Seu NEGÓCIO tá patinando?
Façamos um Diagnóstico Do Seu Negócio.
Seu negócio tem um aplicativo por
mais simples que seja para cadastramento de clientes, controles de estoque,
banco e métricas de vendas? Você criou uma loja virtual com atendimento on line
do seu negócio? Se SIM ótimo, se NÃO você está no mínimo dois PASSOS atrás dos
seus concorrentes. Essas perguntas são básicas nos dias atuais, mas tem também
as perguntas a seguir que precisam ser respondidas...
A Direção vive apagando Incêndios? A
empresa tem apresentado problemas de comunicação INTERNA e EXTERNA? Existem
Problemas de relacionamento interpessoal? Os funcionários estão desmotivados? A
equipe comercial está motivada? A competição interna está visível? O
crescimento da empresa tem sido o planejado? As metas têm sido atingidas?
Partindo DESSE ponto vamos ao que
interessa que é estudar e trabalhar para gerar solução para os problemas
reconhecidos através da teoria de marketing.
Eu sou Altair Pereira formado em Administração
Geral de Empresas e pós-graduado em administração de marketing e docência
universitária, com mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande
porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas
áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
Estou preparado para ajudar você a entender como criar
estratégia para desenvolver seu negócio PARTINDO das premissas de COPIAR ou
ADAPTAR, cuidando para inovar e gerar resultados positivos.
Marketing é infinito, aqui através
desse artigo vamos tratar sobre três princípios básicos que contribuem para
melhoria de resultados dentro dos diversos negócios: Estratégia De Marketing
que os estudiosos definem como, a
produção de planos para atingir objetivos. Segmentação De Mercado
que, conforme definição de estudiosos no assunto é a definição do público alvo
a ser atendido nas suas necessidades e desejos. A segmentação ocorre quando o
administrador passa a agrupar os consumidores com características comuns. Comportamento
Do Consumidor Kotler define Como as características do comprador –
culturais, sociais, pessoais e psicológicas podem influenciar no comportamento
da compra e como o comprador toma a decisão de compra?
Estratégias
de Marketing Pra Melhorar Resultados
Estudiosos afirmam que definir estratégias é trabalhar no sentido
construir planos, ou seja, implementar ações para atingir com eficácia os
objetivos planejados; é através das estratégias que os objetivos terão grandes
chances de serem atingidos. Esse artigo tem como missão mostrar ações básicas
para a elaboração de planejamento de ações estratégicas na busca do resultado
planejado.
Definindo
estratégias de Marketing Pra Melhorar Resultados
Os
estudiosos definem Estratégia De Marketing como, a produção de planos para
atingir objetivos. As estratégias de marketing são os meios
pelos quais os objetivos de marketing serão atingidos. Estão relacionadas aos
produtos, estabelecimento de preços, propaganda, promoção e distribuição. Decisão de preço de mercado é uma
estratégia. Decisão de diminuir o preço em certa porcentagem num determinado
mercado e aumentar em outro são táticas.
Segmentação De Mercado Pra
Melhorar Resultados
A segmentação conforme definição dos
estudiosos no assunto é a definição do público alvo a ser atendido nas suas
necessidades e desejos. Ela ocorre quando o administrador passa a agrupar os
consumidores com características comuns. Mercado alvo, consumo pessoal quando produto
é comprado para uso pessoal. Consumo industrial quando produto ou insumo é
comprado para uso na fabricação de outros produtos, ou para ajudar no
desempenho operacional da empresa. Tem também o produto comprado para revenda.
Estudando Comportamento Do Consumidor
Pra Melhorar Resultados
A orientação de Philip Kotler (1931)
para estudar o comportamento do consumidor é estudar características do
comprador – culturais, sociais, pessoais e psicológicas podem influenciar no
comportamento de compra? E como o comprador toma a decisão de compra? As
respostas estão relacionadas com as necessidades e desejos dos consumidores que
através de estímulos de: Marketing, econômicos, tecnológicos, políticos e
culturais, combinados entre si, irão gerar características que de acordo com os
estudiosos do assunto determinará o comportamento do consumidor.
Os estudiosos apontam fatores que
determinam o comportamento de compras dos consumidores, segundo esses
estudiosos, os fatores culturais, sociais, pessoais e tecnológicos.
Para Kotler (1931) consumidor
descobre ou percebe que tem um problema, começa a buscar informações de como
resolver esse problema, ao descobrir a possibilidade de resolver o problema,
ele fará uma avaliação minuciosa, fará um análise para determinar como agir
para decidir o que e como irá realizar a compra, após o ato realizado, a compra
realizada aí vem todo o comportamento pós-compra, se ele comprou o produto
correto que irá atender suas necessidades e desejos, se o fornecedor é idôneo e
prestará os serviços de pós-compra de forma adequada, oferecendo as devidas
garantias pelo prazo combinado, substituindo o produto em caso de funcionamento
inadequado entre outros. Se a escolha do produto foi a melhor, se a quantidade
foi a ideal, se os valores pagos foram razoáveis, enfim, todos os
questionamentos que se faz após a compra de um produto ou serviço.
Mantenha
Atenção Especial Com Seu Marketing E Tenha Sucesso.
Além
dos três PILARES citados acima, os gestores precisam viver ligados e praticando
DIUTURNAMENTE o SIM que é o sistema de informações de marketing ATUALIZADO
através de pesquisa de marketing realizada no seu mercado, não só no seu
mercado, mas sua atenção precisa fazer leituras em mercados diversos, cuidando
da melhor forma possível da divulgação do seu negócio através de mídias
adequadas, manter sempre em mente um plano de marketing para desenvolver seus
negócios E procurar inovar e renovar incansavelmente o composto ou marketing
mix que é seus produtos, preços, a distribuição (praça) e as condições de
promoção do seu negócio.
Site: www.apan-web.com
e-mail: altairpereira@apan-web.com
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