Para Abrir Seu NEGÓCIO Próprio é necessário AÇÃO...
EMPREENDEDORISMO e NEGÓCIO: Idéia: Trabalhar para descobrir o PÚBLICO que queremos beneficiar, como entregar a esse público o que estamos oferecendo, a loja, o canal, enfim, a PLATAFORMA onde disponibilizaremos nossas ofertas, onde o cliente encontrará o que estamos oferecendo, a PROMOÇÃO, o público que ofereceremos nossa oferta, oferta essa que precisa ser vantajosa, a base de clientes, condições geográficas e demográficas (lista), a partir daí definir o PRODUTO que atenderá necessidades e desejos desse público.
Para que possamos reconhecer tudo isso é necessária muita leitura bibliográfica e de mercado, um sistema de pesquisa em sistema aberto contínuo, com estudo de comportamento de consumo, segmentando o mercado que desejamos atender, cuidando diuturnamente da qualidade dos produtos e serviços, enfim seguindo a cartilha do marketing.
Palavras-chave: Decisão. Plano. Organização. Controle.
O novo empreendedor para abrir seu negócio próprio deverá criar estratégias, descobrir caminhos para atingir objetivos. Alguns desses caminhos estão compreendidos a partir da SEGMENTAÇÃO de Mercado que, conforme definição de alguns especialistas no assunto é a definição do público alvo a ser atendido nas suas necessidades e desejos. A segmentação ocorre quando o administrador passa a agrupar os consumidores com características comuns. O COMPORTAMENTO do Consumidor que segundo KOTLER (1998: 162) ao responder as 02 perguntas básicas a seguir se adquire condições para entender o comportamento de compra do consumidor. 1) Como as características do comprador – culturais, sociais, pessoais e psicológicas podem influenciar no comportamento de compra? e, 2) Como o comprador toma a decisão de compra? Quem deseja empreender nos dias atuais não pode esquecer-se dos cuidados com a QUALIDADE de seus produtos e serviços. E, Para fechar o assunto a estratégia de VENDAS é que garantirá a saúde financeira do empreendimento.
De acordo com os estudiosos a GESTÃO eficaz de todos os empreendimentos passa por tomada de DECISÕES firmes, por construção de PLANOS coerentes que garantam tranquilidade financeira, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido das condições financeiras, econômicas, social e política.
Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar ações e manter controle.
Tomada de decisões: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Plano de ação: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a seguir para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário definir ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
Controle: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira
Bacharel Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
contato.apanweb@gmail.com
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