Como Calcular Preço de VENDA no seu Negócio?
Entenda Diferença entre Margem de LUCRO e Mark-up. Como Calcular Preço de VENDA e Gerar o Lucro Líquido Desejado.
De acordo com especialistas é normal os profissionais que trabalham cuidando de preços de vendas de produtos, principalmente os iniciantes, confundir Margem de Lucro com Mark-up, este post tem como objetivo esclarecer essas dúvidas e, contribuir dessa forma para apuração do lucro na venda de produto se tornar mais fácil de se entender. Motivo recorrente que gera confusão é a tributação sempre confusa de produtos, com alíquotas diferentes de estado para estado, as fórmulas de cálculos, e outros. Tudo isso é simples para algumas pessoas e complexo para outras, em alguns momentos acredita-se que os resultados obtidos no negócio seja um, mas a realidade é outra, diferente do resultado projetado para o produto. Portanto para esses especialistas os profissionais responsáveis por precificação dos produtos nos negócios precisam verificar de forma continua a Margem de Lucro necessária para manter a saúde financeira do negócio de acordo com os OBJETIVOS traçados. Abaixo esclarecimentos sobre o assunto.
De acordo com especialistas é normal os profissionais que trabalham cuidando de preços de vendas de produtos, principalmente os iniciantes, confundir Margem de Lucro com Mark-up, este post tem como objetivo esclarecer essas dúvidas e, contribuir dessa forma para apuração do lucro na venda de produto se tornar mais fácil de se entender. Motivo recorrente que gera confusão é a tributação sempre confusa de produtos, com alíquotas diferentes de estado para estado, as fórmulas de cálculos, e outros. Tudo isso é simples para algumas pessoas e complexo para outras, em alguns momentos acredita-se que os resultados obtidos no negócio seja um, mas a realidade é outra, diferente do resultado projetado para o produto. Portanto para esses especialistas os profissionais responsáveis por precificação dos produtos nos negócios precisam verificar de forma continua a Margem de Lucro necessária para manter a saúde financeira do negócio de acordo com os OBJETIVOS traçados. Abaixo esclarecimentos sobre o assunto.
A margem de lucro é uma representação percentual do lucro líquido em relação ao preço de venda. Ela é calculada com o preço de venda já formado, a margem de lucro não é o valor em real que objetivamos quando calculamos o preço de venda do produto, esse valor em real é atingido quando o preço de venda é forma pelo índice mark-up, marcação acima.
O mark-up é um índice usado na formação de preço de venda. Este índice é aplicado ao custo do produto e o resultado determina o preço de venda ideal para atingir uma determinada quantia em real que se objetiva lucrar.
Preço de venda é um assunto complexo que merece atenção especial dos gestores da organização, ele depende de fatores externos sobre os quais a organização não tem domínio, depende de mercado, demanda e oferta, sazonalidade, condições ambientais, e outros. Portanto para os especialistas é um fator de máxima importância dentro do negócio. A margem de lucro conforme mencionado acima é a condição necessária para manutenção do item produto na linha de comercialização da organização, já o mark-up é um índice aplicado que facilita a apuração real da margem de lucro necessária e projetada.
CUIDADOS para apuração do custo de um produto: Os especialistas orientam que se verifiquem com atenção os impostos incidentes sobre o referido produto, o custo do produto é o valor de compra desse produto junto ao fornecedor ou vendedor mais os impostos incidentes sobre ele, exemplo, produto que tem preço de custo de R$ 50,00 e, incide sobre ele tributo federal como IPI, estadual como ICMS, só para citar dois tributos que é do conhecimento da maioria da população, lembrando que temos todos os demais como PIS, COFINS e outros, mas aqui só estou exemplificando a formação de preços para apuração de lucro líquido, não é uma explanação completa sobre tributo nem sobre o assunto que é extenso, mas apenas uma focalizada breve sobre o assunto para contribuir com a elucidação da polêmica discussão na formação de preços de venda de produtos, portanto vou trabalhar com IPI e ICMS que aplicados sem isenções percentual ou total, têm como alíquotas IPI 10% e ICMS !8% e 12% dependendo do Estado.
Exemplo: Custo do produto – R$ 50,00 + 10% IPI + 18% ICMS e, caso você projete uma Margem de Lucro de 30%, então, o preço de venda desse produto deverá ser:
Custo = R$ 50,00 + IPI R$ 5,00 + ICMS 18% R$ 9,00 = R$ 64,00, para você obter uma Marcação acima do custo de aquisição do produto de 30% sobre o valor de custo desse produto com impostos incluídos, você não deve pegar os R$ 64,00 (sessenta e quatro reais) e multiplica-lo por 30% ou simplesmente dividir por 100 e multiplicar por 30 porque dessa forma o preço de venda será R$ 83,20 (oitenta e três reais e vinte centavos), o valor não representa os 30% que você precisa ou projeta como ganho real líquido em relação ao produto. A forma correta para se conseguir o resultado com 30% de marcação acima é: Pegar 100 – 30 = 70, esse número 70 é que deverá ser utilizado para dividir o valor do custo do produto já incluído o imposto, ou seja, você deve pegar R$ 64,00 dividir por 70 e o resultado multiplicar por 100, dessa forma você terá um resultado com 30% sobre o custo do produto incluído o imposto. Abaixo do preço de vendas colocarei um exemplo para justificar essa fórmula.
Preço de venda = R$ 64,00 / 70 = 0,9142 x 100 = 91,42
Exemplo: Caso você pegue R$ 83,20, retire desse valor 30% que é o valor real ideal do seu plano de ganho, mais 18% que se refere ao ICMS e 10% que se refere ao IPI, você chegará a um número menor que R$ 50,00 (cinquenta reais), portanto se 30% é o número ideal projetado para manter seu negócio saudável, em algum momento isso deixará de acontecer.
R$ 83,20 – 30% = resultado – 9,00 = resultado – 5,00 = Custo do produto no fornecedor.
R$ 83,20 – 24,96 = 58,24 – 9,00 = 49,24 – 5,00 = 44,24, o preço de custo do produto no fornecedor vendedor é R$ 50,00 (cinquenta reais), portanto o seu lucro real líquido não é de 30%, por esse motivo é preciso que se tome cuidado para apurar o lucro líquido do produto.
Já se você pegar o valor calculado através da divisão por 70, você consegue retornar pelo caminho inverso e, chegar ao resultado do preço de custo do produto no fornecedor vendedor de R$ 50,00 (cinquenta reais).
R$ 91,42 – 27,42 = 63,99 – 9,00 = 54,99 – 5,00 = 50,00
Caso você ainda não trabalhe fazendo preços de venda, fique tranquilo, toda essa operação hoje em dia é feita diretamente pela máquina, nós só precisamos interferir manual e mecanicamente para ajustarmos as operações de vendas para atender às exigências do mercado e da organização a que fazemos parte, nos adequando para garantir a rentabilidade da empresa e garantir o melhor e máximo atendimento ao mercado, movendo peças como no xadrez, o mercado é formado de amplitude que permite que se consiga fazer com que isso se torne possível.
Segundo especialistas um motivo recorrente queda nos resultados do negócio pode ser a falta de conhecimento e habilidade de alguns gestores em criar estratégias com ações capazes de reverter situações desfavoráveis que surgem todos os dias. Portanto para esses especialistas os gestores de negócios precisam reavaliar de forma continua suas atitudes e o comportamento de sua equipe para seguir sempre em direção aos OBJETIVOS traçados.
De acordo com os estudiosos a GESTÃO contemporânea eficaz de todos os empreendimentos passa por atenção máxima em relação à ATUALIZAÇÃO com INOVAÇÃO nas tomadas de DECISÕES firmes e rápidas principalmente no que se refere a formação de preços de vendas de produtos, por construção de PLANOS coerentes que contribuam para conquistas de objetivos econômico, financeiro que priorize o atendimento ao seu consumidor, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido das condições financeiras, econômicas, social e política.
Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar processos e ações e manter controle.
Tomada de decisões: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.
Plano de ação: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a seguir para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário definir ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.
ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.
Controle: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas
com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.
REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.
SOBRE Altair Pereira - Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
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