sábado, 19 de maio de 2018

Controle de Recursos FINANCEIROS nos Negócios...

Gestão  
        

De acordo com estudiosos os 03 (três) recursos mais importantes para mover um negócio são: Recursos HUMANOS, FINANCEIROS e MATERIAIS. Para esses estudiosos os demais recursos necessários para o bom funcionamento dos negócios, para o crescimento, para melhoria de atendimento, enfim, recursos a serem utilizados dentro dos negócios são produzidos e obtidos a partir desses três recursos básicos citados acima.

Aqui será tratado sobre CONTROLE e DESCONTROLE financeiro dentro dos diversos NEGÓCIOS, o texto não é um MANUAL de FINANÇAS, é apenas um alerta para os gestores desatentos que às vezes confundem FLUXO de CAIXA com CAPITAL e Recursos FINANCEIROS para investimentos e, por este motivo gastam mais do que podem gastar e, por esse motivo acabam levando os NEGÓCIOS sob sua gestão a se endividar por falta de planejamento e organização das finanças do NEGÓCIO.

De acordo com estudiosos sobre o assunto, a gestão financeira organizacional vive de investimentos constantes para gerar RIQUEZAS e fluxo de caixa para cumprir com seus compromissos e, portanto precisam correr mais riscos se endividando com a intenção de criar mais NEGÓCIOS, mas de acordo com estudiosos esses RISCOS precisam ser calculados para não GERAR descontrole em excesso levando o NEGÓCIO à passar por dificuldades que às vezes pode até levar o negócio a encerrar suas atividades por falta de condições financeiras de se sustentar.

Os estudiosos sobre o assunto gestão financeira de NEGÓCIOS orientam a criação de planos e organização de finanças, a criação do hábito de acompanhamento através de planilhas escrita com as RECEITAS e DESPESAS, RECURSOS para INVESTIMENTOS e outros, mantendo cuidados e atenção DIUTURNAMENTE visando cuidar para que as despesas não ultrapassem as receitas, (RECEITAS são as entradas de recursos financeiros gerados pela comercialização de produtos, serviços e idéias). Tomar DECISÕES para o equilíbrio financeiro do NEGÓCIO, a propósito, é a tomada de DECISÕES que direciona o caminho que estamos tomando, se tomamos o caminho do descontrole que nos causará STRESS e dificuldades ou se tomamos um caminho que possibilitará tranquilidade com qualidades e controle financeiro, controle de investimentos conscientes visando crescimento do patrimônio do negócio com consequências positivas econômicas e financeiras.

De acordo com os estudiosos a GESTÃO contemporânea eficaz de todos os empreendimentos passa por atenção máxima em relação à ATUALIZAÇÃO com INOVAÇÃO nas tomadas de DECISÕES firmes e rápidas principalmente no que se refere ao controle FINANCEIRO, por construção de PLANOS coerentes que contribuam para conquistas de objetivos econômico, financeiro que priorize o atendimento ao seu consumidor, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido das condições financeiras, econômicas, social e política.

Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar processos e ações e manter controle.

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos é preciso ficar atento às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano. Nesse caso o orçamento será o APERTO do cinto, os cortes necessários para gerar folga financeira para sanar as dívidas.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.



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