Os estudiosos afirmam que os profissionais de RECURSOS HUMANOS que desejam atingir objetivos ousados dentro organização a que fazem parte, esses profissionais precisam agir correndo uma dose maior de RISCO, precisam trabalhar de acordo com as regras e procedimentos para CONTRATAÇÃO de pessoal de acordo com a orientação da organização, de forma CONVENCIONAL, mas também precisam sair da caixinha e, adotar algumas atitudes NÃO CONVENCIONAIS para contratar, não usar de má fé, mas correr riscos para poder encontrar pessoas que poderão se tornar tão ou mais eficientes que aquelas contratadas de acordo com a orientação escrita na manual de procedimento da organização. Obs: Cito a seguir 02 casos verídicos a respeito de duas contratações de SUCESSO feitas por mim fora de procedimentos orientados pela organização a que eu fazia parte no momento das referidas contratações.
HISTÓRIA REAL e CONTRATAÇÃO NÃO CONVENCIONAL
Por medida de segurança, o nome da empresa e o nome das pessoas que cito aqui são fictícios. As duas histórias estão ligadas a recursos humanos, uma refere-se a um cargo de serviços gerais e a outra a um cargo de vendedor.
A empresa é a PONTO FRIX, a candidata dona JOSEFINE CLARA pleiteava uma vaga de auxiliar de serviços gerais e o candidato a vendedor era JOÃO BATISTA FORTE. A empresa tem como norma e procedimento a contratação de pessoas somente com experiência e alfabetizadas.
JOSEFINE CLARA chegou bem cedo como é o costume das pessoas que procuram uma colocação, após a distribuição das fichas para preenchimento, a candidata declarou para o atendente ser analfabeta, portanto não preenchia os requisitos da vaga. Nessa época eu estava responsável pelo recrutamento, seleção e treinamento da empresa. Tomei a decisão de entrevistar pessoalmente a candidata, após a entrevista chamei um colaborador, solicitei que preenchesse a ficha de cadastro da candidata, pegamos na mão da mesma e a ajudamos a assinar a ficha. Essa candidata mais tarde veio a ser a COPEIRA do presidente da empresa.
A situação de JOÃO BATISTA FORTE foi mais ou menos semelhante, candidato a vendedor sem experiência, a entrevista desse candidato acabou por algum motivo chegando a meu conhecimento, resolvi entrevista-lo, o candidato permaneceu durante toda entrevista de cabeça baixa, eu fiquei sem saber o que fazer porque um dos requisitos básicos da profissão de vendas é olhar no olho do seu cliente, mas por algum motivo resolvi contratá-lo. Esse candidato chegou a gerência de lojas da empresa inclusive desempenhando a função com destaque.
Mais tarde em uma reunião resolvi citar o fato como exemplo para os demais colaboradores dentro da área de vendas, JOÃO pediu a palavra e, declarou para todos nós o motivo de não ter levantado a cabeça na hora da entrevista. É que devido ao grande número de entrevistas por que passara até aquele momento e, sem sucesso, a situação tinha gerado nele um DESÂNIMO tão grande que ele estava acreditando que não conseguiria a vaga.
ACREDITE, INSISTA, PERSISTA, não permita nunca que o DESÂNIMO tome conta de você.
CONTRATAÇÃO CONVENCIONAL
De acordo com especialistas as contratações convencionais são feitas seguindo manual de instruções da organização, onde os gestores de departamentos e seções fazem uma requisição de empregado colocando nessa requisição o perfil desejado do candidato para ocupar a vaga, escolaridade, experiência profissional, idade máxima e mínima e, outros requisitos exigidos pela função a que o candidato ocupará.
CONTRATAÇÃO NÃO CONVENCIONAL
De acordo com os estudiosos além das instruções recebidas da organização, os gestores de negócios precisam acreditar que todo seu relacionamento pessoal pode ser uma entrevista de contratação para um cargo dentro do negócio que fazemos parte, inclusive precisamos correr alguns riscos não seguindo a risca o que está no manual de instrução e nas requisições de candidatos a emprego. Obs: Caso você trabalhe ligado de alguma forma a contratação de pessoal, procure verificar com seus contatos que também são ligados a contratação de pessoal que garanto que você descobrirá histórias sensacionais parecidas e muito melhores do que as citadas acima.
DICA
O Gestor eficiente de acordo com estudiosos é aquele que consegue identificar e se relacionar com as contingências de forma a corrigir rumos que permitam aos diversos Líderes dentro da organização se posicionar de forma empreendedora para agir na direção dos objetivos necessário para crescimento e perpetuação do negócio. DICA para contratação de VENDEDOR – Dentro dos TRENS urbanos trabalham uma quantidade significativa de vendedores ambulantes, caso a tua equipe de vendas esteja apresentando desânimo, desmotivação, PENSE na possibilidade de buscar dentro do TREM um ou dois membros para compor sua EQUIPE. Você poderá se surpreender... (tome os cuidados necessários que se toma sempre que se contrata um candidato a emprego).
Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos de gestão e, demonstrar que é capaz de manter um CONTROLE rígido de suas condições financeiras, econômicas, social e política.
TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
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