PLANO
de ENSINO
CURSO: MERCADOLOGIA
Disciplina: TM – Teoria de Mercadologia
1. IDENTIFICAÇÃO
NOME: Altair Flávio Pereira
TITULAÇÃO: Pós-graduação – Latu Sensu
SEMESTRE – MÓDULO
PERÍODO: Diurno ou noturno e EAD
CARGA HORÁRIA: Semanal (02 horas) e
Semestral (40 horas)
CURSO: MERCADOLOGIA
DISCIPLINA: TM – Teoria de Mercadologia
2. PROCESSO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E
CONTINUA.
Ementa: A competição existente nos
dias atuais exige atualização e desenvolvimento Educacional continuado, para
acompanhar o contexto social, político e econômico, a disciplina TM – Teoria de
Mercadologia através dos seus conceitos e competências colaboram para análise
de situação das organizações para atender as necessidades do mercado, bem como
utilizar ferramentas e estratégias como diferencial, sempre em busca de
melhoria de qualidade na prestação de serviços e com isso aperfeiçoar
relacionamento positivo com clientes para investir no aumento de produtividade
nas organizações.
3. OBJETIVOS:
3.1 Objetivo Geral:
Estimular desenvolvimento de habilidades
e competências para a gestão de Estudos de Mercados com suas implicações no
ambiente organizacional.
3.2 Objetivos Específicos:
No término do semestre, o aluno
deverá se encontrar apto para avaliar a importância da MERCADOLOGIA. Essa
avaliação se tornará possível através da construção de conhecimentos adquirido
no curso.
A disciplina TM – Teoria de
Mercadologia disponibilizará conteúdos que possibilitará ao aluno compreender e
verificar necessidades e desejos dos consumidores e, tendências de mercado,
verificar valores agregados a produtos e serviços, a trabalhar para fidelizar
clientes e implementar ações de divulgação de marcas, com isso levar a
organização ao crescimento e desenvolvimento sustentável.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O conteúdo programático será
basicamente relacionado ao MARKETING, com isso pretendo enriquecer a matéria e
oferecer aos alunos possibilidades de ampliar seus horizontes na construção dos
seus conhecimentos.
4.1 Marketing:
Conceito para as Empresas.
Sua importância e seus objetivos.
Processo: pesquisa, segmentação,
seleção e posicionamento de mercado. Análise de oportunidades de mercados:
Identificação de segmentos de mercados e seleção de mercado alvo com seus
nichos.
Estratégias e seleção de mercado.
Atividades dos responsáveis pelo
processo de Marketing.
Características da comunicação
persuasiva do Marketing.
O papel e o propósito do marketing na
economia e na sociedade.
Ética e responsabilidade social.
5.
MÉTODOS
– TÉCNICAS – RECURSOS
Aulas expositivas com auxílio de
lousa, retroprojetor, projetor multimídia e outros (70%).
Atividade extraclasse: Trabalhos em grupo
e individual (resenhas e ensaios) com material coletado nos livros, revistas,
jornais, Internet e literatura acadêmica.
Estudos de casos e artigos diversos,
debate oral em sala de aula e fórum eletrônico (30%).
6. AVALIAÇÃO
A avaliação é assunto tratado no
plano de ensino para dar conhecimento aos envolvidos no processo de ensino e
aprendizagem sobre critérios utilizados pelo professor com a anuência da
instituição, dando conhecimento aos alunos de forma clara sobre o que será
avaliado. A avaliação deve ser continua e diversificada. A avaliação é
constituída por AI1 e AI2. AI1 = avaliação interdisciplinar, com peso 1 -
Compreende as práticas acadêmicas, como semanas, eventos, participação nas
aulas e questões interdisciplinares.
AI2 = avaliação interdisciplinar com
peso 2.- Implica os conceitos necessários à construção da práxis acadêmica e
profissional, com foco na disciplina em questão. Portanto: [AI 1 + (AI 2)2 / 3]
= ou > 7,0 para aprovação.
A avaliação é o momento da apuração,
de verificar o andamento do processo ensino-aprendizagem, é nesse momento
devemos corrigir rumos caso os objetivos traçados referentes a conteúdos e
construção de conhecimento, estejam abaixo do que foi planejado. No caso de
estar tudo andando de acordo com o planejamento então, é manter o percurso
pedagógico e, procurar incrementar ainda mais.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
Aula Conteúdo programático Estratégia
1. Apresentação da disciplina - Aula expositiva
2. Introdução ao Marketing - Aula
expositiva
3. O varejo e suas mudanças radicais
- Aula expositiva
4. Canais de distribuição - Aula expositiva
5. Composto de MARKETING - Dinâmica
de grupo.
6. A Administração Varejista - Aula expositiva
7. Localização - Aula expositiva
8. Estudo de Caso
9. Discussão de Caso - Debate em sala de aula
10. Comportamento do consumidor - Aula
expositiva
11. Alimentos de conveniência - Aula
expositiva
12.
Verificação do aprendizado - elaboração do posicionamento Laboratório de
informática
13. Hipermercados - Aula expositiva
14.
Erros na seleção da localização – Aula expositiva
15. Ciclo de compras - Aula expositiva
16. Formação de Preços - Aula expositiva
17. Imagem da loja - Exercícios -
Serviços na Web Seminários
18. Promoção - Aula expositiva
19.
Texto para leitura e discussão - Resenhas crítica
20. Propaganda - Aula expositiva
21. Texto para discussão - Debates em
sala de aula
22. Serviços e distribuição - Aula
expositiva
23. Venda pessoal - Aula expositiva
24.
Estudo de caso - Exercício em sala de aula Estudo de caso
25. Discussão de Caso - Exercício para
entregar Debates em sala de aula
26. Marketing direto - Aula expositiva
27. O futuro do varejo - Aula
expositiva
28. Planejamento de Marketing - Aula expositiva
29.
Estratégias de MARKETING - Aula expositiva
30. Mídias - Dinâmica de grupo.
31. Segmentação de mercado - Aula
expositiva
32. Plano de MARKETING - Aula
expositiva
33.
Atividade de verificação do assunto - Gerenciamento dinâmica de grupo
34.
Plano de ação - Aula expositiva
35.
Texto para análise - Debates em sala de aula
36. Qualidade - Aula expositiva
37. Gestão de vendas - Aula expositiva
38.
Prova final
39. Devolução da prova e comentários -
Atendimento ao aluno
40.
Encerramento Atendimento ao aluno
BIBLIOGRAFIA:
Bibliografia
Básica:
CHIAVENATO,
Idalberto. 1936 – Introdução a teoria geral da administração. – 4. Ed. – São
Paulo: Makron Books, 1993.
CHIAVENATO,
Idalberto. 1936 – Recursos humanos / Idalberto Chiavenato. – Ed. Compacta. 5ª
ed. – São Paulo: Atlas, 1998.
DRUCKER,
Peter – (1909 – 2005), A Nova Era da Administração – tradução de F.R. Nikelsen
Pellegrini. 3ª Edição. São Paulo, Pioneira. 1992.
KOTLER,
Philip. Administração de marketing: Análise, planejamento, implementação e
controle / Philip Kotler; tradução Ailton Bomfim Brandão – 5ª ed. São Paulo:
Atlas, 1998.
LAS CASAS, Alexandre
Luzzi. Marketing de Varejo. 2. Ed. - São Paulo: Ed. Atlas, 2000.
MAIN,
Jeremy, 1929 – Guerras pela qualidade: os sucessos e fracassos da revolução da
qualidade / Jeremy Main: tradução Outras Palavras Consultoria Linguísticas. –
Rio de Janeiro: Campus, 1994.
ROCHA, Ângela da; CHRISTENSEN, Carl – Marketing:
teoria e prática no Brasil. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.
WELCH,
Jack (John Francis), 1935 – Jack: definitivo: Segredos do executivo do século /
Jack Welch, John A. Byrne; tradução Afonso Celso da Cunha Serra. – Rio de
Janeiro: Campus, 2001.
WESTWOOD, John. O Plano de Marketing. Tradução
José Carlos Barbosa dos Santos; Revisão Dilson Gabriel dos Santos. São Paulo:
Makron Books, 1991.
PARENTE, Juraci. Varejo no Brasil: Gestão e
Estratégia – 1. Ed – 11. Reimp. São Paulo:
Atlas, 2011.
Bibliografia
Complementar:
AMORA,
Antonio Soares, 1917 – Minidicionário Soares Amora da língua portuguesa /
Antonio Soares Amora – 1ª ed. – São Paulo: Saraiva. 1997.
BERNARDINO,
Eliane de Castro. Marketing de varejo / Eliane de Castro Bernardino, Mauro
Pacanowski, Nicolau Khoury, Ulisses Reis. – 3. Ed. – Rio de Janeiro: Editora
FGV, 2008.
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São Paulo. google, Consulta feita em: 24/06/2013 – 15h44.
http://altair1957.blogspot.com.br/2014/06/o-administrador-de-empresas-formacao-e.html?view=sidebarAcesso
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http://www.apparenza.com.br/informe/rh.pdf -
acesso em 16 de Março 2014 às 13h20
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces-0134.pdf -
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http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrat%C3%A9gias_de_marketing .
Acesso: 13 de Nov. 2013 às 11h06.
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05 de Abril de 2015 às 12h20
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/14716 -
05 de Abril 2015 às 12h30
http://meirykamia.com/blog/2013/03/25/como-criar-atitudes-positivas-diariamente-no-trabalho-aumente-sua-produtividade/ 17-04-2015 às 21h20
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/inovacao-estar-um-passo-a-frente-faz-a-diferenca/70599/ 18-04-2015 às 18h05
http://altair1957.blogspot.com.br/2014/08/a-arte-da-venda-gerando-produtividade.html?view=sidebar 01-05-2015 às 18h00
http://altair1957.blogspot.com.br/2015/02/plano-de-acao.html?view=sidebar 01-05-2015 às 18h15
https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=sC0_Vry5K4qX8Qfht4zoBw#q=Vilfredo+pareto –
08-11-2015 às 10h00
https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=RXQ_VsOqKeWp8we7kaSwBA#q=guerry+estat%C3%ADstico+franc%C3%AAs –
08-11-2015 às 14h00
https://renatobs.wordpress.com/2010/05/26/exemplo-planilha-acompanhamento-de-vendas/
15-11-2015 às 15h00.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. - Princípios de marketing: tradução
Vera Whately – 7ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
MAC ADDEN, Daniel Oscar.
Marketing direto para o varejo / Daniel Oscar Mac Adden. – 1. Ed. – São Paulo:
Saraiva e Editora SENAC São Paulo, 1995.
PASSOS,
Carlos Roberto Martins, 1951 – Princípios de economia / Carlos Roberto Martins
Passos, Otto Nogami. – São Paulo: Pioneira, 1998.
RODRIGUES,
Valter. Marketing no Varejo. 10ª Edição. São Paulo: Globo, 1997.
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