#Sinergia
Estudiosos afirmam que os gestores
das organizações precisam descobrir formas de CONVENCER as diversas equipes do
negócio a agir com SINERGIA, onde todos trabalham dedicando suas forças na
direção dos OBJETIVOS da organização, compartilhando idéias, criando
estratégias, contribuindo com críticas construtivas, enfim, jogando a favor
para tornar as coisas mais fáceis no todo, com ISSO conseguir mais vendas, mais
lucro, melhoria de qualidade, atendimento a mais clientes, LEVANDO a
organização a se perpetuar no tempo.
Melhore a PRODUTIVIDADE
convencendo os colaboradores dentro do negócio a agir de forma sinérgica.
Para os estudiosos nos dias atuais com o aumento indiscriminado
da concorrência, inclusive com o aumento de oferta de mão-de-obra e, outros
tantos fatores existentes dentro dos ambientes organizacionais, torna-se
necessário criação de PLANOS eficientes para gerar maior PRODUTIVIDADE dentro das
empresas. Para os especialistas a criação desses planos passam pela análise
PFOA (Potencialidades, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças); pela criação de
ESTRATÉGIAS eficientes; pelo uso de FERRAMENTAS adequadas para acompanhamento e
controle de resultados; a montagem de uma equipe eficiente com capacidade de
ação e boa vontade para gerar os resultados traçados, sempre visando o aumento
de PRODUTIVIDADE; a equipe deve receber TREINAMENTO constante e também a equipe
precisa ser bem remunerada para manter-se motivada em busca de resultados
melhores a cada dia; o conhecimento do mercado segundo os especialistas é um
dos fatores mais relevantes na busca de resultados traçados nos planos
estratégicos das empresas.
De acordo com JIM HOHN (1930 – 2009),
o sucesso na conquista de metas começa pela definição por escrito do plano de
METAS. A construção do plano precisa ter base nas seguintes perguntas: De onde
venho? Onde estou? E, onde quero chegar? O autor garante que as METAS bem
definidas funcionam como imãs e, quanto melhor você conseguir definir suas
metas, mais fácil será descrevê-las no plano, após a criação do plano escrito,
ele sugere que se faça uma revisão minuciosa nas anotações para verificar criteriosamente
o tempo ideal para realização de cada etapa para efetuar as correções que
conduza ao sucesso do plano.
Levar todos os envolvidos no negócio
a se conscientizar sobre a importância do cumprimento de metas é conquistar
capacidade para aumentar a sinergia necessária para alavancar os negócios.
Melhore a QUALIDADE
convencendo os colaboradores dentro do negócio a agir de forma sinérgica.
a melhoria continua da QUALIDADE depende do comprometimento de
todos os níveis hierárquicos da organização.
A partir do término da segunda guerra
mundial em 1950, William Edwards Deming (1900 – 1993), estatístico e professor
universitário, nascido nos Estados Unidos e Joseph Moses Juran (1904 – 2008),
Engenheiro Eletricista nascido na Romênia e que passou a morar nos Estados
Unidos a partir de 1912 começaram a revolução em prol da mudança de consciência
do empresariado mundial e, foi o Japão o país que mais sofreu com a guerra que
acatou e implementou a teoria da QUALIDADE total.
A preocupação dos estudiosos da
administração com a qualidade para gerar aumento de produtividade vem de longa
data, mas intensificou-se com Frederick W. Taylor (1856 – 1915) através da
Administração Científica, onde a principal contribuição para a administração
foi o estudo dos tempos e movimentos nos processos produtivos.
Outra contribuição importante veio de
Henri Fayol (1841 – 1925) com a Teoria Clássica da Administração que pregava a
busca máxima da eficiência organizacional caracterizada pelo olhar analítico e
crítico sobre a organização como um todo, com atenção máxima dispensada aos
níveis estratégico, tático e operacional.
Após a segunda guerra mundial, com o
aumento da globalização, a competição entre as empresas aumentou muito, isso
levou os empresários do mundo todo a se preocupar com a melhoria na QUALIDADE dos seus produtos e serviços
para se manter competitivas e, para conquistar a cada dia mais mercados.
Deming (1900 – 1993) e Juran,
estudiosos da QUALIDADE, souberam aproveitar a oportunidade de transformação
que ocorria no mundo naquele momento para empregar a teoria dos seus estudos
sobre QUALIDADE para atender a necessidade e oportunidade que os empresários
japoneses ofereceram a eles, mas o sucesso teve ajuda importante da SINERGIA
conseguida de todos os envolvidos.
Melhore a VENDA
convencendo os colaboradores dentro do negócio a agir de forma sinérgica.
Segundo McCORMACK (1985: 75) as pessoas nascem vendedoras, na
escola vende aceitação aos colegas, aos professores a disposição para lhe
fornecer boas notas. Inconscientemente já nascem empregando atitudes de VENDAS,
com poder de persuasão e arte de negociação.
VENDER produtos e serviços, as
pessoas envolvidas nas operações de vendas têm por hábito discriminar a venda
dizendo, produtos são vendidos dessa forma, serviços devemos vender de forma
diferente, todos estão certos, as abordagens podem ter princípios diferentes,
mas o que não muda é: A empresa tem que se fazer presente e colocar-se sempre a
disposição do consumidor, de preferência com boa visibilidade e estar sempre
preparada para atender o consumidor prontamente, no momento que ele precisar,
porque caso contrário o concorrente atenderá.
Os especialistas apontam que para
obter sucesso em vendas é preciso que se tenha um produto ou um serviço de
qualidades, definir qual será o seu mercado, estudar esse mercado definindo
suas oportunidades e suas ameaças e, trabalhar muito, ser determinado, insistente
e persistente sempre com atenção ao comportamento das equipes.
Melhore a LOGÍSTICA
convencendo os colaboradores dentro do negócio a agir de forma sinérgica.
A logística sempre foi um ponto
importante para o sucesso dos negócios, mas no mundo atual se tornou muito
mais, o motivo de acordo com os estudiosos está ligado ao avanço tecnológico, a
globalização aumentou de forma muito grande a concorrência levando o consumidor
a se sentir mais a vontade para exigir mais excelência do seu fornecedor, do
seu vendedor.
Logística, arte e ciência ligada à
gestão de negócios, de acordo com os estudiosos da matéria, a logística está
ligada diretamente a MOVIMENTAÇÃO,
GUARDA e INTELIGÊNCIA, portanto depende diretamente de equipamentos de
qualidade, recursos humanos comprometidos e dispostos a inovar diuturnamente,
compreendem-se como equipamentos, prédios para guarda de todo tipo de material,
meios de transportes, não só veículos, mas também equipamentos para
movimentação interna de materiais etc.
Em relação a negócios a logística de acordo com estudiosos é uma
especialidade da administração que anda em paralelo com todas as atividades
organizacional oferecendo suporte para desenvolvimento do negócio com a
provisão de recursos e informações necessárias ao melhor atendimento possível
de todo tipo de demanda, seja para o atendimento aos clientes externos que são
a razão de existência de todo e qualquer negócio ou clientes internos, sócios,
funcionários e outros.
Para os estudiosos, os gestores de logística nas organizações devem
manter-se atentos para agir de forma inteligente, rápida e segura em suas
TOMADAS de DECISÕES, na construção de PLANOS eficientes, na ORGANIZAÇÃO de
processos e tarefas logísticas operacionais, e no CONTROLE de tudo a sua
volta.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30
anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional
e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e
Vendas.
Publicação
Original: https://apanweb.wordpress.com/2019/08/09/mais-sinergia-e-menos-disputa-de-poder-nas-organizacoes/
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