quarta-feira, 14 de março de 2018

Correr RISCOS e Negócios...

Gestão e Empreendedorismo

Vejam a Diferença entre Correr RISCOS ou Dar Passos Maior Que as Pernas...
O canal Gestão de Negócios tem como principal objetivo contribuir com EMPREENDEDORES principalmente empreendedores de pequeno e médio porte que nem sempre estão preparados e dominando teorias de gestão para dar suporte aos seus empreendimentos. Este artigo tem a finalidade de chamar atenção em relação à estratégia dos empreendedores quando precisam correr RISCOS, porque alguns desavisados costumam ao invés de correr RISCOS, dar passos MAIORES que as pernas e, é aí nesse momento que o seu NEGÓCIO corre riscos reais de caminhar em direção à bancarrota ou seja descer de ladeira a abaixo sem freio e sem controle, na maioria das vezes chegando à condição de falência.

EMPREENDER É:

Os estudiosos apontam como verdadeiro papel EMPREENDEDOR, as seguintes atitudes pessoais: Estimular seus pensamentos em busca de IDÉIAS, reconhecer OPORTUNIDADES, aceitar CONSELHOS de pessoas experientes. Desse ponto pra frente você precisa PLANEJAR definindo estratégias; praticar BENCHMARKING que é conhecer a concorrência, estudar o mercado para definir onde pretende chegar; analisar com critério os RISCOS financeiros, econômicos, legal, políticos; procurar SIMULAR antes de agir de forma concreta; definir FERRAMENTAS como pontos de unidades de negócios, tecnologias, e outros; o cuidado com ESTRATÉGIAS para defesa, manutenção e ataque do seu negócio; a preparação, desenvolvimento e munidos de ferramental para desenvolvimento de suas funções, exercendo atenção especial em relação a avaliação periódica constante do quadro de pessoal; tudo isso acompanhado de um sistema de análise PFOA (potencialidades, fraquezas, oportunidades e ameaças) que possibilite tomadas de decisões.

Correr RISCOS é de acordo com especialistas a combinação entre a possibilidade de ocorrências positivas ou negativas, para estes especialistas os RISCOS devem ser sempre calculados, o que permiti avaliar bem possibilidades de sucesso e insucesso no negócio, é preciso avaliar os diversos cenários possíveis para se evitar ao máximo surpresas desagradáveis onde o seu negócio possa sofrer baques colocando a sua perpetuação no tempo em risco. O RISCO de acordo com os estudiosos faz parte de todo negócio, mas esses mesmos estudiosos chamam atenção dos empreendedores em relação a confusão que alguns desses empreendedores costumam fazer confundindo RISCO do negócio com dar passos MAIORES que as pernas.

Dar passos MAIORES que as pernas, os especialistas alertam aos empreendedores que são por natureza pessoas impulsivas e ativas em alguns momentos além da conta, é nesse momento que é preciso pensar bem, recorrer a teorias existentes sobre RISCOS para não colocar o negócio a correr perigo de naufrágio. Dar passos MAIORES que as pernas de acordo com a definição dos estudiosos é querer fazer as coisas sem planejamento e acima de suas possibilidades, o empreendedor precisa criar hipóteses para verificar suas condições com suas possibilidades de ERROS, os estudiosos apontam um ponto em que podem ocorrer muitos erros, o empreendedor investe muito dinheiro sem montar cenários ideais para saber se esse dinheiro retornará na medida necessária para cobrir todas as despesas, enfim, os estudiosos orientam empreendedores de negócios a avaliar de forma continua o comportamento do seu MERCADO para seguir sempre em direção aos OBJETIVOS traçados.

De acordo com os estudiosos a GESTÃO contemporânea eficaz de todos os empreendimentos passa por atenção máxima em relação à ATUALIZAÇÃO com INOVAÇÃO nas tomadas de DECISÕES firmes e rápidas, por construção de PLANOS coerentes que contribuam para conquistas de objetivos econômico, financeiro que priorize o atendimento ao seu consumidor, pela ORGANIZAÇÃO de ações e processos nas organizações e, pelo CONTROLE rígido das condições financeiras, econômicas, social e política.

Abaixo princípios básicos de acordo com estudiosos sobre como tomar decisões, criar planos, organizar processos e ações e manter controle.

Tomada de decisões: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Plano de ação: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a seguir para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessário definir ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

Controle: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas
com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira - Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

           Contato.apanweb@gmail.com

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