PLANO
de ENSINO
CURSO: GESTÃO de NEGÓCIOS
Disciplina: TA – Teoria de Administração
1. IDENTIFICAÇÃO
NOME: Altair Flávio Pereira
TITULAÇÃO: Pós-graduação – Latu Sensu
SEMESTRE – MÓDULO
PERÍODO: Diurno ou noturno e EAD
CARGA HORÁRIA: Semanal (02 horas) e
Semestral (40 horas)
CURSO: GESTÃO de NEGÓCIOS
DISCIPLINA: TA – Teoria de Administração
2. PROCESSO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E
CONTINUA.
Ementa: A competição existente nos
dias atuais exige atualização e desenvolvimento Educacional continuado para
acompanhar o contexto social, político e econômico, a disciplina TA – Teoria de
Administração através dos seus conceitos e competências colaboram no sentido de
levar os gestores a ampliar suas habilidades e competências para analisar,
criticar e determinar as diversas situações nas organizações para atender as
necessidades de planejamento e controle, bem como utilizar ferramentas e
estratégias como diferencial, sempre em busca de melhoria de qualidade dos
processos que garantam a solidez da organização e com isso aperfeiçoar
relacionamento positivo com clientes internos e externos para investir no
aumento de condições teóricas e práticas que leve as organizações ao
cumprimento de seus objetivos com menor grau de dificuldades possível.
3. OBJETIVOS:
3.1. Objetivo Geral:
Estimular desenvolvimento de
habilidades e competências em pessoas através de Estudos de Teorias de
Administração com suas implicações no ambiente organizacional e, com isso
contribuir com mercado para formação de mais especialistas em gestão.
3.2 Objetivos Específicos:
No término do semestre, o aluno
deverá se encontrar apto para avaliar a importância da GESTÃO de NEGÓCIOS com
eficiência para gerar eficácia. Essa avaliação se tornará possível através da
construção de conhecimentos adquirido no curso.
A disciplina TA – Teoria de Administração
disponibilizará conteúdos que possibilitará ao aluno compreender e verificar
necessidades de atualização de conhecimentos de teorias de administração para
aumentar a eficiência nos processos administrativos, a desenvolver visão de
futuro acompanhando inovações para manter a organização sempre atualizada e,
acompanhando as tendências globais, a trabalhar para implementar ações que gere
condições de atualização tecnológica e científica e, com isso levar a
organização ao crescimento e desenvolvimento sustentável.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O conteúdo programático será
basicamente relacionado a GESTÃO de NEGÓCIOS, com isso pretendo enriquecer a
matéria e oferecer aos alunos possibilidades de ampliar seus horizontes na
construção dos seus conhecimentos.
4.1 Administração:
Conceito para as Empresas.
Sua importância e seus objetivos.
Processo: Empreendedorismo com
estímulo ao desenvolvimento da visão holística e, tomadas de decisões. Planejamento,
organização, direção, controle.
Estratégias e seleção de recursos.
Atividades dos responsáveis pelo
processo de gestão.
Características da comunicação do gestor.
O papel e o propósito da boa gestão na
economia e na sociedade.
Ética e responsabilidade social.
5.
MÉTODOS
– TÉCNICAS – RECURSOS
Aulas expositivas com auxílio de
lousa, retroprojetor, projetor multimídia e outros (70%).
Atividade extraclasse: Trabalhos em
grupo e individual (resenhas e ensaios) com material coletado nos livros, revistas,
jornais, Internet e literatura acadêmica.
Estudos de casos e artigos diversos,
debate oral em sala de aula e fórum eletrônico (30%).
6. AVALIAÇÃO
A avaliação é assunto tratado no
plano de ensino para dar conhecimento aos envolvidos no processo de ensino e
aprendizagem sobre critérios utilizados pelo professor com a anuência da
instituição, dando conhecimento aos alunos de forma clara sobre o que será
avaliado. A avaliação deve ser continua e diversificada. A avaliação é
constituída por AI1 e AI2. AI1 = avaliação interdisciplinar, com peso 1 -
Compreende as práticas acadêmicas, como semanas, eventos, participação nas
aulas e questões interdisciplinares.
AI2 = avaliação interdisciplinar com
peso 2.- Implica os conceitos necessários à construção da práxis acadêmica e
profissional, com foco na disciplina em questão. Portanto: [AI 1 + (AI 2)2 / 3]
= ou > 7,0 para aprovação.
A avaliação é o momento da apuração,
de verificar o andamento do processo ensino-aprendizagem, é nesse momento
devemos corrigir rumos caso os objetivos traçados referentes a conteúdos e
construção de conhecimento, estejam abaixo do que foi planejado. No caso de
estar tudo andando de acordo com o planejamento então, é manter o percurso
pedagógico e, procurar incrementar ainda mais.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
Aula Conteúdo programático Estratégia
1. Apresentação da disciplina - Aula expositiva
2. Introdução a Gestão de Negócios -
Aula expositiva
3. Estratégias e princípios da administração - Aula expositiva
4. Principais funções do administrador - Aula expositiva
5. 04 estratégias base de Gestão - Dinâmica
de grupo.
6. Composição de recursos organizacionais - Aula expositiva
7. Planejamento - Aula expositiva
8. Estudo de Caso
9. Discussão de Caso - Debate em sala de aula
10. Organização - Aula expositiva
11. Divisão do trabalho dentro das
empresas - Aula expositiva
12.
Verificação do aprendizado - elaboração do posicionamento do aluno
13. Autoridade e responsabilidade
dentro da empresa - Aula expositiva
14.
Tipos de organização – Aula expositiva
15. Direção - Aula expositiva
16. Controle - Aula expositiva
17. Ações necessárias e fundamentais
dentro das empresas – Aula expositiva
18. Empreendedorismo - Aula expositiva
19.
Texto para leitura e discussão - Resenhas crítica
20. Recursos humanos - Aula expositiva
21. Texto para discussão - Debates em
sala de aula
22. Gestão de pessoas - Aula
expositiva
23. Provisão e aplicação de pessoas - Aula expositiva
24.
Estudo de caso - Exercício em sala de aula Estudo de caso
25. Discussão de Caso - Debate em sala
de aula e exercício
26. Recompensa de pessoas - Aula
expositiva
27. Teoria da iniquidade - Aula
expositiva
28. Manutenção de recursos humanos - Aula expositiva
29.
Compensação e produtividade - Aula expositiva
30. Avaliação e manutenção de pessoas -
Dinâmica de grupo.
31. Desenvolvimento de Recursos humanos
- Aula expositiva
32. Decisões - Aula expositiva
33.
Atividade de verificação aprendizagem - dinâmica de grupo
34.
Plano de ação - Aula expositiva
35.
Texto para análise - Debates em sala de aula
36. Qualidade - Aula expositiva
37. Gestão de vendas - Aula expositiva
38.
Prova final
39. Devolução da prova e comentários -
Atendimento ao aluno
40.
Encerramento Atendimento ao aluno
BIBLIOGRAFIA:
Bibliografia
Básica:
CHIAVENATO,
Idalberto. 1936 – Introdução a teoria geral da administração. – 4. Ed. – São
Paulo: Makron Books, 1993.
CHIAVENATO,
Idalberto. 1936 – Recursos humanos / Idalberto Chiavenato. – Ed. Compacta. 5ª
ed. – São Paulo: Atlas, 1998.
DRUCKER,
Peter – (1909 – 2005), A Nova Era da Administração – tradução de F.R. Nikelsen
Pellegrini. 3ª Edição. São Paulo, Pioneira. 1992.
KOTLER,
Philip. Administração de marketing: Análise, planejamento, implementação e controle
/ Philip Kotler; tradução Ailton Bomfim Brandão – 5ª ed. São Paulo: Atlas,
1998.
LAS CASAS, Alexandre
Luzzi. Marketing de Varejo. 2. Ed. - São Paulo: Ed. Atlas, 2000.
MAIN,
Jeremy, 1929 – Guerras pela qualidade: os sucessos e fracassos da revolução da
qualidade / Jeremy Main: tradução Outras Palavras Consultoria Linguísticas. –
Rio de Janeiro: Campus, 1994.
ROCHA, Ângela da; CHRISTENSEN, Carl – Marketing:
teoria e prática no Brasil. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.
WELCH,
Jack (John Francis), 1935 – Jack: definitivo: Segredos do executivo do século /
Jack Welch, John A. Byrne; tradução Afonso Celso da Cunha Serra. – Rio de
Janeiro: Campus, 2001.
WESTWOOD, John. O Plano de Marketing. Tradução
José Carlos Barbosa dos Santos; Revisão Dilson Gabriel dos Santos. São Paulo:
Makron Books, 1991.
PARENTE, Juraci. Varejo no Brasil: Gestão e
Estratégia – 1. Ed – 11. Reimp. São Paulo:
Atlas, 2011.
Bibliografia
Complementar:
AMORA,
Antonio Soares, 1917 – Minidicionário Soares Amora da língua portuguesa /
Antonio Soares Amora – 1ª ed. – São Paulo: Saraiva. 1997.
BERNARDINO,
Eliane de Castro. Marketing de varejo / Eliane de Castro Bernardino, Mauro
Pacanowski, Nicolau Khoury, Ulisses Reis. – 3. Ed. – Rio de Janeiro: Editora
FGV, 2008.
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São Paulo. google, Consulta feita em: 24/06/2013 – 15h44.
http://altair1957.blogspot.com.br/2014/06/o-administrador-de-empresas-formacao-e.html?view=sidebarAcesso
em 23 Agosto 2015 às 12h50.
http://altair1957.blogspot.com.br/2015/05/gestao-de-vendas-05-estrategias-de.html?view=sidebar
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acesso em 16 de Março de 2014 às 13h00
http://www.apparenza.com.br/informe/rh.pdf -
acesso em 16 de Março 2014 às 13h20
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces-0134.pdf -
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http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrat%C3%A9gias_de_marketing .
Acesso: 13 de Nov. 2013 às 11h06.
http://www.escoladegoverno.pr.gov.br/arquivos/File/Material_%20CONSAD/paineis_II_congresso_consad/painel_20/gestao_do_conhecimento_e_inovacao_para_a_melhoria_da_gestao_publica_o_programa_de_inovacao.pdf -
05 de Abril de 2015 às 12h20
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/14716 -
05 de Abril 2015 às 12h30
http://meirykamia.com/blog/2013/03/25/como-criar-atitudes-positivas-diariamente-no-trabalho-aumente-sua-produtividade/ 17-04-2015 às 21h20
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/inovacao-estar-um-passo-a-frente-faz-a-diferenca/70599/ 18-04-2015 às 18h05
http://altair1957.blogspot.com.br/2014/08/a-arte-da-venda-gerando-produtividade.html?view=sidebar 01-05-2015 às 18h00
http://altair1957.blogspot.com.br/2015/02/plano-de-acao.html?view=sidebar 01-05-2015 às 18h15
https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=sC0_Vry5K4qX8Qfht4zoBw#q=Vilfredo+pareto –
08-11-2015 às 10h00
https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=RXQ_VsOqKeWp8we7kaSwBA#q=guerry+estat%C3%ADstico+franc%C3%AAs –
08-11-2015 às 14h00
https://renatobs.wordpress.com/2010/05/26/exemplo-planilha-acompanhamento-de-vendas/
15-11-2015 às 15h00.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. - Princípios de marketing: tradução
Vera Whately – 7ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
MAC ADDEN, Daniel Oscar. Marketing direto para o varejo / Daniel Oscar
Mac Adden. – 1. Ed. – São Paulo: Saraiva e Editora SENAC São
Paulo, 1995.
PASSOS,
Carlos Roberto Martins, 1951 – Princípios de economia / Carlos Roberto Martins
Passos, Otto Nogami. – São Paulo: Pioneira, 1998.
RODRIGUES, Valter.
Marketing no Varejo. 10ª Edição. São Paulo: Globo, 1997.
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