Altair Pereira Com Você Para
Tratarmos De: Abordagem de cliente, como evitar para não falar coisas que leve
o cliente a sentir dúvida para fechar o negócio, sobre elogiar o produto para
levar o cliente a fechar o negócio, evitar usar a palavra caro quando estiver
negociando, procurar usar palavras como valor, qualidade, benefícios, tomar os
cuidados necessários para não assustar o cliente quando mencionar o assunto
frete, formas de mostrar idoneidade de sua empresa, formas de argumentos para
levar seu cliente a investir, respeito ao cliente, como não usar palavras
negativas, usar verbos fortes para animar seu cliente a comprar de você...
VENDER é uma arte, todos nós somos
vendedores, vendemos até para nós mesmos. Caso você tenha dúvida sobre a frase
anterior, pense, vendemos nossas idéias até para nós mesmos, enfim, tudo começa
através de um pensamento conforme todos nós sabemos, continuou com dúvidas?
Muitas de nossa idéias nós compramos e as executamos, muitas de nossas idéias
não compramos e não as executamos, elas são descartadas, assim é a vida.
JIM HOHN (1930 – 2009), o sucesso na
conquista de metas começa pela definição por escrito do plano de METAS. Não
existem vendas sem metas.
Abordando,
Evitando Dúvidas E Elogiando Seu Produto
1 – Abordagem de cliente.
Ao
cumprimentar o cliente no memento de tua abordagem fique atento para não ser
negativo, esse é o momento de preparação do tempero da entrevista, colocar
alguma proposta que seja positiva, um novo produto, um serviço, uma idéia, uma
inovação que vai gerar benefício ao cliente atendendo de forma eficiente suas
necessidades e desejos para aumentar possibilidades com ganhos sempre, procure
agir de forma que não precise se desculpar afinal você é o parceiro que passa a
bola para seu cliente fazer o gol.
2 – Como evitar dúvidas do cliente no fechamento de
negócios.
Não use frases ou palavras que leve o
cliente a sentir dúvidas ou culpas, tipo o senhor precisa descansar, se
divertir, enfim, coisas desse tipo atrapalham relacionamento comercial, se a
conversa partir do cliente, aí sim, você precisa estar preparado para oferecer
consultoria sobre o assunto, se o cliente disser que está precisando descansar,
pergunte a Ele se ele já sabe como fará isso, caso Ele ainda não tenha uma
definição, ofereça a Ele uma opção que você conheça e, que foi bom e
confortável para você.
3 – Aprenda a elogiar seu produto para incrementar
sua venda.
Para elogiar qualidade do seu
produto, não diga meu produto tem alta qualidade, diga minha assistência
técnica vive ociosa, nossos produtos quase não quebram, o índice de assistência
dos nossos produtos é muito baixo. Tenha sempre um número pré-estabelecido para
responder ao cliente caso ele pergunte qual percentual, mas faça um discurso
convincente para convencer ao cliente de primeira e não preciso responder sobre
esse percentual.
Caro
é Palavra Proibida E Mostrando Idoneidade
4 – A palavra caro não faz parte do
dicionário de quem vende.
Cuide para nunca usar a palavra caro,
procure enfatizar sobre as vantagens do produto ou serviço que você está
ofertando, as pessoas estão sempre dispostas a pagar um valor justo pelas
vantagens e qualidade dos produtos ou serviços desde que exista receita pra
esse pagamento, a palavra caro leva o cliente a repensar e buscar alternativas,
o cliente perde a coragem de fechar o negócio ao ouvir a palavra caro,
substitua a palavra caro por bom investimento, é a solução para o problema,
enfim, quem se dedica a ser vendedor precisa no mínimo ser criativo e, procure
lembrar sempre que não é fácil ganhar dinheiro.
5 – NÃO assuste o cliente ao falar
sobre o frete.
Procure uma forma de falar sobre o
frete sem que o cliente se sinta usurpado por mais uma taxa, pense numa forma
de fazer a comunicação sobre o valor do frete de forma que o cliente veja o
frete como uma possibilidade de Ele receber aquele produto amparado por uma
qualidade diferenciada de entrega, tal como pontualidade, cuidados especiais
para evitar danos, enfim, garantias de cuidados especiais no translado da
mercadoria.
6 – Use instituições para mostrar a
idoneidade de sua empresa.
Desenvolva discurso para mostrar a
idoneidade de sua empresa no mercado, reúna informações sobre premiações recebidas
pela empresa de entidades, prêmios recebidos de associações por bons serviços
prestados, entidades de crédito, de inovação, se a empresa tem classificação
ISO, enfim, essas informações são aliadas dos agentes de vendas junto aos
clientes.
Usando
Argumentos E Respeitando Seu Cliente
7 – Use argumentos fortes que ajude seu cliente a
decidir a seu favor.
Crie argumentos para convencer seu
cliente que o investimento mensal que Ele faz no seu produto ou serviço não é
um encargo, nem um dever, mas SIM um investimento garantido para atendimento da
finalidade da compra do produto ou serviço adquirido, se for para uso pessoal
atenderá sua necessidade ou desejo, se for para uso industrial de transformação
é matéria prima de qualidade, se for para comercialização vai gerar o resultado
planejado.
8 – Respeito ao cliente.
Todo cliente merece respeito, Ele poderá até
se tornar seu amigo, mas não é seu colega de rua, bar, infância ou da escola,
portanto, trate-o com respeito, não use gírias, não faça trocadilhos do tipo, o
senhor está confundindo alho com bugalhos, se o cliente se chama Sidnei Videira
não vá perguntar a Ele como está seu parreiral, enfim, para tratar com clientes
é sempre aconselhável usar de formalidades para negociação. Fora do ambiente de
negociação é outra história. Mas...
Não
Ao Negativo E Usando Palavras Fortes
9- NÃO use palavras negativas.
Quando tratamos de negócios, nós
precisamos ter o cuidado em não iniciar nosso discurso com palavras negativas,
precisamos cuidar para saber onde colocar a palavra NÃO, negócios precisam
sempre de ideias positivas, tais como lucro, SIM é possível, se realizará,
atingirá. Exemplo, trago aqui algo que possibilitará incremento de benefícios
para aumentar faturamento, diminuir perdas etc.
10 – Verbo forte ajuda ao cliente tomar decisão.
Maurício
Góis orienta o uso de verbos forte nas negociações, segundo o especialista em
vendas agindo dessa forma o vendedor ajuda ao cliente a acreditar na
possibilidade de: Maximizar, aumentar, minimizar, diminuir, manter, atingir,
economizar, lucrar, promover e outros. Esse produto atingiu o ponto no seu ciclo
de vida que está garantindo margens de lucro excepcionais aos empresários que
estão trabalhando com ele, o ciclo de vida de um produto tem explicação no
marketing.
Mantenha Atenção Especial
Com As DEZ Dicas De Ouro E Venda Muito.
Obrigado
por sua atenção, esse artigo foi criada Para ajudar você Incrementar suas
vendas. Favor Curtir, Comentar e Compartilhar. Até que nos encontremos no
próximo artigo, eu Desejo a todos uma vida alegre e feliz. Até próximo artigo.
Sobre Altair Pereira: Bacharel Em Administração,
Especializado Em Marketing e Docência Universitária – Autor do Ebook - Aprenda
Criar e Dirigir Negócios Com Método DEPLOAC de Gestão Eficiente. Disponível no
Hotmart: https://go.hotmart.com/F18424883S
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