terça-feira, 15 de maio de 2018

Recursos MATERIAIS, sua importância nos negócios...


De acordo com estudiosos os 03 (três) recursos mais importantes para mover um negócio são: Recursos HUMANOS, FINANCEIROS e MATERIAIS. Para esses estudiosos os demais recursos necessários para o bom funcionamento dos negócios, para o crescimento, para melhoria de atendimento, enfim, recursos a serem utilizados dentro dos negócios são produzidos e obtidos a partir desses três recursos básicos citados acima.

Os estudiosos afirmam que os EMPREENDEDORES que desejam atingir objetivos ousados dentro organização a que fazem parte precisam dispensar atenção especial aos RECURSOS MATERIAIS a ser empregados dentro da organização. Para os estudiosos os empreendedores precisam selecionar sempre possível materiais de qualidade e aplicabilidade, que venham atender as necessidades internas da organização não esquecendo em nenhum momento que toda organização visa atender um público externo (clientes), precisam trabalhar de acordo com as regras e procedimentos para aquisição dos Recursos Materiais de acordo com a orientação da organização, de forma APROPRIADA para garantir conquista de objetivos, mas também precisam sair da caixinha e, adotar algumas atitudes de RISCO para garantir INOVAÇÃO, não usar de má fé, mas correr riscos para poder encontrar Recursos Materiais que poderão se tornar tão ou mais importantes que os Recursos Materiais usados rotineiramente conforme orientação escrita no manual de procedimento da organização.

Recursos Materiais usados dentro da Organização
Para os estudiosos os Recursos Materiais estão compreendidos a partir das instalações prediais dos negócios, passando por materiais de uso para consumo tais como: materiais para escritórios, materiais de higiene e outros tantos, Matéria- prima para transformação em produtos finais no caso de indústrias, material acabado e Produto acabado no caso das empresas de varejo e atacados, dependendo da configuração organizacional e assim por diante. Todo material deve possuir Identificação, codificação, cadastramento, catalogação, com análise de peculiaridades e sua importância de acordo com a realidade da organizacional e identificar os tipos de classificação, materiais de estoque comercial e não de estoque, materiais críticos, se é material perecível, periculosidade, a dificuldade de aquisição e o mercado fornecedor, ou seja, o gestor de recursos materiais e patrimoniais tem função importante na produção dos objetivos da empresa, sendo necessário que ele tenha uma visão holística da organização, porque seu desempenho influencia diretamente nos resultados organizacionais.

Aquisição de Recursos Materiais
De acordo com os estudiosos além das instruções recebidas da organização, os gestores de negócios precisam acreditar que todo seu relacionamento pessoal pode ser uma oportunidade de contato para aquisição de Recursos Materiais que venha a suprir uma necessidade dentro do negócio que fazemos parte, inclusive precisamos correr alguns riscos não seguindo a risca o que está no manual de instrução e nas requisições de Materiais. Obs: Caso você trabalhe ligado de alguma forma a compra de Materiais, procure verificar com seus contatos que também são ligados a compra de Materiais sobre novidades, novos fornecedores, enfim, possibilidade de descobertas, eu garanto que você descobrirá sensacionais oportunidades para facilitar a conquista de objetivos.

DICA
O Gestor eficiente de acordo com estudiosos é aquele que consegue identificar e se relacionar com as contingências de forma a corrigir rumos que permitam aos diversos Líderes dentro da organização se posicionar de forma empreendedora para agir na direção dos objetivos necessário para crescimento e perpetuação do negócio. DICA não deixe de experimentar todas as possibilidades de encontrar uma nova chance de conhecer um fornecedor novo, um mercado novo, toda sua concorrência, enfim, o conhecimento sobre o seu negócio pode ser o diferencial que você precisa para AVANÇAR, sempre.

De acordo com os estudiosos a GESTÃO contemporânea eficaz de todos os empreendimentos passa por atenção máxima em relação à ATUALIZAÇÃO com INOVAÇÃO nas tomadas de DECISÕES firmes e rápidas principalmente no que se refere ao suprimento de Recursos Materiais, por construção de PLANOS coerentes que contribuam para conquistas de objetivos econômico, financeiro que priorize o atendimento ao seu consumidor, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido das condições financeiras, econômicas, social e política.
Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar processos e ações e manter controle.

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.


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