sábado, 13 de julho de 2019

#GESTÃO de Negócios, Plano de Curso



                 PLANO de ENSINO
                 CURSO: GESTÃO de NEGÓCIOS
                 Disciplina: TA – Teoria de Administração



1.    IDENTIFICAÇÃO
          NOME: Altair Flávio Pereira
          TITULAÇÃO: Pós-graduação – Latu Sensu
          SEMESTRE – MÓDULO
          PERÍODO: Diurno ou noturno e EAD
          CARGA HORÁRIA: Semanal (02 horas) e Semestral (40 horas)
          CURSO: GESTÃO de NEGÓCIOS
          DISCIPLINA: TA – Teoria de Administração

2.    PROCESSO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E CONTINUA.
          Ementa: A competição existente nos dias atuais exige atualização e desenvolvimento Educacional continuado para acompanhar o contexto social, político e econômico, a disciplina TA – Teoria de Administração através dos seus conceitos e competências colaboram no sentido de levar os gestores a ampliar suas habilidades e competências para analisar, criticar e determinar as diversas situações nas organizações para atender as necessidades de planejamento e controle, bem como utilizar ferramentas e estratégias como diferencial, sempre em busca de melhoria de qualidade dos processos que garantam a solidez da organização e com isso aperfeiçoar relacionamento positivo com clientes internos e externos para investir no aumento de condições teóricas e práticas que leve as organizações ao cumprimento de seus objetivos com menor grau de dificuldades possível.
3.    OBJETIVOS:
3.1. Objetivo Geral:
           Estimular desenvolvimento de habilidades e competências em pessoas através de Estudos de Teorias de Administração com suas implicações no ambiente organizacional e, com isso contribuir com mercado para formação de mais especialistas em gestão.
          3.2 Objetivos Específicos:
          No término do semestre, o aluno deverá se encontrar apto para avaliar a importância da GESTÃO de NEGÓCIOS com eficiência para gerar eficácia. Essa avaliação se tornará possível através da construção de conhecimentos adquirido no curso.
          A disciplina TA – Teoria de Administração disponibilizará conteúdos que possibilitará ao aluno compreender e verificar necessidades de atualização de conhecimentos de teorias de administração para aumentar a eficiência nos processos administrativos, a desenvolver visão de futuro acompanhando inovações para manter a organização sempre atualizada e, acompanhando as tendências globais, a trabalhar para implementar ações que gere condições de atualização tecnológica e científica e, com isso levar a organização ao crescimento e desenvolvimento sustentável.
4.    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
          O conteúdo programático será basicamente relacionado a GESTÃO de NEGÓCIOS, com isso pretendo enriquecer a matéria e oferecer aos alunos possibilidades de ampliar seus horizontes na construção dos seus conhecimentos.
          4.1 Administração:
          Conceito para as Empresas.
          Sua importância e seus objetivos.
          Processo: Empreendedorismo com estímulo ao desenvolvimento da visão holística e, tomadas de decisões. Planejamento, organização, direção, controle.
          Estratégias e seleção de recursos.
          Atividades dos responsáveis pelo processo de gestão.
         Características da comunicação do gestor.
         O papel e o propósito da boa gestão na economia e na sociedade.
          Ética e responsabilidade social.

5.    MÉTODOS – TÉCNICAS – RECURSOS
          Aulas expositivas com auxílio de lousa, retroprojetor, projetor multimídia e outros (70%).
          Atividade extraclasse: Trabalhos em grupo e individual (resenhas e ensaios) com material coletado nos livros, revistas, jornais, Internet e literatura acadêmica.
          Estudos de casos e artigos diversos, debate oral em sala de aula e fórum eletrônico (30%).
6.    AVALIAÇÃO
          A avaliação é assunto tratado no plano de ensino para dar conhecimento aos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem sobre critérios utilizados pelo professor com a anuência da instituição, dando conhecimento aos alunos de forma clara sobre o que será avaliado. A avaliação deve ser continua e diversificada. A avaliação é constituída por AI1 e AI2. AI1 = avaliação interdisciplinar, com peso 1 - Compreende as práticas acadêmicas, como semanas, eventos, participação nas aulas e questões interdisciplinares.
          AI2 = avaliação interdisciplinar com peso 2.- Implica os conceitos necessários à construção da práxis acadêmica e profissional, com foco na disciplina em questão. Portanto: [AI 1 + (AI 2)2 / 3] = ou > 7,0 para aprovação.
          A avaliação é o momento da apuração, de verificar o andamento do processo ensino-aprendizagem, é nesse momento devemos corrigir rumos caso os objetivos traçados referentes a conteúdos e construção de conhecimento, estejam abaixo do que foi planejado. No caso de estar tudo andando de acordo com o planejamento então, é manter o percurso pedagógico e, procurar incrementar ainda mais.
          CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
          Aula Conteúdo programático Estratégia
          1. Apresentação da disciplina - Aula expositiva
          2. Introdução a Gestão de Negócios - Aula expositiva
          3. Estratégias e princípios da administração - Aula expositiva
          4. Principais funções do administrador - Aula expositiva
          5. 04 estratégias base de Gestão - Dinâmica de grupo.
          6. Composição de recursos organizacionais - Aula expositiva
          7. Planejamento - Aula expositiva
          8. Estudo de Caso
          9. Discussão de Caso - Debate em sala de aula
         10. Organização - Aula expositiva
         11. Divisão do trabalho dentro das empresas - Aula expositiva
         12. Verificação do aprendizado - elaboração do posicionamento do aluno
         13. Autoridade e responsabilidade dentro da empresa - Aula expositiva
         14. Tipos de organização – Aula expositiva
         15. Direção - Aula expositiva
         16. Controle - Aula expositiva
         17. Ações necessárias e fundamentais dentro das empresas – Aula expositiva
         18. Empreendedorismo - Aula expositiva
         19. Texto para leitura e discussão - Resenhas crítica
         20. Recursos humanos - Aula expositiva
         21. Texto para discussão - Debates em sala de aula
         22. Gestão de pessoas - Aula expositiva
         23. Provisão e aplicação de pessoas - Aula expositiva
         24. Estudo de caso - Exercício em sala de aula Estudo de caso
         25. Discussão de Caso - Debate em sala de aula e exercício
        26. Recompensa de pessoas - Aula expositiva
        27. Teoria da iniquidade - Aula expositiva
        28. Manutenção de recursos humanos - Aula expositiva
        29. Compensação e produtividade - Aula expositiva
        30. Avaliação e manutenção de pessoas - Dinâmica de grupo.
        31. Desenvolvimento de Recursos humanos - Aula expositiva
        32. Decisões - Aula expositiva
        33. Atividade de verificação aprendizagem - dinâmica de grupo
         34. Plano de ação - Aula expositiva
         35. Texto para análise - Debates em sala de aula
         36. Qualidade - Aula expositiva
         37. Gestão de vendas - Aula expositiva
         38. Prova final
         39. Devolução da prova e comentários - Atendimento ao aluno
         40. Encerramento Atendimento ao aluno

          BIBLIOGRAFIA:
          Bibliografia Básica:
CHIAVENATO, Idalberto. 1936 – Introdução a teoria geral da administração. – 4. Ed. – São Paulo: Makron Books, 1993.
CHIAVENATO, Idalberto. 1936 – Recursos humanos / Idalberto Chiavenato. – Ed. Compacta. 5ª ed. – São Paulo: Atlas, 1998.
DRUCKER, Peter – (1909 – 2005), A Nova Era da Administração – tradução de F.R. Nikelsen Pellegrini. 3ª Edição. São Paulo, Pioneira. 1992.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: Análise, planejamento, implementação e controle / Philip Kotler; tradução Ailton Bomfim Brandão – 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Varejo. 2. Ed. - São Paulo: Ed. Atlas, 2000.
MAIN, Jeremy, 1929 – Guerras pela qualidade: os sucessos e fracassos da revolução da qualidade / Jeremy Main: tradução Outras Palavras Consultoria Linguísticas. – Rio de Janeiro: Campus, 1994.
ROCHA, Ângela da; CHRISTENSEN, Carl – Marketing: teoria e prática no Brasil. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.
WELCH, Jack (John Francis), 1935 – Jack: definitivo: Segredos do executivo do século / Jack Welch, John A. Byrne; tradução Afonso Celso da Cunha Serra. – Rio de Janeiro: Campus, 2001.
WESTWOOD, John. O Plano de Marketing. Tradução José Carlos Barbosa dos Santos; Revisão Dilson Gabriel dos Santos. São Paulo: Makron Books, 1991.
PARENTE, Juraci. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia – 1. Ed – 11. Reimp. São Paulo:  Atlas, 2011.
         Bibliografia Complementar:
AMORA, Antonio Soares, 1917 – Minidicionário Soares Amora da língua portuguesa / Antonio Soares Amora – 1ª ed. – São Paulo: Saraiva. 1997.
BERNARDINO, Eliane de Castro. Marketing de varejo / Eliane de Castro Bernardino, Mauro Pacanowski, Nicolau Khoury, Ulisses Reis. – 3. Ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia/comercio-e-servicos . São Paulo. google, Consulta feita em: 24/06/2013 – 15h44.
http://www.unicap.br/marina/profadm.html - acesso em 16 de Março de 2014 ás 12h20.
http://pt.wiktionary.org/wiki/incongru%C3%AAncia – acesso em 16 de Março às 12h40
http://www.apparenza.com.br/informe/rh.pdf - acesso em 16 de Março 2014 às 13h20
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces-0134.pdf - acesso em 15 de Março de 2014 às 05h00
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. - Princípios de marketing: tradução Vera Whately – 7ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
MAC ADDEN, Daniel Oscar. Marketing direto para o varejo / Daniel Oscar Mac Adden. – 1. Ed. – São Paulo: Saraiva e Editora SENAC São Paulo, 1995.
PASSOS, Carlos Roberto Martins, 1951 – Princípios de economia / Carlos Roberto Martins Passos, Otto Nogami. – São Paulo: Pioneira, 1998.
RODRIGUES, Valter. Marketing no Varejo. 10ª Edição. São Paulo: Globo, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário