
em Administração de Empresas - Mais
de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte
visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing,
Recursos Humanos e Vendas.
Publicação
Original: http://altair1957.blogspot.com.br/2017/11/estrategias-e-principios-na-nova.html
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