sábado, 13 de julho de 2019

#MARKETING, Plano de Curso



                 PLANO de ENSINO
                 CURSO: MERCADOLOGIA
                 Disciplina: TM – Teoria de Mercadologia


1.    IDENTIFICAÇÃO

          NOME: Altair Flávio Pereira
          TITULAÇÃO: Pós-graduação – Latu Sensu
          SEMESTRE – MÓDULO
          PERÍODO: Diurno ou noturno e EAD
          CARGA HORÁRIA: Semanal (02 horas) e Semestral (40 horas)
          CURSO: MERCADOLOGIA
          DISCIPLINA: TM – Teoria de Mercadologia

2.    PROCESSO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E CONTINUA.
          Ementa: A competição existente nos dias atuais exige atualização e desenvolvimento Educacional continuado, para acompanhar o contexto social, político e econômico, a disciplina TM – Teoria de Mercadologia através dos seus conceitos e competências colaboram para análise de situação das organizações para atender as necessidades do mercado, bem como utilizar ferramentas e estratégias como diferencial, sempre em busca de melhoria de qualidade na prestação de serviços e com isso aperfeiçoar relacionamento positivo com clientes para investir no aumento de produtividade nas organizações.
3.    OBJETIVOS:
3.1 Objetivo Geral:
           Estimular desenvolvimento de habilidades e competências para a gestão de Estudos de Mercados com suas implicações no ambiente organizacional.
          3.2 Objetivos Específicos:
          No término do semestre, o aluno deverá se encontrar apto para avaliar a importância da MERCADOLOGIA. Essa avaliação se tornará possível através da construção de conhecimentos adquirido no curso.
          A disciplina TM – Teoria de Mercadologia disponibilizará conteúdos que possibilitará ao aluno compreender e verificar necessidades e desejos dos consumidores e, tendências de mercado, verificar valores agregados a produtos e serviços, a trabalhar para fidelizar clientes e implementar ações de divulgação de marcas, com isso levar a organização ao crescimento e desenvolvimento sustentável.
4.    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
          O conteúdo programático será basicamente relacionado ao MARKETING, com isso pretendo enriquecer a matéria e oferecer aos alunos possibilidades de ampliar seus horizontes na construção dos seus conhecimentos.
          4.1 Marketing:
          Conceito para as Empresas.
          Sua importância e seus objetivos.
          Processo: pesquisa, segmentação, seleção e posicionamento de mercado. Análise de oportunidades de mercados: Identificação de segmentos de mercados e seleção de mercado alvo com seus nichos.
          Estratégias e seleção de mercado.
          Atividades dos responsáveis pelo processo de Marketing.
         Características da comunicação persuasiva do Marketing.
         O papel e o propósito do marketing na economia e na sociedade.
          Ética e responsabilidade social.

5.    MÉTODOS – TÉCNICAS – RECURSOS
          Aulas expositivas com auxílio de lousa, retroprojetor, projetor multimídia e outros (70%).
          Atividade extraclasse: Trabalhos em grupo e individual (resenhas e ensaios) com material coletado nos livros, revistas, jornais, Internet e literatura acadêmica.
          Estudos de casos e artigos diversos, debate oral em sala de aula e fórum eletrônico (30%).
6.    AVALIAÇÃO
          A avaliação é assunto tratado no plano de ensino para dar conhecimento aos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem sobre critérios utilizados pelo professor com a anuência da instituição, dando conhecimento aos alunos de forma clara sobre o que será avaliado. A avaliação deve ser continua e diversificada. A avaliação é constituída por AI1 e AI2. AI1 = avaliação interdisciplinar, com peso 1 - Compreende as práticas acadêmicas, como semanas, eventos, participação nas aulas e questões interdisciplinares.
          AI2 = avaliação interdisciplinar com peso 2.- Implica os conceitos necessários à construção da práxis acadêmica e profissional, com foco na disciplina em questão. Portanto: [AI 1 + (AI 2)2 / 3] = ou > 7,0 para aprovação.
          A avaliação é o momento da apuração, de verificar o andamento do processo ensino-aprendizagem, é nesse momento devemos corrigir rumos caso os objetivos traçados referentes a conteúdos e construção de conhecimento, estejam abaixo do que foi planejado. No caso de estar tudo andando de acordo com o planejamento então, é manter o percurso pedagógico e, procurar incrementar ainda mais.
          CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
          Aula Conteúdo programático Estratégia
          1. Apresentação da disciplina -  Aula expositiva
          2. Introdução ao Marketing - Aula expositiva
          3. O varejo e suas mudanças radicais  - Aula expositiva
          4. Canais de distribuição - Aula expositiva
          5. Composto de MARKETING - Dinâmica de grupo.
          6. A Administração Varejista - Aula expositiva
          7. Localização - Aula expositiva
          8. Estudo de Caso
          9. Discussão de Caso - Debate em sala de aula
         10. Comportamento do consumidor - Aula expositiva
         11. Alimentos de conveniência - Aula expositiva
         12. Verificação do aprendizado - elaboração do posicionamento Laboratório de informática
         13. Hipermercados - Aula expositiva
         14. Erros na seleção da localização – Aula expositiva
         15. Ciclo de compras - Aula expositiva
         16. Formação de Preços - Aula expositiva
         17. Imagem da loja - Exercícios - Serviços na Web Seminários
         18. Promoção - Aula expositiva
         19. Texto para leitura e discussão - Resenhas crítica
         20. Propaganda - Aula expositiva
         21. Texto para discussão - Debates em sala de aula
         22. Serviços e distribuição - Aula expositiva
         23. Venda pessoal - Aula expositiva
         24. Estudo de caso - Exercício em sala de aula Estudo de caso
         25. Discussão de Caso - Exercício para entregar Debates em sala de aula
        26. Marketing direto - Aula expositiva
        27. O futuro do varejo - Aula expositiva
        28. Planejamento de Marketing - Aula expositiva
        29. Estratégias de MARKETING - Aula expositiva
        30. Mídias - Dinâmica de grupo.
        31. Segmentação de mercado - Aula expositiva
        32. Plano de MARKETING - Aula expositiva
        33. Atividade de verificação do assunto - Gerenciamento dinâmica de grupo
         34. Plano de ação - Aula expositiva
         35. Texto para análise - Debates em sala de aula
         36. Qualidade - Aula expositiva
         37. Gestão de vendas - Aula expositiva
         38. Prova final
         39. Devolução da prova e comentários - Atendimento ao aluno
         40. Encerramento Atendimento ao aluno

          BIBLIOGRAFIA:
          Bibliografia Básica:
CHIAVENATO, Idalberto. 1936 – Introdução a teoria geral da administração. – 4. Ed. – São Paulo: Makron Books, 1993.
CHIAVENATO, Idalberto. 1936 – Recursos humanos / Idalberto Chiavenato. – Ed. Compacta. 5ª ed. – São Paulo: Atlas, 1998.
DRUCKER, Peter – (1909 – 2005), A Nova Era da Administração – tradução de F.R. Nikelsen Pellegrini. 3ª Edição. São Paulo, Pioneira. 1992.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: Análise, planejamento, implementação e controle / Philip Kotler; tradução Ailton Bomfim Brandão – 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Varejo. 2. Ed. - São Paulo: Ed. Atlas, 2000.
MAIN, Jeremy, 1929 – Guerras pela qualidade: os sucessos e fracassos da revolução da qualidade / Jeremy Main: tradução Outras Palavras Consultoria Linguísticas. – Rio de Janeiro: Campus, 1994.
ROCHA, Ângela da; CHRISTENSEN, Carl – Marketing: teoria e prática no Brasil. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.
WELCH, Jack (John Francis), 1935 – Jack: definitivo: Segredos do executivo do século / Jack Welch, John A. Byrne; tradução Afonso Celso da Cunha Serra. – Rio de Janeiro: Campus, 2001.
WESTWOOD, John. O Plano de Marketing. Tradução José Carlos Barbosa dos Santos; Revisão Dilson Gabriel dos Santos. São Paulo: Makron Books, 1991.
PARENTE, Juraci. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia – 1. Ed – 11. Reimp. São Paulo:  Atlas, 2011.

         Bibliografia Complementar:
AMORA, Antonio Soares, 1917 – Minidicionário Soares Amora da língua portuguesa / Antonio Soares Amora – 1ª ed. – São Paulo: Saraiva. 1997.
BERNARDINO, Eliane de Castro. Marketing de varejo / Eliane de Castro Bernardino, Mauro Pacanowski, Nicolau Khoury, Ulisses Reis. – 3. Ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia/comercio-e-servicos . São Paulo. google, Consulta feita em: 24/06/2013 – 15h44.
http://www.unicap.br/marina/profadm.html - acesso em 16 de Março de 2014 ás 12h20.
http://pt.wiktionary.org/wiki/incongru%C3%AAncia – acesso em 16 de Março às 12h40
http://www.apparenza.com.br/informe/rh.pdf - acesso em 16 de Março 2014 às 13h20
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces-0134.pdf - acesso em 15 de Março de 2014 às 05h00
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. - Princípios de marketing: tradução Vera Whately – 7ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
MAC ADDEN, Daniel Oscar. Marketing direto para o varejo / Daniel Oscar Mac Adden. – 1. Ed. – São Paulo: Saraiva e Editora SENAC São Paulo, 1995.
PASSOS, Carlos Roberto Martins, 1951 – Princípios de economia / Carlos Roberto Martins Passos, Otto Nogami. – São Paulo: Pioneira, 1998.
RODRIGUES, Valter. Marketing no Varejo. 10ª Edição. São Paulo: Globo, 1997.



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