@Vendas
Estudiosos consagrados em VENDAS
orientam sobre 06 pontos importantes que precisamos considerar para
conseguirmos realizar VENDAS de produtos, serviços e idéias. Pratique as dicas
a seguir para melhorar seu desempenho em vendas. O sucesso em vendas depende de
uma série de combinações, mas quem se dedica a criar planos, com determinação,
insistência e persistência e, procura observar e criar condições para superar
os pontos a seguir, de acordo com estudiosos tem boas condições de chegar aos
objetivos traçados.
1. REJEIÇÃO
A rejeição está ligada diretamente a
fatores que precisam ser superados pelo ofertante, o futuro cliente precisa
acreditar em você, sendo possível se faça conhecer pelo cliente, sua oferta
precisa ser algo que o cliente necessita ou deseja, nunca será fácil
conseguirmos tirar dinheiro dos clientes, então existem algumas técnicas para
superar essas barreiras, uma dessas regras é oferecer sua oferta a 100
possíveis clientes e trabalhar para conseguir se tornar conhecido e o mercado
passar a acreditar em você e na sua oferta, a coisa começa a melhorar a partir
desse momento.
2. O CLIENTE SEMPRE ACHA QUE SUA OFERTA É
CARA
Nesse ponto, os estudiosos orientam
que você precisa concordar com o cliente no primeiro momento, mas precisa ouvir
com atenção a colocação do cliente e encontrar dentro de você uma forma de
contra argumentar sempre procurando mostrar ao cliente que o produto oferece
mais benefícios do que o cliente consegue enxergar, isso de forma sutil para
que o cliente não fique desconfiado e acredite no seu discurso.
3.
TRABALHE
PARA CONVENCER SEU CONTATO A RECEBER UMA PROPOSTA SUA POR ESCRITO
Nessa proposta procure fazer uma discriminação resumida,
mas convincente, que possa ajudar o seu prospecto, seu futuro cliente, a
decidir a seu favor e você consiga realizar a venda, lembre-se comprar e vender
é fácil, o difícil e realizar negócios, porque em um negócio é preciso existir
o jogo ganha-ganha, ambas as partes precisam ficar satisfeita, o vendedor
realizar sua venda com lucro e o comprador atender suas necessidades ou desejos
de forma plena.
4. FAÇA COM QUE O CONTATO, O FUTURO CLIENTE ACREDITE QUE TEM UMA ESTRUTURA
ROBUSTA TRABALHANDO PRA ELE
Sendo possível ou necessário, mais de
uma pessoa da equipe deve fazer contato com futuro cliente, por exemplo, se o
negócio está demorando a ser concretizado, a presença ou um contato de um
agente mais graduado da organização se colocando a disposição sempre ajudará a
ligação de um especialista procurando saber se o futuro cliente precisa de mais
detalhamento sobre o produto ou projeto, enfim, o futuro cliente acreditando
que existe uma estrutura forte por trás da oferta sempre ajudará na sua tomada
de decisão.
5. SEMPRE OFEREÇA MAIS DE UMA OPÇÃO
Mais de uma opção de projeto,
produto, preço, condições etc. Ofereça serviços agregados, mais benefícios, se
você vende projetos de programação de sistemas, sites e outros, ofereça
contrato de manutenção, ofereça contrato para cuidar das redes sociais do
cliente, enfim, pensando encontraremos sempre o que oferecer para resolver
problemas futuros ou agregar valor ao negócio do cliente.
6. MANTER RELAÇÃO PARA FAZER UMA SEGUNDA VENDA E SENDO POSSÍVEL GANHAR
INDICAÇÕES
Os estudiosos em vendas afirmam que
uma venda só termina quando o cliente faz outra compra com você, nesse momento
fica claro que você atendeu de forma completa ao cliente, então nada mais justo
que dentro da medida do possível você peça ajuda solicitando indicação para
outros clientes do relacionamento do seu cliente.
VENDER: Todos somos vendedores,
começamos a vender antes mesmo do nosso nascimento, antes mesmo que nosso corpo
físico seja visualizado, caso você tenha dúvida do que acabo de dizer, então
darei a você agora uma prova de que a minha informação procede. Ao sermos
concebidos pelos nossos pais e, no momento que a nossa mãe oferece a notícia a
nosso pai, nesse momento acabamos de ofertar nosso primeiro PRODUTO, a
felicidade. PRODUTO que, 100% da população mundial gostariam de possuir.
J. Gitomer afirma que em vendas “Os
obstáculos não podem te deter. Os problemas não podem te deter. Mais que tudo,
outras pessoas não podem te deter. Somente você pode deter a si mesmo.”
Peter Drucker dizia que não podemos
PREVER o futuro, mas nós podemos CRIAR o futuro, portanto seus objetivos de aumentar
sua participação na solução de problemas econômicos, políticos e sociais dentro
dos negócios podem ser atingidos através do marketing e da venda com leitura,
escrita, ouvir e ensinar marketing e venda.
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30
anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional
e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e
Vendas.
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