quarta-feira, 20 de junho de 2018

Copa 2018, EMPATE 1º JOGO e Negócios...



EFEITOS POSITIVOS GERADOS PELO EMPATE DA SELEÇÃO BRASILEIRA NO PRIMEIRO JOGO NA RÚSSIA NA COPA 2018.

Fazendo paralelo do FUTEBOL com os NEGÓCIOS: O empate que aconteceu no primeiro jogo foi positivo no sentido de baixar a bola da turma do já ganhou, somos os melhores e assim por diante, de acordo com discurso dos especialistas em futebol nos dias atuais não tem mais equipes inocentes e, a imprensa vinha noticiando sobre a força da seleção SUÍÇA que vem numa crescente dentro do mundo do futebol.

Assim como no futebol, nos negócios acontece coisa coisas semelhantes, nos dias atuais com a evolução da tecnologia, com a facilidade de informações que transitam pelos diversos mercados, as diferenças têm diminuído, os empreendedores passaram a ter acesso a ferramentas que facilitou muito a vida das pessoas dentro dos diversos negócios.

Mas voltando ao assunto específico primeiro jogo do Brasil no campeonato mundial de 2018, o empate poderá levar todos a refletir sobre condições e possibilidades de melhorar para continuar em frente em direção ao objetivo maior que é a conquista do campeonato mundial.

Em se tratando de equipe, o futebol e os negócios são muito parecidos, inclusive o futebol é atualmente um negócio de grande visibilidade e, por onde circula um montante muito grande de recursos financeiros dentro das economias do mundo, portanto, o futebol tem a sua missão social, econômica e política assim como as outras atividades que compõe a economia do mundo todo.

De acordo com especialistas em futebol para nossa seleção atingir seu objetivo maior, torna-se claro a necessidade de correção de erros individuais para beneficiar o coletivo, o verdadeiro sentido de equipe, segundo esses especialistas nosso craque NEYMAR precisa se conscientizar da necessidade de distribuir mais e receber menos as bolas, privilegiando o atleta que estiver em melhores condições de atacar e finalizar com sucesso as jogadas, sendo NEYMAR a nossa estrela maior dentro do campo, a equipe adversária dirige uma quantidade maior de atletas para marca-lo, portanto como são onze contra onze, algum atleta brasileiro estará sempre em melhores condições para colocar a bola dentro do gol, assim como foi no resultado do empate com FELIPE COUTINHO fazendo um lindo gol que encantou a torcida e nos levou a continuar sonhando com o campeonato mundial.

Nos negócios as coisas acontecem da mesma forma, precisamos pensar no coletivo, precisamos valorizar e acreditar em todos os membros de nossas equipes, a partir do momento que uma pessoa, um colaborador é selecionado para fazer parte da equipe, entende-se que essa pessoa tem nível adequado para fazer parte da equipe, portanto, o membro da equipe tem que apresentar condições ideais para desempenhar a função, caso essa afirmativa não seja confirmada, essa pessoa, esse membro da equipe não pode fazer parte da equipe e, por esse motivo ser afastado dando lugar a outro capacitado para desempenhar a função.

Assim como nos negócios, o nosso técnico TITI que de acordo com os especialistas em futebol é um profissional com COMPETÊNCIA e HABILIDADE suficientes para dirigir nossa seleção, Ele saberá corrigir estratégias de posicionamento dentro do campo que poderão nos conduzir a conquista do objetivo maior que é o título do campeonato do mundo. Arrisco aqui um palpite, acredito que Ele, o Tite orientará o NEYMAR a soltar mais a bola, com isso se tornar mais produtivo e apanhar menos dos adversários.

Todo NEGÓCIO, todo EMPREENDIMENTO segundo estudiosos, para aumentar as chances de obter SUCESSO e de conseguir atingir seus objetivos no mundo competitivo contemporâneo precisa estar preparado para aproveitar todas as OPORTUNIDADES que surgem, os estudiosos apontam os 04 eixos de gestão citados abaixo como a condição básica para garantir eficácia de objetivos. O TITE de
acordo com as resenhas esportivas que venho acompanhando está mais que preparado para agir dentro desses princípios da administração, tudo é claro ligado a atitudes dentro do campo.

Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos de gestão e, demonstrar que é capaz de manter um CONTROLE rígido das condições das condições dentro das partidas. As ORIENTAÇÕES abaixo são dirigidas às pessoas que trabalham fazendo a gestão do negócio. 

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias.

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário