segunda-feira, 4 de junho de 2018

Consequência POLÍTICAS, ECONÔMICAS e Greve dos Caminhoneiros...

Gestão Pública

O presente texto tem objetivo de despertar o interesse de nós cidadãos em construirmos conhecimento sobre a COMPLEXIDADE existente relacionado ao MOVIMENTO de paralisação dos caminhoneiros que reivindicavam QUEDA e MELHORIA de preços do diesel e dos pedágios e, aumento nos preços de frete. A discussão sobre os referidos assuntos ganhou proporções que por pouco não fugiu ao controle. Esse movimento culminou com pedido de demissão do presidente da Petrobrás Pedro Parente e, esse pedido de demissão causou impacto no mercado levando a uma queda nos valores das ações da Petrobrás de aproximadamente 15% no primeiro dia da demissão do Executivo da CIA, conforme grande imprensa.

Antes de ficarmos preocupados com o futuro relacionado ao assunto em questão precisamos lembrar que quando se trata de NEGÓCIOS, ECONOMIA, POLÍTICA, devido a COMPLEXIDADE do assunto, a conta será sempre paga pelo cidadão comum, portanto é relaxar e buscar o máximo de informações sobre o assunto para podermos tomar as decisões que nos compete para pressionarmos o mercado, para que esse chegue ao ponto que nos satisfaça. Como pressionar o mercado? É simples, não compre mais do que o necessário para o seu consumo, não se desespere, as coisas vão se acomodar.

De acordo com estudiosos, a idéias de TÉCNICOS e idéias de profissionais que atuam na área COMERCIAL são sempre conflitantes. Daí já surge um ponto de grande COMPLEXIDADE.

COMPLEXO e o SIMPLES, muitos de nós temos como princípio tirar conclusões precipitadas sobre as coisas, a meu ver isso impede em muitos casos que se chegue ao objetivo traçado, que se atinjam METAS pessoais e organizacionais. COMPLEXO é o que contém um excesso de elementos a serem analisadas, circunstâncias que às vezes fogem ao controle do cidadão comum, portanto de tempo ao tempo para que os ANALISTAS concluam seus trabalhos e os tomadores de decisões tomem suas decisões.

Os meios de comunicação estão divulgando todo tipo de análise dos especialistas levando a crer que teremos problemas com aumento do índice de inflação, aumento no desemprego e diminuição queda do PIB. Esses fatores afetam todos os seguimentos de NEGÓCIOS. O pedido de demissão do presidente da Petrobrás Pedro Parente, homem de mercado e com credibilidade frente aos investidores levará sem dúvida a Petrobrás a passar por mais uma TURBULÊNCIA, mas como toda turbulência tende a se acalmar, não será diferente com a estatal do PETRÓLEO. De acordo com o andar da carruagem o maior problema nosso, membros de uma SOCIEDADE cheia de desmandos, me parece que está ligado ao nosso mundo político, porque estamos em ano ELEITORAL e, um acontecimento desse porte gera munição para POPULISMO, precisamos lembrar de que foi o POPULISMO que permitiu que chegássemos ao ponto que nos encontramos. Não só o populismo, mas diante dos acontecimentos dos últimos tempos fica clara a responsabilidade de políticos oportunistas que estão sempre dispostos a nos enganar para aumentar suas sedes de PODER.

Nesse momento é preciso estar atento às OPORTUNIDADES dentro dos negócios, Os populistas políticos não deixarão passar essa oportunidade. De acordo com estudiosos precisamos enxergar e aproveitar da melhor forma possível oportunidades de negócios surgidas em decorrência da situação atual, os gestores devem agir com atitudes firmes para surpreender o cliente interno e externo garantindo boas condições para crescer e sobreviver dentro dos negócios; atualmente de acordo com estudiosos é preciso aproveitar OPORTUNIDADES oferecidas pelo mercado INOVANDO para garantir evolução diuturna e, com isso conquistar MERCADOS, o que é mercado? São as OPORTUNIDADES que surgem e a sua organização precisa estar preparado para atender necessidades e desejos de consumidores, com isso o negócio tende a atender mais e mais clientes e, através dessas ações se solidificar para crescer cada dia mais.

Os especialistas afirmam que nós estamos atravessando um ótimo momento no que se diz respeito a OPORTUNIDADES, mas de acordo com esses especialistas para aproveitarmos mais esse momento, as pessoas e as organizações precisam se dedicar mais a melhorar no sentido de enxergar demandas para se preparar e reunir condições de atender essas demandas. 

Cabe aqui uma OBSERVAÇÃO, quando tratamos de OPORTUNIDADE é importante citar que um dos princípios básicos de nossa educação é a HONESTIDADE, pelo menos é o que nós cidadãos esperamos uns dos outros, mas não foi o que aconteceu durante o MOVIMENTO dos CAMINHONEIROS onde houve uma grande confusão entre OPORTUNIDADE e OPORTUNISMO quando ocorreu aumento indiscriminado de preços no mercado, mas não podemos esquecer também da nossa parcela de culpa enquanto CIDADÃOS pois sabemos que o que regula preços é DEMANDA e OFERTA, mas os OPORTUNISTAS de plantão que passam a vida criticando os outros, não perderam OPORTUNIDADE de colocar suas garras de fora.

Todo NEGÓCIO, todo EMPREENDIMENTO segundo estudiosos para aumentar as chances de obter SUCESSO e de se perpetuar no tempo no mundo competitivo contemporâneo precisa estar preparado para aproveitar todas as OPORTUNIDADES que surgem, os estudiosos apontam os 04 eixos de gestão citados abaixo como a condição básica para garantir eficácia de objetivos.

Tomar boas DECISÕES, criar PLANOS Coerentes, manter bem ORGANIZADAS as ações e processos de gestão e, demonstrar que é capaz de manter um CONTROLE rígido de suas condições financeiras, econômicas, social e política.

TOMADA de DECISÕES: Os estudiosos afirmam que o processo de tomada de decisão é subjetivo, cada um tem seu próprio método, no entanto é importante chamar atenção para alguns cuidados que devem ser tomados nos momentos de se tomar decisões. De acordo com os estudiosos precisamos ficar atentos às diversas variáveis, é preciso saber exatamente o ponto que se quer atingir, é preciso transmitir firmeza para persuadir a todos os envolvidos.

Criar PLANO de AÇÃO: Para os especialistas o plano de ação é basicamente formado pelas seguintes perguntas: O QUE FAZER? O objetivo, o que se deseja aonde se quer chegar. COMO FAZER? A estratégia, o caminho a ser seguido para se atingir os objetivos traçados. QUEM FARÁ? Os responsáveis pelo controle dos resultados e pela implementação das ações. QUANTO TEMPO DEVERÁ DURAR O PLANO? É o cronograma, a definição de prazos para apuração de cada ação. E, todo plano tem um custo, portanto, para fechar o plano é necessária a definição do ORÇAMENTO, verbas para custear o plano.

ORGANIZAÇÃO das etapas: Organização como processo administrativo segundo Chiavenato (1993, p. 258), significa o ato de ORGANIZAR, ESTRUTURAR e INTEGRAR os recursos. Segundo o autor, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para a conquista dos objetivos traçados. Os recursos são compreendidos entre humanos, materiais e financeiros.

CONTROLE: Os especialistas afirmam que a finalidade principal do controle nos processos é assegurar que os resultados planejados sejam atingidos, enfim, que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos. O controle verifica o andamento das atividades planejadas se estão sendo executadas com eficiência e os resultados alcançados são os planejados, ou seja, os resultados desejados. O controle é considerado guia para buscar eficácia dos resultados. E, também para fazer correções no planejamento para se criar novas estratégias. 

REFERÊNCIAS:
Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler e outros. E, artigos diversos na internet.

SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário