Administração de negócios
Eu sou Altair Pereira com você pensando e produzindo... Curti, comenta e compartilha ASSIM você me ajuda AJUDAR outras pessoas... Neste artigo estou comentando sobre carona para o sucesso.
BACANA a forma USADA pela autora do texto “O menino que descobriu o vento – os caminhos da inovação diante da adversidade”, o texto me leva a refletir sobre POSSIBILIDADES de resolver PROBLEMAS e, eu conheço histórias de quedas de negócios que poderiam SER diferente SE houvesse MAIS envolvimento dos gestores na operação dos processos desses negócios.
INOVAR é melhorar processos, produtos, serviços e atitudes; para ISSO fazer a ligação de pontos do PASSADO, PRESENTE e procurar ampliar sua VISÃO do futuro, para AGIR dessa forma, nem sempre são necessários grandes investimentos, a autora do artigo colocou com muita propriedade seu ponto de vista em relação ao assunto fazendo análise em paralelo com ciclo pdca. (Plan – do – check – act = planejar, fazer, checar e agir).
Sara E. Santo “Inovação é a implementação e vivência de algo novo ou melhorado, e não necessariamente invenção de uma nova tecnologia”.
Imagem retirada do artigo da Sara
Vou pegar carona no exemplo do personagem do filme citado pela Sara para alertar empresários desavisados que deixam seus negócios balançarem e, em alguns momentos ir a banca rota por falta de atenção e ação. Após longa caminhada profissional na vida pude observar que os empreendedores que usam DEPLOAC na gestão de seus negócios aumentam suas chances de sobrevivência e perpetuação.
RESUMO da história de William segundo Sara, um menino pobre de uma vila pobre do Malaui que passou por uma grande dificuldade em decorrência de uma grande seca no ano de 2001, Ele se dedicou a estudar e descobriu em um livro de física na biblioteca da escola que um moinho de vento poderia bombear água e gerar energia elétrica, com materiais reciclados conseguiu criar o sistema de capitação de energia eólica que RESOLVEU o problema de toda população da Vila Pobre onde morava.
DEPLOAC = De (decisão), PL (plano), O (organização), A (ação), C (controle). Um grande desafio que tenho encarado na minha vida profissional é convencer chefias, a se envolver MAIS nos diversos processos do negócio, a alegação é sempre a falta de TEMPO, HABILIDADE, CONHECIMENTO, Eles alegam que para suprir pontos importantes dentro dos negócios, eles delegam, mas é aí que mora o perigo, delegar é uma prática de administração muito importante, mas é preciso saber a quem estamos delegando, para ISSO precisamos pelo menos de conhecimento genérico sobre o assunto, notem que citei a palavra CONHECIMENTO, foi exatamente o que Willian adquiriu em seus estudos nos livros de física da escola.
Tenho visto em minhas andanças em muitos momentos gestores e chefes dizerem, não sei sobre ESSE assunto, fala com fulano e, nem procura descobrir o mínimo sobre o que está sendo comentado, ISSO é perigoso para seu negócio, portanto procure se ENVOLVER no máximo de processos possível, PRINCIPALMENTE os estratégicos, a PROPÓSITO não existe nada mais estratégico hoje dentro das ORGANIZAÇÕES do que a informatização do negócio, o futuro APONTA cada dia MAIS para IA (Inteligência Artificial) e, cá entre nós, como é que uma organização consegue sobreviver nos dias atuais sem um BOM banco de dados?
Esse assunto é muito atraente e extenso, mas aqui estou apenas querendo ALERTAR para necessidade de envolvimento dos gestores para MAIOR benefício dos seus negócios.
O sucesso do William se deu porque Ele jogou para o alto, preguiça, desânimo e outros sentimentos que atrapalham trilhar ao encontro de objetivos e, DECIDIU buscar conhecimento, CRIOU PLANO, isso possibilitou reunir os materiais recicláveis, ORGANIZOU processos para montagem do moinho, AGIU para que acontecesse a instalação do moinho, daí em diante começou a CONTROLAR para verificar a geração da energia e a distribuição de forma que todos pudessem ser beneficiados.
O mercado contemporâneo exige qualificação e consumo obsessivo de informações com intenção de aproveitar oportunidades, muitas pessoas nesse momento dirá que você tem sorte. Não dê ouvidos a conversas alheia, enfim, todos ou a grande maioria está sempre esperando seu momento de crescer. Mantenha-se sempre ANIMADO essa DICA é legal para te impulsionar pra frente.
REFERÊNCIAS: Autoria das mensagens: Leitura de autores consagrados como: Idalberto Chiavenato, Jack Welch, Peter Drucker, Philip Kotler, Soares Amora e outros. E, artigos diversos na internet.
https://www.linkedin.com/pulse/o-menino-que-descobriu-vento-os-caminhos-da-diante
esp%C3%ADrito-santo/?trk=eml-email_feed_ecosystem_digest_01-recommended_articles-4
Unknown&midToken=AQG
HciJeesExw&fromEmail=fromEmail&ut=18Jz9ZBTC26UI1&fbclid=IwAR0IL9Bza8Y5Pl5U9aKdhyazyWqtD_LxJqkJbs22s6PIji6QEDzVDG39Wk
SOBRE Altair Pereira – Bacharel em Administração de Empresas - Mais de 30 anos de trabalho em empresas de médio e grande porte, possuidor de forte visão organizacional e de mercado. Com atuação nas áreas: Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Vendas.
Publicação
Original: https://apanweb.wordpress.com/2019/07/18/deploac-ferramentas-para-colheita-de-resultados-positivos/
Contato.apanweb@gmail.com
http://facebook.com/altairpereira1957
http://lattes.cnpq.br/6686653610938155
http://facebook.com/altairpereira1957
http://lattes.cnpq.br/6686653610938155
Nenhum comentário:
Postar um comentário